O projeto de embaixadores do Barcelona é um grande motivo para se orgulhar do clube. É uma entre outras diversas ações que buscam manter os jogadores que brilharam com a camisa azul-grená ligados ao Barça de alguma forma.

Em vez de enviar diretores a alguns eventos, as lendas representam o Barcelona e transmitem os valores da filosofia de ser “mais que um clube”. Caso recente aconteceu após a tragédia com o time da Chapecoense. Puyol estava no velório dos jogadores, enquanto Belletti se reuniu com os diretores do clube catarinense, entregando uma camisa dedicada a eles.

Com uma iniciativa dessas, era questão de tempo até uma das maiores lendas da história do clube ganhar esse reconhecimento. Depois de algumas semanas de rumores, agora é oficial: Ronaldinho Gaúcho volta ao Barça para ser embaixador e também atuar no time do projeto Legends, que reúne ex-jogadores do Barcelona para disputar partidas pelo mundo.

Os últimos anos da carreira do brasileiro não foram o desfecho que ele merecia. Mesmo se ele voltasse a jogar profissionalmente esse ano, ainda seria improvável vê-lo jogando em alto nível, colocando um ponto final à altura do restante de sua trajetória no futebol. A nova ligação com o Barça, então, serve como um novo começo e uma forma de resgatar os valores do período mais espetacular de sua vida.

Nas últimas semanas, vimos um bom exemplo do que o papel de embaixador pode significar. Rivaldo, que também exerce essa função no clube, participou de uma partida com torcedores e jornalistas, mas usando um disfarce – só revelado após o final do jogo. Foi uma experiência única, especialmente para os fãs do Barcelona que estavam presentes.

O brasileiro também fez um treinamento com o time B, uma aula de como cobrar faltas. A equipe arrancou um empate no final de semana, 10 dias após esse treino, com um golaço de falta de Gumbau, que, sejamos justos, costuma fazer gols assim regularmente. De qualquer forma, a aula e o momento com um ídolo como Rivaldo é uma experiência que dificilmente esses jogadores irão esquecer.

Ronaldinho terá uma importância ainda maior. Ele foi o pivô de uma mudança enorme na história do clube, resgatou o brilho de uma equipe que já estava se acostumando a ser coadjuvante. Além de ser um representante de luxo para eventos esportivos e um grande reforço para o time de lendas, ele também estará envolvido no projeto Masia 360, uma reformulação das categorias de base do clube.

Apenas a presença esporádica dele em eventos com os jogadores do futebol de base seria de enorme importância para esses jovens. É um ídolo, alguém que, mesmo sem ter mantido o alto nível durante toda a carreira, consegue ser uma referência técnica para os jogadores que almejam chegar ao time principal. Ser um embaixador vai além de representar os valores em eventos externos. É ser um exemplo para o próprio futuro do clube.

Ronaldinho é um dos maiores ídolos de uma geração de barcelonistas. É a razão de muitos brasileiros torcerem para o clube. E, agora, ele está de volta, cumprindo um papel diferente, mas novamente ligado ao lugar onde mais brilhou. Uma lenda volta para sua casa e, mesmo sem o impacto de sua passagem como jogador, é uma honra como torcedor ver Ronaldinho e Barcelona ligados novamente – e que seja para sempre.

Fonte: ESPN.com

 

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!