Educação e Tecnologia. Aconteceu na manhã desta segunda-feira 18 de dezembro de 2017 no CEOM( Colégio Estadual Otacílio Mota) a 1ª ORCEOM (1ª Olimpíada de Robótica Educacional do Colégio Estadual Otacílio Mota), culminância do Clube de Robótica do CEOM.
Durante o ano de 2017, cerca de 20 alunos se inscreveram para participar do Curso de Robótica do CEOM-Laboratório de Ciências, sob a coordenação do professor Ronaldo Paiva. Desde abril deste ano os alunos se encontram semanalmente no LEC(Laboratório de Ciências) para aulas de Robótica Educacional.
A programação do curso contempla dentre outros assuntos os seguintes:
· TIPOS DE ROBÔS;
· TIPOS DE SENSORES;
· COMPONENTES DE UM CIRCUITO;
· APLICAÇÕES DA ROBÓTICA;
· CIRCUITO ELÉTRICO SIMPLES ( SÉRIE E PARALELO);
· PROJETOS COM SUCATA;
· IDE ARDUINO;
· INSTALAÇÃO DA IDE ARDUINO;
· DRIVES DO ARDUINO;
· PROGRAMAÇÃO: CORPO E CARACTERÍSTICAS;
· VARIÁVEIS E CONSTANTES;
· PROGRAMAÇÃO C++;
· MONTAGEM DE KITS.
O professor Ronaldo acredita que a Robótica leva o aluno a questionar, pensar e procurar soluções, a sair da teoria para a prática usando ensinamentos obtidos em sala de aula, na vivência cotidiana, nos relacionamentos, nos conceitos e valores. Na teoria construtivista, o conhecimento é entendido como ação do sujeito com a realidade. Em ambientes de robótica educacional os alunos constroem sistemas compostos por modelos e programas que os controlam para que eles funcionem de uma determinada forma.
Para fechar o ano o LEC promoveu a Olimpíada, que ocorreu com a participação de 7 equipes/duplas que duelaram eram si em três fases, na primeira fase as duplas deveriam realizar em bloco de jogo do texto nota ou editor de texto uma programação definida pelo orientador, nesta etapa 2 equipes foram desclassificadas. Na fase 2, iniciou-se a prática com circuito, objetivando fazer com que o carrinho percorresse um trajeto desviando de obstáculo, nesta fase foram eliminadas duas outras equipes.
Na final, foi realizada uma tarefa com circuito complexo onde as equipes duelaram e como resultado final tivemos:
3º Lugar: Alana Mendes e Davyd; 2º Lugar: Joice Maria e Beatriz e no 1º Lugar a dupla: Julia Maria e Anny.
Os objetivos do projeto são:
· desenvolver a criatividade dos alunos;
· tornar o aluno capaz de organizar suas idéias a partir de uma lógica mais sofisticada de pensamento; · introduzir conceitos de robótica;
· utilizar conceitos aprendidos em outras áreas do conhecimento para o desenvolvimento de um projeto;
· proporcionar a curiosidade pela investigação levando ao desenvolvimento intelectual do aluno.
Observou-se durante a realização do projeto que os estudantes que participaram tiveram bom desempenho em muitas áreas do conhecimento. O professor ressalta a importância do incentivo e patrocínio deste tipo de ação na educação, principalmente nas escolas de ensino regular que dispõem de poucos recursos, afirma que os materiais do projeto são de doação, rifas e setor financeiro da escola, a quem agradece e ainda aos Gestores que tem abraçado a iniciativa, diretor Erik, coordenador Renato e demais gestores.
Nossa cidade está recebendo um curso de excelência onde só encontramos em grandes centros e isso torna de suma impo
Nordeste Notícia