Pela primeira vez, todos os 184 municípios cearenses atingiram o nível desejável de alfabetização, em que 92,7% das crianças encontram-se alfabetizadas ao término do 2º ano do Ensino Fundamental. As informações são do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (Spaece) de 2019. O desempenho em matemática, no entanto, segue em nível considerado “crítico”.

Os dados foram apresentados na solenidade do Prêmio Escola Nota Dez, que aconteceu via transmissão online, por conta da pandemia, nesta terça-feira (11), data em que é comemorado o Dia do Estudante. A avaliação mostrou que 84,7% dos estudantes está dentro do desejável dos níveis de proficiência do Spaece Alfa, o valor era de 29,9% em 2007.

A avaliação também mostrou que estudantes de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental tiveram bom desempenho em Língua Portuguesa, no entanto, o nível em Matemática ainda é crítico.

De acordo com os resultados, 58% de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental obtiveram desempenho adequado em Língua Portuguesa, um crescimento de quatro pontos percentuais com relação a 2018. Em 2008, primeira vez que a avaliação foi realizada, o número era apenas 7%.

No caso do 9º ano, 24% dos estudantes da série apresentaram nível adequado, dado que também vem crescendo nos últimos anos. Em 2018, o número era 22%, enquanto que, em 2008, correspondia a somente 3%.

Nível crítico em Matemática

Apesar da tendência de crescimento também ser analisada na proficiência dos alunos em Matemática, o nível ainda é crítico. Menos da metade (44%) dos estudantes de 5º ano apresentaram nível adequado na disciplina, valor que chegou a 4% em 2008. De 2018 para 2019, houve um crescimento de três pontos percentuais.

Já no 9º ano, 15% obtiveram nível adequado, um crescimento de dois pontos percentuais em comparação à 2018. No primeiro ano da avaliação, o valor registrado chegou a 1%. O nível ainda é considerado crítico em 126 municípios do Ceará.

“É fruto de cooperação e parceria. Hoje, o Ceará é reconhecido internacionalmente pelos resultados que a educação vem alcançando. O desafio é maior, o nosso desejo é que esses níveis cheguem todos ao desejado nos próximos anos, declarou o governador Camilo Santana durante o evento.

A prova Spaece Alfa é uma avaliação anual que identifica e analisa o nível de proficiência dos alunos dos 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental das escolas da Rede Pública.

Mais de 360 escolas premiadas

Em meio à pandemia, educação pública enfrenta crise no Ceará e no Brasil — Foto: Divulgação

Em meio à pandemia, educação pública enfrenta crise no Ceará e no Brasil — Foto: Divulgação

Ao todo, 362 escolas públicas cearenses foram reconhecidas na solenidade pelos resultados obtidos na educação no ano de 2019. A 12ª edição premia as 150 escolas públicas com os melhores desempenhos de Alfabetização, 150 do 5º ano, além de 62 escolas de 9º ano.

O ranking das instituições é feito a partir dos resultados do Spaece, as mais bem avaliadas são premiadas com R$2 mil por cada aluno avaliado. Já que as ainda precisam melhorar os resultados, recebem R$1 mil.

“Precisamos ajudar nosso estado a prosperar e isso acontece a partir da educação, um dos pilares fundamentais. Nós unimos esforços pra que as ações cheguem da melhor maneira possível onde precisam chegar, mais ainda nesses tempos de pandemia. É importante a retomada dos esforços e a reinvenção pra garantir que as crianças continuem aprendendo”, pontou a vice-governadora Izolda Cela.

Nordeste Notícia
Fonte: SVM

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