Um brasileiro comandará o Comitê Paralímpico Internacional pelos próximos quatro anos. Em assembleia realizada nesta sexta-feira em Abu Dhabi, Emirados Árabes (ainda madrugada no Brasil), Andrew Parsons foi eleito presidente do ICP (sigla em inglês) e substituirá o britânico Philip Craven, tornando-se o terceiro mandatário da história da entidade.
– Estou absolutamente encantado e não sei o que dizer. Gostaria de agradecer aos membros do ICP pela confiança. Eu acho que a eleição, ganhando na primeira rodada, mostra um apoio muito forte de adesão. Isso mostra que eles confiam em mim, e estou realmente encantado. Agora é hora de arregaçar as mangas e trabalhar muito junto com os membros e a nova diretoria – disse Parsons, emocionado com a vitória.
Do total de 162 votos, Andrew Parsons obteve 84, ficando Zhang na segunda colocação com 47. Petersson recebeu 19 votos, e Jarvis teve outros 12, configurando um cenário amplamente favorável ao dirigente brasileiro, que terá como principal alvo as Paralimpíadas de 2020, em Tóquio, no Japão. Como vice-presidente foi eleito o neozelandês Duane Kale com 81 votos, somente dois a mais que John Petersson, também candidato à presidência.
– Avançar a relação com o COI (Comitê Olímpico Internacional será a chave). Temos algumas decisões muito importantes à frente. O esporte está em um momento difícil neste momento e temos muitas coisas em comum para as quais temos que lutar. É fundamental que a gente trabalhe juntos, cooperando, e estou certo de que faremos isso.
Fundado em 1989, o ICP só teve dois presidentes até então. O primeiro foi o canadense Robert Steadward, que cumpriu três mandatos de 1989 a 2001. Naquele ano, Sir Philip Craven foi eleito pela primeira vez. Ex-atleta de esgrima paralímpica, o inglês encerra o seu quarto mandato e cede o posto a Parsons.
Fonte: G1.com