Vice-governadora do Ceará, Izolda Cela — Foto: Kléber A. Gonçalves/Agência Diário

A vice-governadora do Ceará, Izolda Cela (PDT), testou positivo para o novo coronavírus. Ela apresentou sintomas gripais e, após realização de exame, teve o diagnóstico de Covid-19 confirmado. A própria vice-governadora informou o resultado positivo do exame, na tarde desta quarta-feira (18), em publicação nas redes sociais.

Izolda, de 59 anos, disse que o esposo, o ex-prefeito de Sobral Clodoveu Arruda, o Veveu Arruda, também teve diagnóstico positivo para a doença. Ele voltou ao Ceará na última semana, após viagem a Portugal.

“Desde que os primeiros sintomas começaram a aparecer, já vínhamos em isolamento domiciliar, onde permanecemos agora. Estamos bem. Estamos informando às pessoas que tiveram contato conosco antes dos sintomas para que cumpram o necessário isolamento domiciliar para se proteger e proteger os outros”, escreveu.

Na publicação, Izolda Cela também reforçou à população a necessidade de tomar cuidados de higienização e evitar sair de casa. “A situação envolvendo o coronavírus é muito delicada e já atingiu o mundo inteiro. A melhor medida é a prevenção”, afirmou.

Reforço de médicos

Prefeito Roberto Cláudio fala sobre o combate ao coronavírus em Fortaleza

Prefeito Roberto Cláudio fala sobre o combate ao coronavírus em Fortaleza

prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, afirmou nesta quarta-feira (18) que os postos de saúde da capital vão receber um reforço de 255 médicos devido ao aumento dos casos de coronavírus. Além disso, a Prefeitura de Fortaleza antecipou a convocação de 100 médicos do Programa Médico Família Fortaleza.

Outros 155 profissionais devem vir do Programa Mais Médicos para atuar em Fortaleza. Os primeiros 100 médicos devem atuar até o fim de março e os outros 155 vão iniciar os trabalhos em abril.

A Prefeitura Municipal de Fortaleza anunciou nesta terça-feira (17) uma série de medidas para conter o avanço do novo coronavírus. Entre as ações está o decreto de situação de emergência na saúde pública, além da suspensão das aulas na rede municipal pelo prazo de 15 dias.

A Secretaria Estadual da Saúde do Ceará (Sesa) divulgou, na terça-feira, o último boletim epidemiológico contabilizando 11 casos de Covid-19 no Ceará. Os diagnosticados com a Covid-19 estão distribuídos por Fortaleza (9) e Aquiraz (1), na Região Metropolitana. Uma outra pessoa diagnosticada com a doença não é residente do estado, sendo de São Paulo.

As secretarias estaduais de Saúde do país divulgaram, até as 6h50 desta quarta-feira (18), 350 casos confirmados de novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil em 17 estados e no Distrito Federal. A primeira morte foi por coronavírus foi confirmada nesta terça-feira (17) pelo governo de São Paulo.

Ônibus que circulam em Fortaleza ganham limpeza extra por causa do combate ao novo coronavírus — Foto: Natinho Rodrigues/SVM

Ônibus que circulam em Fortaleza ganham limpeza extra por causa do combate ao novo coronavírus — Foto: Natinho Rodrigues/SVM

Veja parte das medidas adotadas pelo município de Fortaleza:

  • Decreto de situação de emergência em saúde em decorrência da Covid-19
  • Suspensão das aulas presenciais em todas as escolas da rede públicas no período de 20 a 31 de março
  • Proibição de eventos que reúnem público superior a 100 pessoas
  • Eventos esportivos em Fortaleza somente poderão ocorrer com portões fechados
  • Higienização com água sanitária e álcool em todas as superfícies dos transportes coletivos
  • Envio de ofício à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) solicitando a suspensão de voos internacionais para o Ceará
  • Suspensão pelo prazo de 15 dias os eventos esportivos, sociais e culturais voltados à terceira idade para evitar aglomerações
  • Cancelamento, por 30 dias, do gozo de férias e licença prêmio dos profissionais da área da saúde no município de Fortaleza

Governo do estado

Governo do Ceará anunciou a suspensão das aulas em escolas e universidades públicas a partir da próxima quinta-feira (19) no estado. Em decreto publicado no Diário Oficial do Estado, foi definido estado de emergência na saúde pública por causa do coronavírus.

O Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus se reuniu pela primeira vez nesta segunda-feira (16), no Palácio da Abolição. Após a reunião, novo boletim da Secretaria da Saúde do Ceará foi divulgado informando que o estado tem nove casos confirmados de Covid-19 – oito na capital e um em Aquiraz, na Grande Fortaleza.

Ciclo do coronavírus — Foto: Foto: Arte/G1

Ciclo do coronavírus

Nordeste Notícia
Fonte: G1

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!