Samilly Sanaelly Pereira Pontes tem 15 anos de idade. Ainda não sabe o que quer ser quando crescer, mas já carrega no currículo um prêmio internacional. Ela foi a 3ª colocada na etapa estadual no Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido pela União Postal Universal e realizada no Brasil pelos Correios.
A estudante ganhou o prêmio de R$ 720, enquanto sua escola recebeu R$ 1.200, para investimentos em projetos e ações. O tema do concurso era “Escreva uma carta sobre seu herói”. E o herói de Samilly é, na verdade, uma heroína, ou melhor, heroínas. Ela escreveu uma carta para as mulheres.
“Embora poucos vejam e considerem o que são, vocês persistem em lutar pela sociedade. E isso é exemplo e inspiração, porque seus atos demonstram solidariedade e misericórdia. Tenho certeza que um dia nossos mundos se cruzarão e ficarão unidos, significando, assim, que todo mal será purificado da maldade, desamor, desiguldade, feminicídio e machismo”, diz a menina no texto.
Aluna da Escola de Ensino Fundamental e Médio Getúlio Vargas, no município de Farias Brito, Região do Cariri, conta que sempre teve uma relação muito próxima com a escrita e fala, orgulhosa, do prêmio.
“Avalio como um grande progresso meu e da escola, porque é uma vitória muito grande ter conquistado esse espaço. Vindo de um mundo cheio de dificuldades, conseguir isso representa tudo. E isso só vai melhorar. Com o passar dos anos, a gente vai tentar melhorar esse nível da gente. Eu sempre escrevi textos, dissertação, essas coisas assim”, conta a jovem.
O prêmio é o primeiro de Samilly. Mas, pelo visto, o primeiro de muitos.
“Planejo estudar mais, participar de mais concursos e eventos do estado, seguir os meus sonhos e realizar meus projetos”, vislumbra a estudante.
No Brasil, o concurso é desenvolvido em três fases: escolar, estadual e nacional. Ainda falta acontecer a quarta etapa, que é a fase internacional. A melhor redação de cada estado segue para a fase nacional, quando é escolhida apenas uma carta, que irá representar o Brasil na última etapa.
Nordeste Notícia
Fonte: Tribuna do Ceará