Para evitar aglomerações no entorno de agências da Caixa Econômica Federal, a Prefeitura de Fortaleza irá orientar a população, a partir de segunda-feira (4), a adotar medidas de distanciamento social. A ação será coordenada por agentes da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci) e será realizada em 20 agências do banco na Capital.
Desde a liberação do auxílio emergencial de R$ 600 do governo federal para trabalhadores informais, no dia 9 de abril, agências da Caixa no Ceará têm registrado filas e aglomerações de beneficiários. Em Fortaleza, pessoas chegaram a passar 24 horas na fila para sacar o valor.
Os educadores sociais do programa Ponte de Encontro e do Conselho Tutelar irão orientar as pessoas sobre o distanciamento social de 1,5 metro e irão distribuir máscaras de tecido, como medida protetiva e de enfrentamento ao novo coronavírus.
As 20 agências escolhidas estão entre as que vêm apresentando maior concentração de pessoas, segundo monitoramento da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis).
A operação será realizada nas agências das seguintes avenidas:
Barão de Studart
Santos Dumont
Treze de Maio
Francisco Sá
Godofredo Maciel
Professor Gomes de Matos
Mister Hull
Presidente Costa e Silva
Osório de Paiva
Também serão fiscalizadas agências do Centro, Cidade dos Funcionários, Bairro de Fátima, Conjunto Ceará, João XXIII, Messejana, Parangaba, São Gerardo e Vila Peri.
O superintendente da Agefis, Júlio Santos, destaca a necessidade desse reforço. “O uso de máscaras de proteção e o respeito ao distanciamento social são medidas essenciais a serem adotadas pelas pessoas que precisam sair de casa. Por isso, estamos percorrendo cerca de 20 bairros todos os dias, alcançando até 91 pontos de abordagens, para orientar a população”, disse.
A Prefeitura está realizando operações por toda a cidade contam com o apoio da Guarda Municipal, da Defesa Civil, da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e dos Agentes de Cidadania e Agentes de Endemias.
Nordeste Notícia
Fonte: G1