O Ceará realizou, até o sábado (28), 4.424 exames laboratoriais para o diagnóstico da infecção pela Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. A informação é do último boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), que confirmou o adoecimento em 322 testes – ou seja, em 7,2% deles, até a publicação desta reportagem. Quatro óbitos também foram registrados.
Outros 2.262 exames, correspondentes a 51% do total, descartaram a presença do novo coronavírus, e mais 1.840 (41,5%) aguardam resultado das análises laboratoriais.
Segundo a Sesa, 3.606 das amostras (81%) foram processadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen) e, os 818 restantes (19%), por laboratórios particulares. A proporção de positividade das amostras varia de 11,1%, no Lacen, a 16,9%, nos particulares.
Na última sexta (27), o Governo do Estado anunciou a compra de mais 350 mil testes rápidos para detecção do coronavírus, importados da China, onde a Covid-19 começou a se espalhar. “As coletas serão prioritárias para o teste em profissionais da saúde, com resultados para a doença entre cinco a dez minutos”, informou.
Coronavírus: o que é preciso saber, Quais grupos são mais vulneráveis?
O secretário da Saúde, Dr. Cabeto, também garantiu que o Centro de Eventos do Estado vai reabrir as portas, nesta semana, abrigando consultórios destinados à realização dos testes exclusivamente em profissionais da saúde. O secretário também pontuou que o Ceará está entre os estados que mais executam testes para detecção da doença.
A vigilância epidemiológica coloca o Estado como o terceiro do Brasil em casos de infecção, segundo o Ministério da Saúde, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro, os mais populosos do país.
Quarentena ampliada
O governador do Ceará Camilo Santana afirmou, em transmissão ao vivo em rede social neste sábado (28), que será prorrogada por mais uma semana, até 5 de abril, a proibição de funcionamento de diversos comércios e estabelecimentos.
O decreto que determina o fechamento do comércio no Ceará estabelece multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento, conforme edição extraordinária do Diário Oficial do Estado publicada dia 19.
Nordeste Notícia
Fonte:Sistema Verdes Mares