Holgate, no entanto, entendeu que houve uma injúria racial (Foto: Reuters/Carl Recine)

A Associação de Futebol da Inglaterra (FA) deve abrir uma investigação para apurar uma suposta ofensa racial do atacante Roberto Firmino, do Liverpool, contra o zagueiro Holgate, do Everton. O episódio teria ocorrido na vitória por 2 a 1 dos Reds em cima do rival, nesta sexta-feira, pela Copa da Inglaterra. O lance foi relatado na súmula pelo árbitro Bobby Madley, o que, segundo a imprensa britânica, levará a abrir um processo pela FA.

A confusão começou aos 39 minutos do primeiro tempo. Em disputa de bola na lateral de campo, Holgate empurrou Firmino contra a torcida em Anfield. O brasileiro caiu na arquibancada, ficou furioso e correu até o adversário insultando-o. Na repetição do lance, a leitura labial, no entanto, indica que o atacante disse, em português:

– Você tá maluco, seu filho da p…!!

Um trecho da declaração do brasileiro, contudo, está bloqueado no vídeo, e é justamente quando Holgate se irrita e entende que Firmino teria feito uma injúria racial. O zagueiro chamou o árbitro e disse:

– Ele (Firmino) acabou de me chamar de negro do c…

“Antes que fãs de outros clubes tentem acusar Firmino de racismo contra Holgate, eis o que ele disse: “filho da p…” (Dharma Bhagalia)

“Meu português não é lá essas coisas, mas parece que Firmino estava chamando Holgate de “filho da p… louco” ou algo do tipo” (Natalie Pirks)

“Não é difícil ver o que Firmino disse exatamente a Holgate – ‘Filho da p…” em português. Parem de exagerar” (Stevie. D)

O jogo ficou paralisado por cerca de cinco minutos, e o árbitro Bobby Madley relatou tudo ao quarto árbitro, Jon Moss, e ainda conversou com o zagueiro do Everton após a partida. Bobby não deu cartão amarelo a ninguém. O episódio repercutiu na imprensa britânica. Um porta-voz do Liverpool declarou que o clube contribuirá para possíveis investigações.

– O clube e o jogador irão contribuir inteiramente com as autoridades relevantes para garantir que os fatos sejam estabelecidos de forma plena, se julgar necessário ou for solicitado. Enquanto o processo estiver em curso, não faremos mais comentários – declarou o porta-voz, que não teve nome revelado.

Roberto Firmino é empurrado por Holgate (Foto: Carl Recine/Reuters)
Roberto Firmino é empurrado por Holgate

Perguntado sobre o lance na entrevista coletiva após o jogo, o técnico do Liverpool, Jurgen Klopp, admitiu que foi comunicado sobre o episódio, mas não sabia de mais detalhes.

– Ouvi algo sobre isso, mas não posso fazer mais comentários. O quarto árbitro disse alguma coisa para mim. Eu não ouvi as palavras (supostas ofensas), então achei que eles iriam investigar a falta do Holgate. É como eu entendi, a princípio. Então, depois do jogo, o quarto árbitro me informou, mas não foi o que eu tinha entendido – disse Klopp.

Fonte: Espn.com

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!