A prefeitura municipal de Ipueiras, através da secretaria de Desenvolvimento Agrário, participou no último sábado (8) do XXI seminário Nordestino de Pecuária (PEC NORDESTE). O evento foi realizado no Centro de Eventos do Governo do Estado em Fortaleza.
Foram vinte e cinco agricultores participantes de Ipueiras do Projeto de Desenvolvimento da Ovinocaprinocultura. Além da prefeitura de Ipueiras, o Instituto Para o Desenvolvimento da Economia Familiar (IDEF) e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais participaram do evento.
Juvenal Marinho representou a secretaria de Desenvolvimento Agrário do município, Edilson Sousa, representou o IDEF. Os trabalhos aconteceram em dois turnos, manhã e tarde. Palestras foram proferidas sobre diversos temas, destaque para “Capacitação Técnica”:
I – Impacto da seleção para o tipo racial sobre o melhoramento genérico de ovinos.
II – Caso de sucesso de produção e comercialização de derivados do leite caprino, a experiência da cooperativa CAPRIBON – Monteiro (PB)
Umas das pautas debatidas no encontro foram os projetos em atividade no Estado tanto pelo governo e também pela EMBRAPA, além é claro da troca de conhecimentos envolvendo produtores de outros Estados do nordeste e também de outras regiões do País.
Os segmentos com maior número de inscritos:
Apicultura (799), Aquicultura e Pesca (252), Artesanato (156), Avicultura (536), Bovinocultura (854), Ovinocaprinocultura (780), Equinocultura (100) e Suinocultura (161).
O XXi Seminário Nordestino de Pecuária (PEC NORDESTE) trouxe para Fortaleza 100 caravanas de produtores de diversas regiões de municípios do Estado. Participaram do evento cerca de 4 mil produtores, com um público de 35 mil visitantes, envolvendo novos segmentos, sendo 7 da pecuária, artesanato, turismo rural, duas atividades não agrícolas, impactando diretamente na renda do agricultor e produtor.
Nordeste Notícia com informações do Governo Municipal