Tradicionalmente conhecidas como “Chuva do Caju”, já que estão relacionadas ao início do cultivo do fruto no Ceará, as precipitações que ocorrem em setembro no Estado costumam ser rápidas e de baixa intensidade, como foi a que aconteceu na manhã desta quarta-feira, em Fortaleza. Segundo a Funceme, o total das chuvas deste mês responde por apenas 0,5% ou menos da chuva anual que ocorre no Estado.
Para esta manhã, a Fundação projeta nebulosidade variável com chuvas isoladas na faixa litorânea do Estado. Já na região Jaguaribana, há possibilidade de precipitação durante a tarde e à noite. “Por meio de imagens de satélite, foi possível observar áreas de instabilidade sobre a parte Norte do Ceará. Estas áreas formam-se sobre o oceano Atlântico e se deslocam em direção ao continente, provocando as precipitações principalmente no litoral e na região Jaguaribana”m explica a Funceme.
Feriado
No que diz respeito ao feriado de 7 de Setembro, que ocorre nesta quinta-feira, a tendência é de nebulosidade variável entre a madrugada e a manhã, informa a Funceme. No decorrer do dia, o céu deve ficar entre parcialmente nublado e claro em todo o Estado.
Neste mês em geral, principalmente em Fortaleza, as chuvas devem acontecer pela madrugada e início da manhã, devido a interação dos ventos alísios com a brisa terrestre.
Nordeste Notícia