O eleitor que ainda tem alguma pendência em seu título ou precisa alterar seu local de votação tem até 9 de maio para regularizar o documento. Caso tenha mudado de cidade e precise alterar o local de votação, o eleitor deve comparecer a qualquer cartório eleitoral com um documento oficial com foto e o novo comprovante de residência.
Para saber se seu título está regularizado, vá ao site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e preencha seu nome completo e data de nascimento. Existe também um atalho via Twitter (twitter.com/TSEjusbr) em que o eleitor pode consultar a situação do seu documento e tirar dúvidas por meio de um assistente virtual. Esse link também permite emitir uma certidão de quitação eleitoral, necessária, por exemplo, na hora de tirar o passaporte para viajar.
Se a situação estiver “regular”, mas o eleitor não tiver encontrado o título, é possível baixar a versão digital do documento e apresentar na hora da votação. Basta localizar o aplicativo “e-Título” no smartphone ou tablet e inserir as informações para obter a versão eletrônica do título.
Se já tiver feito o recadastramento biométrico – cadastro das impressões digitais – junto à Justiça Eleitoral, a versão do e-Título virá acompanhada da foto do eleitor, o que facilitará a identificação na hora do voto. Caso ainda não tenha ocorrido o recadastramento biométrico na cidade desse eleitor, a versão do e-Título será baixada sem a foto, o que obrigará o cidadão a levar um outro documento oficial com foto para se identificar ao mesário.
Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida que precisarão de atendimento especial no dia da eleição também devem fazer essa comunicação à Justiça Eleitoral até o fechamento dia 9 de maio. Assim, será possível transferir esse eleitor para uma seção eleitoral com acessibilidade para garantir mais conforto e segurança.
Nordeste Notícia
Fonte: InfoMoney