Chuva no Ceará. — Foto: Sistema Verdes Mares

As chuvas atingiram pelo menos 102 municípios cearenses entre terça-feira (14) e esta quarta-feira (15), segundo boletim da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), divulgado na manhã desta quarta. Todas as regiões do Estado receberam precipitações.

No Litoral Norte, 17 cidades tiveram chuvas. Granja foi o município com mais precipitações em todo o Estado, com 99 milímetros. Outra região que recebeu precipitações foi a Região do Cariri, com 15 cidades contempladas. O maior registro da região ocorreu em Barro, com 52,2 milímetros. Já no Sertão Central e Inhamuns, 18 municípios receberam chuvas. Em Catarina choveu 28 milímetros.

Outras regiões também receberam precipitações tais como Maciço de Baturité e Ibiapaba. Em Fortaleza, choveu 25 milímetros, no Posto Pluviométrico do bairro Água Fria.

Nesta quarta-feira a chuva ocasionou alagamentos em vários bairros da capital como Sapiranga, Parangaba, Messejana e José Wálter. Neste último, um vídeo enviado ao G1 mostra o alagamento na Avenida N, uma das vias mais movimentadas do bairro. Já no cruzamento das ruas Paula Firmeza com José Justa, no bairro Pio VII, trecho ficou alagado e dificultou o tráfego de pedestres e motoristas.

Os dados do intervalo das últimas 24 horas ainda são parciais e devem ser atualizados ao longo do dia.

A Funceme explica que as atuais condições estão sendo indicadas a partir da ação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que deve influenciar as condições de tempo em algumas áreas do Estado. A ZCIT é uma banda de nuvens que circula a faixa equatorial do globo terrestre, formada principalmente pela confluência dos ventos alísios do hemisfério norte com os ventos alísios do hemisfério sul.

Rua Paula firmeza com José Justa, no bairro Pio VII — Foto: José Leomar/Sistema Verdes Mares

Rua Paula firmeza com José Justa, no bairro Pio VII — Foto: José Leomar/Sistema Verdes Mares

Aporte dos açudes

Ainda de acordo com a Funceme, foram registrados aportes em 20 açudes, destacando-se os açudes Angicos, General Sampaio, Jaburu I, Pentecoste e Taquara. Apesar deste último aporte, o Ceará tem 33 açudes com volume morto e outros 12 considerados secos. Nenhum açude sangrou em 2020. O Castanhão, principal reservatório a abastecer a Grande Fortaleza, tem apenas 2,63% da capacidade máxima. Já o Orós, segundo maior açude do estado, tem 5,04% do volume máximo.

Previsão para os próximos dias

Quarta-feira (15):

  • Nebulosidade variável em todas as regiões com chuva isolada nos litorais de Fortaleza e Pecém, no Maciço de Baturité e no Sul. Há possibilidade de chuva no Litoral Norte, na Ibiapaba e no Vale do Jaguaribe.

Quinta-feira (16):

  • Nebulosidade variável com possibilidade de chuva na faixa litorânea, no Maciço de Baturité, na Ibiapaba e no Sul. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado.

Sexta-feira (17):

  • Nebulosidade variável com chuva isolada no Centro-Norte. Nas demais regiões, céu com poucas nuvens.
Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!