Um universitário de 19 anos foi preso na tarde desta terça-feira (4), no município de Iguatu, interior do Ceará, suspeito de extorsão e agiotagem.
De acordo com o Delegado Weslley Alves, que deu apoio ao cumprimento do mandado de prisão, o suspeito foi capturado em casa, no Bairro Altiplano. O homem passou a ser investigado após a denúncia de uma das vítimas.
Durante as investigações, os policiais descobriram que o jovem realizava empréstimos de dinheiro a juros e, para realizar as cobranças, ameaçava as vítimas para que realizassem o pagamento do dinheiro emprestado.
A polícia investiga a se o suspeito tem ligação com colombianos, suspeitos de formar rede de agiotagem no Ceará.
A ação contou também com a participação os inspetores Dos Anjos e Francisco Hélio, sob o comando do Delegado Regional Marcos Sandro.
A prática conhecida como agiotagem é um crime contra a economia popular, previsto na lei, que determina que é crime “cobrar juros, comissões ou descontos percentuais, sobre dívidas em dinheiro superiores à taxa permitida por lei; cobrar ágio superior à taxa oficial de câmbio, sobre quantia permutada por moeda estrangeira; ou, ainda, emprestar sob penhor que seja privativo de instituição oficial de crédito”.