Juazeiro do Norte teve registro de 21 mm nas últimas 24 horas (Foto André Costa)
Juazeiro do Norte teve registro de 21 mm nas últimas 24 horas (Foto André Costa)

Juazeiro do Norte. O primeiro dia da quadra invernosa no Estado, período correspondido entre os meses de fevereiro e maio, começou com chuvas em todas as regiões cearenses, com destaque para o Litoral, Serra da Ibiapaba, Sertão Central e Cariri, região na qual foi registrado o maior volume do Estado.

Nas últimas 24 horas choveu em pelo meno 83 municípios, de acordo com o boletim diário da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A cidade de Santana do Cariri obteve o maior volume pluviométrico (115 mm), seguido por Araripe (56.4 mm); Meruoca (54 mm); Assaré (44.5 mm); Coreaú (43.6 mm); Antonina do Norte e Paracuru, ambas com 40 milímetros verificados.

Na capital cearense, que na terça-feira (31) teve registros de alagamento e congestionamento durante a manhã, choveu 16.5 mm no posto de Messejana. Já em Juazeiro do Norte, maior cidade do interior cearenses, choveu 21 mm no posto Vila São Gonçalo.

De acordo com a Funceme, essa nebulosidade está associada ao avanço de áreas de instabilidade que se deslocam do oceano para o continente. Na costa leste do Nordeste do Brasil, “nota-se a presença de um Cavado de Altos Níveis-CAN, sistema de baixa pressão atmosférica e circulação horária a aproximadamente 12km de altura” que favorece a ocorrência de chuva. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável com chuvas em todas as regiões do Ceará.

Quadra chuvosa
Há duas semanas, a Funceme apresentou o primeiro prognóstico para quadra invernosa de 2017. O Ceará tem 40% de probabilidade de as chuvas ficarem em torno da média histórica, nos meses de fevereiro, março e abril. Há ainda probabilidades de 30% de chuva acima da média e 30% de chuva abaixo da média.

Com relação aos setores do Estado, no noroeste a probabilidade para a categoria abaixo da média é de 25%, para a categoria em torno da média é de 35% e para a categoria acima da média é de 40%. Já no sudeste as probabilidades apontam 35% para a categoria abaixo da média, 40% para a categoria em torno da média e 25% para a categoria acima da média.

Nordeste Notícia
Fonte: Diário do Nordeste

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!