Ao lado da mãe, filho do pescador desaparecido em lancha com grupo pede ajuda para ir ao Rio de Janeiro

Os familiares do pescador Wilson Martins dos Santos, que desapareceu em uma lancha com mais quatro amigos quando viajava do Rio de Janeiro a Fortaleza, foram chamados pela Marinha para reconhecer se um dos dois corpos localizados na área de buscas, nesta quinta-feira (4), é do cearense.
O grupo começou a viagem no dia 26, quando partiu do Iate Clube Guanabara. No mesmo dia, a embarcação teve uma falha no motor e nas bombas, segundo a mulher de um dos navegantes, Vitória Magalhães. Então, eles pararam na Urca, ainda no Rio de Janeiro, para fazer os reparos, e partiram do local dois dias depois, em 28 de janeiro.
Continua a busca por homens que desapareceram no mar
Continua a busca por homens que desapareceram no mar

De acordo com Renato Marcolino, 35 anos, filho mais velho de Wilson, a Marinha informou que os corpos serão entregues à Polícia Federal nesta sexta-feira (5). Renato foi escolhido pela família para ir ao Rio para o reconhecimento.

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Renato pede ajuda para arcar com os custos das passagens e estada. Caso o pescador seja uma das vítimas, a ajuda também será usada para pagar o translado do corpo do cearense, segundo o filho. Nas imagens, ele aparece ao lado da mãe e mulher de Wilson.

Renato pretende viajar no sábado (6) para acompanhar o reconhecimento dos corpos e as buscas pelo pai. “As esposas de dois dos que estavam na lancha já estão no Rio, mas independente disso, vou ter que ir, pois, ninguém sabe o estado desses corpos e pode precisar fazer algum exame para comprovar se é ou não ele”, afirma.

Corpos localizados

Wilson Martins dos Santos (no centro) é pescador há 40 anos. — Foto: Arquivo pessoal

Wilson Martins dos Santos (no centro) é pescador há 40 anos. — Foto: Arquivo pessoal

A Marinha informou, na noite desta quinta-feira (4), que dois corpos foram encontrados na costa de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio. Os corpos foram localizados por aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) e recolhidos pelo Navio-Patrulha (NPa) “Macaé” da Marinha.

De acordo com a Marinha, os corpos estavam na costa de Cabo Frio, na Região dos Lagos, em uma área próxima ao freezer recolhido nesta terça-feira (3), que apresenta características semelhantes ao que se encontrava a bordo da lancha “O Maestro”.

Pescador desaparecido com amigos em lancha enviou vídeos da viagem para a filha

Pescador desaparecido com amigos em lancha enviou vídeos da viagem para a filha

Freezer encontrado

Marinha encontra material similar ao que está na lancha desaparecida com cinco amigos.  — Foto: Divulgação/Marinha do Brasil

Marinha encontra material similar ao que está na lancha desaparecida com cinco amigos. — Foto: Divulgação/Marinha do Brasil

Um freezer que apresenta características semelhantes ao que se encontrava a bordo da embarcação foi encontrado nas buscas na quarta-feira (3).

Familiares afirmaram ter recebido informações da Marinha de que o Navio Patrulha Macaé encontrou “um freezer horizontal de médio porte, com diversos alimentos em bom estado e dentro da validade, indicando serem recentes”, na região em que a tripulação teria feito a última comunicação.

VÍDEO: O que se sabe sobre o desaparecimento de 5 amigos no mar entre RJ e CE

De acordo com o órgão, o navio e as aeronaves que realizam a procura percorrem mais de 44.000 km².

Veja o que se sabe até agora sobre o desaparecimento do grupo:

No último contato, um dos tripulantes mandou a localização da embarcação. — Foto: Arquivo pessoal

No último contato, um dos tripulantes mandou a localização da embarcação. — Foto: Arquivo pessoal

Quem são as cinco pessoas que estavam na lancha?

Ricardo Kirst é o comprador da lancha, que reuniu os outros quatro para acompanhá-lo no trajeto a Fortaleza. Domingos Sávio é empresário e amigo de Ricardo. Guilherme Ambrósio ocupa a função de comandante. Cláudio de Souza é o mecânico da lancha. Wilson Martins é o pescador.

De onde eles partiram?

Ricardo Kirst comprou uma lancha no Rio de Janeiro e chamou os quatro amigos para realizar o trajeto até Fortaleza. Os cinco partiram do Iate Clube Guanabara, no Rio de Janeiro, no dia 26 de janeiro.

Em qual dia a embarcação apresentou problemas?

Um dos motores da embarcação apresentou problemas no dia 26, mesmo dia que partiram do Iate Clube Guanabara, e eles pararam na Urca, também no Rio de Janeiro, para fazer os reparos. Dois dias depois, no dia 28, eles conseguiram resolver o problema e partiram.

Qual a localização do último contato feito pelo grupo e que dia foi?

Grupo fez pedido de socorro à Marinha no sábado (30), às 23h23, nas proximidades do Farol de São Tomé, ainda no Rio de Janeiro.

Qual era a previsão de chegada a Fortaleza?

A viagem demoraria entre 15 e 20 dias. Levando em consideração que eles tentaram deixar o Rio de Janeiro no dia 26, o grupo chegaria a Fortaleza entre 10 e 15 de fevereiro. Se for considerar apenas o dia 28 (depois que eles consertaram a lancha), seria entre 12 e 17 de fevereiro.

Qual o local onde as buscas da Marinha estão concentradas?

No litoral norte do Rio de Janeiro, nas proximidades do Farol de São Tomé, local onde eles fizeram o pedido de socorro à Marinha.

A Marinha já encontrou algum indício que indique a localização da lancha?

Dois corpos foram localizados nesta quinta-feira (5) à noite na costa de Cabo Frio, Região dos Lagos (RJ), por aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) e recolhidos pelo navio-patrulha Macaé. Na quarta-feira (3), a Marinha havia encontrado um freezer com características semelhantes ao que se encontrava a bordo da embarcação. O material estava em área próxima ao local

As famílias foram informadas sobre o andamento das buscas?

A família do pescador Wilson dos Santos foi chamada ao Rio de Janeiro reconhecer se um dos corpos é do cearense. Segundo Renatos Martins, filho de Wilson, As mulheres dos empresários Ricardo Kirst e do comandante Guilherme Ambrósio já estão no Rio há alguns dias para acompanhar as buscas.

Amigos desaparecem em viagem de lancha do Rio de Janeiro a Fortaleza. — Foto: Arte/G1

Amigos desaparecem em viagem de lancha do Rio de Janeiro a Fortaleza. — Foto: Arte/G1

 

 

 

Nordeste Notícia
Fonte: G1

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!