Cerca de 100 agricultores participaram na manhã desta segunda-feira (29) no auditório do CRAS de uma reunião que teve como objetivo tratarem do novo modelo de administração dos programas, PAA (Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar) e PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar).
O encontro foi para conhecer cada fornecedor, saber de suas demandas e ideias para melhorar o modelo de gestão dos projetos tendo como meta principal o fortalecimento da alimentação escolar em Ipueiras.
O encontro contou com a participação dos secretários, João Paulo (Administração e Finanças), Lisboa Lima (Desenvolvimento Agrário), Antônio Alves Neto (Educação), Lourival Bezerril (chefe de Gabinete), Frutuoso Amâncio (Emartece) e do Antônio Otavio (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Ipueiras).
Em entrevista a assessoria de imprensa o Secretário João Paulo Catunda reforçou a importância da parceria com os produtores rurais. “O prefeito Nenem do Cazuza, deseja que as crianças de Ipueiras tenham uma merenda de boa qualidade nas escolas por isso é importante a inclusão dos agricultores rurais do município e salientar a qualidade na produção.” Enfatizou.
Já o secretário de Desenvolvimento Agrário, Lisboa Lima, destaca que o programa PAA vem fortalecer a merenda nas escolas do município de Ipueiras. “Além de beneficiar os alunos com a presença de alimentos naturais na merenda os programas também beneficiam os produtores locais e fortalece a economia do Município.” Destacou.
O PNAE e o PAA
O Programa Nacional de Alimentação Escolar-PNAE é um programa do governo federal que tem por objetivo oferecer alimentação saudável aos milhões de estudantes das escolas públicas de todo Brasil. Tem como principal objetivo a melhoria das condições de aprendizagem, ensinar práticas alimentares saudáveis aos alunos por meio de ações de educação alimentar e de alimentos que supram as necessidades nutricionais.
O Programa de Aquisição de Alimentos-PAA tem por objetivo a aquisição de produtos da agricultura familiar, com a finalidade de atender a demanda de alimentos de populações em condição de insegurança alimentar. Os participantes, agricultores enquadrados no PRONAF devem preferencialmente estar organizados através de grupos formais (cooperativas e associações).
Nordeste Notícia com informações do Governo Municipal