O município de Icapuí, no litoral leste do Ceará, tem o maior registro de chuva dos últimos 30 anos na cidade e o maior do Estado em 2018. De quinta para sexta-feira (13), foram registrados 255 mm, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Apesar de ser motivo de comemoração devido aos anos de seca no Ceará, a precipitação causou transtorno aos moradores devido a incapacidade da cidade em drenar a água da chuva. As informações são da Tribuna BandNews FM 101,7.
A chuva é a maior na cidade desde 1988, ano em que a Funceme passou a monitorar as precipitações no município.
Segundo o empresário Paulo Vitor, a forte chuva deixou várias famílias desabrigadas e ruas alagadas. “A população está ajudando a Prefeitura para que a cidade volte ao normal”, relata Paulo à rádio.
O meteorologista da Funceme, Raul Fritz, explica que a atuação Zona de Convergência Intertropical contribuiu para a ocorrência da chuva e deve continuar no Ceará pelos próximos três dias.
“É possível que, nos próximos dias, tenha ocorrências de chuvas fortes e semelhantes. Tivemos chuvas parecidas na região do Cariri”, afirma o especialista. Segundo Fritz, as chuvas são comuns neste período do ano. “É normal para o período principalmente porque os meses de fevereiro a maio são a nossa quadra chuvosa”, afirma.
No ano passado, Icapuí já tinha tido forte volume de chuva, com 223,6mm. Anteriormente a maior chuva tinha sido em 2009, com 213 mm.
Além da Zona de Convergência, a área litorânea onde a cidade se encontra também influencia na ocorrência de chuvas. Diante do volume, Icapuí atingiu um volume de chuva 8% maior do que o esperado no mês de abril em apenas 13 dias.
Nordeste Notícia
Fonte:Tribuna do CEará