A poucas horas do julgamento do ex-presidente Lula (PT), atos a favor e contra o petista reuniram manifestantes na noite desta terça-feira, 23, na Capital cearense. Marcado para a manhã desta quarta-feira, 24, o julgamento no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) promete reunir manifestantes também durante e depois da sessão.
No cruzamento das avenidas Antônio Sales e Rui Barbosa, no bairro Joaquim Távora, a concentração do ato em defesa do ex-presidente Lula começou às 18 horas e reuniu cerca de 50 manifestantes que cantavam e dançavam marchas de carnaval de apoio ao presidenciável. A organização foi do próprio PT e da Frente Brasil Popular.
O tom da manifestação, nos cartazes e vozes dos participantes, foi de que o julgamento é político, o que alimentou expectativa de absolvição de Lula.
“Entendemos que ele deve ser absolvido mesmo sabendo que foi um julgamento político. Ele não deveria ter chegado nem à segunda instância. Ele foi condenado por um juiz que deveria ser impedido de julgar. Acreditamos que amanhã ele vai ser absolvido. Fica difícil a culpabilidade pela ausência de provas e, além disso, temos prova de que ele não é o dono do triplex, e sim a OAS”, disse Paulo Assunção, militante do PT.
Pela prisão de Lula
Não muito distante, ato organizado pelo Movimento Brasil Livre (MBL), Vem Pra Rua e Instituto Democracia e Ética (IDE) reuniu cerca de 100 manifestantes na Praça Portugal, no bairro Aldeota, com expectativa inversa e pedido ainda de prisão de Lula. Manifestantes também ergueram boneco inflável do juiz Sérgio Moro e se vestiram de “Lula preso” durante o ato.
Segundo Carmello Neto, 16 anos, líder do MBL no Ceará, a expectativa é de que o placar dos desembargadores seja unânime pela condenação de Lula. “Até porque a condenação do juiz Sérgio Moro tem 238 páginas, com provas testemunhais, notas, documentos apreendidos nos apartamentos do Lula, dos delatores. É muito consistente a denúncia. Tem prova mais do que o suficiente. Lula está condenado e preso, inclusive, há muito tempo”, disse Carmello.
Manifestantes também se reúnem antes e depois do julgamento
Um ato a favor do ex-presidente Lula está marcado para ter início às 8 horas no prédio dá Justiça Federal, na Praça General Murilo Borges, no Centro de Fortaleza. Já a manifestação pela condenação de Lula acontece também na Praça Portugal, a partir das 18 horas.