O município de Santana do Acaraú, a 228 km de Fortaleza, é mais uma cidade do Ceará a registrar chuva de granizo. Segundo os moradores, a precipitação ocorreu na tarde deste domingo (21). Esta é a 7ª cidade a registrar o fenômeno no estado em um mês.
A primeira ocorrência aconteceu nas cidades de Parambu e Missão Velha, no dia 21 de dezembro de 2017, enquanto a última foi na cidade de Pedra Branca, no dia 11 de janeiro deste ano.
As outras cidades onde houve chuva de granizo em janeiro foram Massapê, Russas e Santana do Cariri.
Ao contrário das chuvas, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) não faz monitoramento de chuva de granizo, mas o meteorologista Raul Fritz aponta que o fenômeno pode ter acontecido. “Nós observamos as imagens de satélite e vimos que existiu sim a possibilidade de chuva de granizo. Essas chuvas estão acontecendo desde dezembro, é possível que elas continuem”, revela
Segundo o especialista, ainda não é possível saber o motivo das chuvas de granizo estarem mais frequentes no Ceará. “Ainda não sabemos ao certo, é coisa para um estudo futuro. Pelas imagens de satélite, não é possível tirar muitas conclusões”, finaliza.