A cidade de Tianguá, na Região da Ibiapaba, distante 318 km da capital, vai conhecer o seu quinto prefeito em apenas três anos. Os ex-prefeitos Dr. Luiz (PSD), Valdeci de Lima (PR), Dr. Jaydson Aguiar (PTB) e Cleber do Adautim (SD) assumiram a Prefeitura de Tianguá por, pelo menos, dois meses, nos últimos três anos. A partir de 28 de outubro, um quinto nome pode assumir a função, pois os eleitores voltam às urnas neste mês. Além de Tianguá, o município de Irauçuba, no interior do estado, também terá eleições suplementares no domingo.
A instabilidade política no município começou logo após o resultado das eleições em 2016, quando o candidato mais votado, Luiz Menezes de Lima, o Dr. Luiz, que já havia sido prefeito em três outros mandatos, teve o registro negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O problema estava em uma condenação no ano de 2008 por abuso de poder nas eleições.
No domingo (27), a Justiça Eleitoral realizará novas eleições em Tianguá. O mesmo Dr. Luiz é candidato novamente. Além dele, são candidatos: Valdeída Souza Azevedo (PDT), Valfrido de Paulo Fontenele (MDB), Haroldo Aragão Correia (PT) e José Cardoso Terceiro (PATRI).
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), estarão aptos a votar 50.363 eleitores em 180 seções com urnas, com colaboração de 720 mesários. A data limite para a diplomação dos eleitos é 11 de novembro de 2019.
José Jaydson e Franscico Cleber foram os últimos prefeito e vice a vencerem as eleições suplementares de Tianguá, em 2018 — Foto: Reprodução/Facebook
Veja como foram as gestões de Tianguá:
2008
Luiz Menezes de Lima foi condenado por abuso de poder nas eleições de 2008 e tornado inelegível por oito anos, na Lei da Ficha Limpa. A lei é aplicada tanto para quem concorreu às eleições como para quem, mesmo sem ser candidato, participou do abuso.
2016
19 de dezembro
O Plenário do TSE negou o registro do candidato mais votado, Luiz Menezes de Lima, por ele não ter cumprido integralmente o tempo de inelegibilidade a que foi condenado em 2008.
29 de dezembro
Luiz Menezes recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF), alegando que foi condenado antes da vigência da Lei da Ficha Limpa, portanto sua inelegibilidade não se estenderia pelos oito anos, mas por três. Julgada a liminar, a presidente do STF, ministra Carmem Lúcia, garantiu a posse do prefeito Luiz Menezes de Lima.
Paralelamente, o STF nega liminar protocolada pelo segundo colocado, Jean Nunes Azevedo, que tentava suspender a decisão do TSE que garantiu a posse de Luiz Menezes de Lima.
2017
1° de janeiro
Dr. Luiz (PSD) e o vice, Aroldo das Topiques (PMB), assumem a Prefeitura
2018
1º de março
O STF decide que a inelegibilidade prevista na Lei da Ficha Limpa aplica-se a todos os processos de registro de candidatura em trâmite.
20 de março
O TSE mantém o indeferimento do registro de candidatura do prefeito, Dr. Luiz, e do vice, Aroldo Cardoso Portela, e revoga a decisão liminar que o mantinha no cargo.
21 de março
O presidente da Câmara de vereadores de Tianguá, Valdeci Vieira, foi empossado prefeito interino, à luz de velas, porque faltava energia na cidade. Valdeci Vieira é empossado na Prefeitura como interino.
22 de maio
Um dia após o deferimento do registro de candidatura de Jaydson Aguiar e Mardes Ramos, o TRE-CE julgou Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE). Os juízes mantiveram pena de inelegibilidade por oito anos contra José Jaydson, por abuso de poder econômico e político, quando disputou as Eleições de 2016. Ele concorreu com liminar.
3 de junho
Jaydson Aguiar (PTB) é eleito com o vice, Mardes Filho (PT).
11 de junho
O Tribunal entendeu, no entanto, que, no momento do pedido de registro, “não havia situação de inelegibilidade” e, portanto, manteve válida a candidatura.
12 de junho
Jaydson e Mardes são diplomados. Dr. Luiz, candidato novamente, foi derrotado com 3 mil votos de diferença.
30 de outubro
Jaydson Aguiar e Mardes Filho foram cassados pelo TRE-CE, quatro meses após a eleição suplementar.
2019
20 de agosto
TRE anula por unanimidade o diploma do prefeito Dr. Jaydson e do vice, Mardes Filho.
9 de setembro
O TRE-CE manteve a anulação dos diplomas do prefeito e do vice e eles deixam a Prefeitura.
12 de setembro
O presidente da Câmara Municipal, Cleber do Adautim, assume a prefeitura interinamente. Cleber do Adautim é empossado como interino na Prefeitura.
27 de outubro
Novas eleições serão realizadas em Tianguá.
Nordeste Notícia
Fonte: G1