Segura pra não cair! Está com tontura, desequilíbrio, surdez ou zumbido? Atenção, que esses são alguns dos sintomas da conhecida labirintite. A doença pode atingir qualquer faixa etárias, mas, geralmente, se manifesta na terceira idade. Por isso, é importante ficar atento aos sinais e procurar logo um médico.
A doença se manifesta no labirinto, canal do ouvido composto pela cóclea e pelo vestíbulo. E é preciso atenção identificar a infecção, pois falta de equilíbrio e vertigem nem sempre são sinais de mau funcionamento da região. É o que explica o otorrinolaringologista Diego Lima Vasconcelos.
“Nem todos os quadros de tontura são realmente referentes a alterações do labirinto. É alteração metabólica, dos níveis de glicose, com diabético ou pré-diabéticos, dado o nível de insulina, colesterol, triglicerídeos, por exemplo. E algumas outras doenças. Existe uma doença comum que é o aumento da pressão do ouvido, que traz tontura, perda de audição e zumbido”, explicou o médico.
Ao aparecer qualquer dos sintomas, a orientação é de que o paciente logo procure ajuda médica.
“Você tem tontura, algo de errado está acontece. Então, teve tontura vale a pena procurar o médico. E na consulta, realmente são realizados vários questionamentos, exames físicos, no qual a gente tem sinais pra tentar entender o que está causando a tontura. E na própria consulta, em geral é feito uma análise clínica e muitas vezes se solicita exames complementares”, orientou o otorrino.
Para auxiliar os pacientes, a Cooperativa de Otorrinolaringologia do Ceará (Coorlece) disponibiliza o aplicativo “Otorrino Já”, uma maneira mais fácil e funcional de marcar uma consulta com especialista. O app está disponível nas plataformas Android e iOS.
Nordeste Notícia
Fonte: Tribuna do Ceará