Choveu em pelo menos 106 municípios no intervalo de 24 horas, entre a manhã de terça-feira (1º) e as 7h desta quarta-feira (2), conforme dados parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Houve precipitações em todas as regiões do estado.
A maior precipitação foi registrada em São Bendito, na Região da Ibiapaba, com 87,4 milímetros. Em São Benedito teve ruas e avenidas alagadas devido às fortes chuvas na cidade.
Além de São Benedito, a cidade de Ererê, Região Jaguaribana, também teve vias alagadas.
O início da semana já tinha sido de chuvas em todas as regiões. O motivo do grande número de precipitações foi a proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) da costa norte do Nordeste. Além da ZCIT, do setor norte do Nordeste do Brasil.
10 maiores chuvas por Municípios no dia:
- São Benedito (Posto: Sao Benedito) : 87.4 mm
- Ererê (Posto: São João) : 78.0 mm
- Ererê (Posto: Acude Santa Maria) : 66.0 mm
- Jaguaribe (Posto: Feiticeiro) : 63.0 mm
- Barreira (Posto: Barreira) : 61.0 mm
- Paracuru (Posto: Poço Doce) : 52.0 mm
- São Gonçalo Do Amarante (Posto: Santo Amaro) : 49.0 mm
- Caucaia (Posto: Caucaia) : 45.6 mm
- Redenção (Posto: Redencao) : 45.0 mm
- Ibiapina (Posto: Ibiapina) : 45.0 mm
Previsão para quarta-feira:
- Ao longo do dia, nebulosidade variável com eventos de chuva no noroeste do estado. Há possibilidade de chuva na faixa litorânea e no Maciço de Baturité. Nas demais regiões, céu entre parcialmente nublado e claro.
Previsão para quinta-feira:
- No decorrer do dia, nebulosidade variável com eventos de chuva no noroeste do estado. Há possibilidade de chuva na faixa litorânea e no Maciço de Baturité. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado.
Previsão para sexta-feira:
- Nebulosidade variável com possibilidade de chuva no centro-norte do estado. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado.
Situação dos principais açudes
Os maiores açudes do Ceará, no entanto, seguem em situação crítica. O Castanhão, principal reservatório a abastecer a Grande Fortaleza, tem apenas 8,63 % da capacidade máxima. Já o Orós, segundo maior açude do estado, tem 9,71% do volume máximo.
Nordeste Notícia
Fonte: G1