O enfrentamento ao coronavírus no Ceará conta com o apoio de voluntários como residentes multiprofissionais, médicos residentes e integrantes do Programa Médico da Família. Ao todo, são 191 pessoas trabalhando em pelo menos cinco projetos realizados pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), por meio da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE).

O Residente Multiprofissional de Neurologia e Neurocirurgia pela ESP/CE, Eduardo Lira, é um dos voluntários. Ele compõe a força de trabalho que atua em cinco diferentes projetos: realização de barreiras sanitárias no Aeroporto de Fortaleza; serviço de teleorientação contra a Covid-19; teleorientação em saúde mental; Central de Respiradores e Campanha de Vacinação.

“A residência é fundamental no contexto atual. Todo e qualquer profissional de saúde busca a premissa de prevenir agravos e promover saúde”, pontua.

Plantão Coronavírus
A ESP/CE também treinará residentes para reforçar o atendimento no “Plantão Coronavírus”, canal no WhatsApp desenvolvido pelo Governo do Ceará para atender a população durante a pandemia de coronavírus. Pelo celular, é possível fazer uma autoavaliação do seu estado de saúde e receber orientações de uma equipe médica de plantão. O número para contato é (85) 9 84390647.

“Esse é um serviço muito importante, pois é mais um canal para a população com informações sobre os cuidados, manifestações clínicas e orientação sobre quando o paciente deve buscar atendimento nos serviços de saúde”, afirma Olivia Bessa, diretora de Pós-Graduação em Saúde da ESP/CE.

Dúvidas e Notificações
Os profissionais de saúde que desejam esclarecer dúvidas sobre a Covid-19 podem acionar o serviço de Telemedicina pelo número (85) 98439.0220. O atendimento vai funcionar de segunda a sábado, de 8h às 17h.

Nordeste Notícia
Fonte: Sec. De Saúde do CE

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!