O governador Camilo Santana anunciou na manhã desta quarta-feira (15) que as aulas presenciais e série de atividades foram excluídas da lista de segmentos que podem funcionar na próxima fase do plano de retomada, a etapa 4. Além das aulas, bares, cinemas, academias, shows e espetáculos não têm data prevista de volta.
A fase está prevista, até o momento, para começar em 20 de julho em Fortaleza, já que a cidade está atualmente na etapa 3. Camilo não informou se a fase 4 começa, de fato, na segunda, na capital.
Veja como estão as regiões no plano de retomada econômica:
- A capital cearense continua na etapa 3, e as barracas de praia podem funcionar;
- Demais cidades da macrorregião de Fortaleza seguem na Fase 2;
- Macrorregião do Sertão Central, Litoral Leste seguem na Fase 1;
- Região Norte para fase de transição;
- Cidades da região Cariri e Centro-Sul mais afetadas (Juazeiro, Crato, Barbalha, Brejo Santo e Iguatu) seguem em isolamento social rígido “por mais uma semana”.
Casos no Ceará
O Ceará ultrapassou a marca de 7 mil mortes por Covid-19, com 7.020 mortes registradas. O estado ainda contabiliza 140.956 casos confirmados da doença, conforme dados da plataforma IntegraSUS atualizados às 4h48 desta quarta-feira (15). O número de pessoas recuperadas da enfermidade é de 114.883.
O total de testes realizados no Ceará para detectar a infecção pelo Sars-Cov-2 é de 362.842. O número de casos em investigação, à espera do resultado dos exames, é de 72.423.
Ao todo, a capital contabiliza 38.337 casos. A capital tem oito semanas de redução de mortes e de casos. Desde segunda-feira (13), as barracas de praia e agências de turismo puderam reabrir na capital cearense. Jogos de futebol sem torcida também foram retomados.
As duas cidades da Região Metropolitana de Fortaleza que concentram os maiores índices do novo coronavírus são Caucaia e Maracanaú, com 4.597 e 4.504 casos, respectivamente. Caucaia é o segundo município no número de mortes, com 303 confirmações. Maracanaú já registrou 215 óbitos.
Depois da capital, em quantidade de casos, está Sobral, com 8.640 diagnósticos positivos e 261 mortes. Juazeiro do Norte, no Cariri, registra 4.337 casos confirmados e 159 mortes pelo novo coronavírus.
Os números apresentados pela Secretaria da Saúde são atualizados permanentemente e fazem referência à disponibilidade dos resultados dos testes para detectar a presença dos vírus, ou seja, não necessariamente correspondem à data da morte ou do início da apresentação dos sintomas pelo paciente.
O plano de retomada das atividades não essenciais tem um ciclo de transição em quatro fases. E cada uma dura 14 dias. Os municípios do Ceará estão em diferentes estágios em relação ao plano conforme a gravidade do cenário da doença, sendo a capital a cidade com maior nível de reabertura.
Nordeste Notícia
Fonte: SVM