O Ceará permanece nesta quinta-feira (5) com 14 pacientes investigados pelo novo coronavírus, mesmo número informado no boletim anterior da Secretaria da Saúde do estado, na quarta-feira (4). A diferença está no número de casos já descartados, que passou para 20. Dessa forma, o Ceará registrou, até o momento, 34 suspeitas da nova infecção.
Fortaleza também continua com 11 suspeitas, mas o número de resultados negativos também aumentou, dessa vez para 16. Eusébio apresentou um novo caso suspeito e já teve um descartado. Jijoca de Jericoacoara mantém os mesmos dois casos do último boletim sob investigação.
Sobral, Crateús e Caucaia conseguiram anular a única suspeita de cada cidade desde a entrada do Covid-19, nome dado ao vírus, no Brasil.
O Ministério da Saúde informou ainda na tarde desta quinta-feira que o número de confirmações de pessoas com o novo coronavírus aumentou para oito. Seis casos são em São Paulo, um no Rio de Janeiro e mais um no Espírito Santo.
Além disso, dois dos casos confirmados foram de transmissão local, no próprio Brasil. Ou seja, os pacientes foram infectados pelo contato por outros brasileiros que estiveram no exterior. Ambos estão em São Paulo, sendo um deles parente do primeiro paciente confirmado no país, um homem de 61 anos que tinha viajado. O outro teve contato com este parente infectado.
Como é o diagnóstico de coronavírus pelo Ministério da Saúde. — Foto: Arte/G1
Dicas de Prevenção
- Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal;
- Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
- Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
- Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;
- Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.
Nordeste Notícia
Fonte: G1