Mais de dois meses após a confirmação da primeira morte por Covid-19 em Fortaleza, a capital cearense tem um cenário de “lento achatamento da curva”, retomada dos setores econômicos e queda na adesão ao distanciamento social. A reabertura da economia ocorre em um período de queda no número de mortes diárias.

Fortaleza registra 26.645 diagnósticos positivos e 2.424 mortes de pacientes contaminados pelo coronavírus, conforme dados atualizados nesta sexta-feira (3) pela Secretaria da Saúde. Em todo Ceará, são mais de 60 mil casos e 3.847 óbitos.

Ainda segundo o levantamento, Fortaleza dispõe de 2.582 leitos hospitalares exclusivos para pacientes com testagem positiva, sendo 840 em unidades de terapia intensiva (UTIs) e 1.742 em enfermarias. A taxa de ocupação geral é de:

  • 87,34% em UTIs para adultos
  • 80% para gestantes
  • 61,9% para crianças

Quando analisados individualmente, oito dos 25 hospitais públicos e privados já atingiram o percentual máximo de internação em UTIs. Outros sete têm mais de 70% da capacidade operacional utilizada. Destes, três passam de 90% de ocupação. Por outro lado, apenas duas unidades estão com vagas esgotadas em enfermarias. Em oito, mais de 80% dos leitos recebem pacientes.

Leve declínio, não definitivo

Taxa de isolamento caiu em Fortaleza após reabertura de parte do comércio — Foto: TV Globo/Reprodução

Taxa de isolamento caiu em Fortaleza após reabertura de parte do comércio — Foto: TV Globo/Reprodução

Ainda em maio, Fortaleza registrou uma “discreta desaceleração” na curva epidêmica de Covid-19, de acordo com a secretaria da saúde da cidade. O resultado foi divulgado no dia 30. De acordo com boletim, entre 15 de abril e 10 de maio, o número de óbitos diários foi maior, como registros de quedas no período seguinte.

“É possível observar uma tendência inversa, de lento ‘achatamento’ da curva, que reflete uma estabilização ou discreta redução dos eventos fatais registrados diariamente”, afirma a secretaria da saúde de Fortaleza. No entanto, esse “leve declínio” ainda não é definitivo, pondera a pasta.

Nordeste Notícia
Fonte: G1

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!