O Governo do Ceará prevê que até o fim de julho 100% das atividades econômicas estejam liberadas para o retorno no Estado. Segundo Flávio Ataliba, secretário Executivo de Orçamento e Planejamento da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), a liberação, no entanto, não significa um afrouxamento dos protocolos sanitários.
“Os protocolos precisam ser observados e temos que ter um comportamento responsável da população”, acrescenta. Ao todo, são 16 protocolos sanitários, sendo 1 geral e os demais setoriais.
A partir desta segunda-feira (22), Fortaleza entra na fase 2 do Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais. “Já avançamos muito, e talvez estejamos (com a fase 2) com 85% da atividade econômica liberada.
De acordo com Ataliba, a novidade da fase 2 é a volta de restaurantes, atividades religiosas e esportes ao ar livre. “O Governo do Estado está estabelecendo um conjunto de protocolos para que a atividade econômica possa voltar ampliando o número de empregos”, reforça.
A partir da fase 2, estão liberados 100% da indústria química e correlatos, artigos de couros e calçados, cadeia metalmecânica e afins, saneamento e reciclagem, cadeia energia elétrica e a construção civil.
Os serviços de alimentação fora do lar, comunicação, publicidade e editoração, indústrias e serviços de apoio, tecnologia da informação, assistência social e esporte, cultura e lazer terão 40% do trabalho presencial liberados.
Nordeste Notícia
Fonte: SVM