O município de Cariús, na Região Centro-Sul do Ceará, teve chuva de 128 milímetros entre as 7h deste sábado (18) e as 7h deste domingo (19). Foi a maior precipitação registrada no período. Ao todo, choveu em 40 municípios cearenses, segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) extraídos até as 11h deste domingo.
As chuvas das últimas horas se concentraram nas regiões do Cariri e Litoral Norte e Sertão Central e Inhamuns. Houve registros em Várzea Alegre (80,0 milímetros), Altaneira (79,6 milímetros), Campos Sales (73 milímetros), Brejo Santo (72 milímetros) e Saboeiro (70 milímetros).
Segundo a Funceme, cenário se dá por conta da influência de algumas áreas de instabilidade sobre o norte do Nordeste que estão se formando, principalmente, pela atuação de confluência de vento e elevada umidade.
Previsão para os próximos dias
Domingo (19):
Nebulosidade variável em todas as regiões com possibilidade de chuva nos litorais de Fortaleza e Pecém, no Maciço de Baturité e Vale do Jaguaribe. Nas demais áreas, eventos de chuva.
Segunda-feira (20):
Predomínio de nebulosidade variável em todas as regiões com possibilidade de chuva no Sul.
Terça-feira (21):
Predomínio de nebulosidade variável em todas as regiões com possibilidade de chuva no litoral Norte, na Ibiapaba e no Sul.
Maiores chuvas por posto no dia
Aporte dos açudes
Foram registrados aportes em 10 açudes, destacando-se o açude Angicos. O Castanhão, principal reservatório a abastecer a Grande Fortaleza, tem apenas 2,58% da capacidade máxima. Já o Orós, segundo maior açude do estado, tem 4,98% do volume máximo. O Banabuiú, outro importante açude, está com aporte de apenas 6,13%.
Nordeste Notícia
Fonte: G1