Fortaleza amanheceu nesta quinta-feira (6) com uma chuva de baixa intensidade que surpreendeu muita gente, tendo em vista que o principal período de chuvas da Capital já ficou para trás neste ano. A precipitação, porém, já era esperada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), que informou que, até às 9h, houve registros de até 7,3 milímetros (mm) na cidade.

Tradicionalmente conhecidas como “Chuva do Caju”, já que estão relacionadas ao início do cultivo do fruto no Ceará, as precipitações que ocorrem em setembro no Estado costumam ser rápidas e de baixa intensidade, como foi a que aconteceu na manhã desta quarta-feira, em Fortaleza. Segundo a Funceme, o total das chuvas deste mês responde por apenas 0,5% ou menos da chuva anual que ocorre no Estado.

Para esta manhã, a Fundação projeta nebulosidade variável com chuvas isoladas na faixa litorânea do Estado. Já na região Jaguaribana, há possibilidade de precipitação durante a tarde e à noite. “Por meio de imagens de satélite, foi possível observar áreas de instabilidade sobre a parte Norte do Ceará. Estas áreas formam-se sobre o oceano Atlântico e se deslocam em direção ao continente, provocando as precipitações principalmente no litoral e na região Jaguaribana”m explica a Funceme.

Feriado

No que diz respeito ao feriado de 7 de Setembro, que ocorre nesta quinta-feira, a tendência é de nebulosidade variável entre a madrugada e a manhã, informa a Funceme. No decorrer do dia, o céu deve ficar entre parcialmente nublado e claro em todo o Estado.

Neste mês em geral, principalmente em Fortaleza, as chuvas devem acontecer pela madrugada e início da manhã, devido a interação dos ventos alísios com a brisa terrestre.

Nordeste Notícia

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!