Além de vencer o Lanús duas vezes na final da Libertadores, o Grêmio acumula feitos com o tri da América. Conseguiu o que poucos conseguiram, como ser campeão em cima de um argentino em solo inimigo. Entre os brasileiros, apenas o Santos de Pelé havia obtido a façanha. Além do mais, chegou ao topo nacional entre os maiores vencedores da competição, ao lado do próprio Peixe e do São Paulo.

Em 2017, o maior torneio da América do Sul chegou à 14ª final envolvendo times do Brasil e da Argentina em seus 57 anos de história. Ao todo, são 32 jogos, com 14 vitórias do país vizinho, 12 tupiniquins e seis empates. Em quatro oportunidades (1968, 1974, 1976 e 1977), a competição foi decidida em três partidas.

Mas tudo começou com o Rei. Em 1963, o Santos enfrentou o Boca Juniors. A história conta que Pelé apanhou muito nos dois confrontos, mas também bateu. Ele marcou um dos gols da vitória por 2 a 1 na volta, na Bombonera. Porém, o grande destaque daquela final foi Coutinho, que fez dois no triunfo por 3 a 2 no primeiro jogo, na Vila Belmiro, e outro na Argentina. O Peixe era, até a noite desta quarta-feira, o único time brasileiro a erguer a taça em solo rival.

   Luan foi autor de golaço no 2 a 1 sobre o Lanús (Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio)

Depois do Rei, o Grêmio foi o brasileiro seguinte a tentar vencer a Libertadores na Argentina – Palmeiras, São Paulo e Cruzeiro foram derrotados para Estudiantes, Independiente e Boca, em 1968, 1974 e 1977, em jogos-desempate, mas as partidas foram disputadas em campo neutro. Em 1984, o Tricolor perdeu no Olímpico por 1 a 0 e perdeu a decisão em Avellaneda, ao empatar em 0 a 0.

Na sequência da competição, Palmeiras, São Paulo, Santos, Cruzeiro e o próprio Grêmio desafiaram argentinos novamente na final. Porém, ninguém conseguiu desbancá-los fora de casa. Por outro lado, Vélez Sarsfield, Boca e Estudiantes conseguiram o feito inverso, ao comemorar títulos da Libertadores em solo brasileiro.

Recordista entre os brasileiros

O Grêmio já havia se juntado ao São Paulo como o clube brasileiro com maior número de finais da Libertadores: cinco. Com a conquista desta quarta-feira, chegou ao tri, assim como o Tricolor Paulista e o Santos, todos no topo do país entre os vencedores da competição.

Mesmo que não houvesse ganho a Libertadores, os gaúchos já haviam assegurado participação direta na fase de grupos do torneio em 2018, via G-4 do Brasileirão. Assim, iguala-se a Palmeiras e São Paulo com 18 edições. Nenhuma outra equipe disputou mais vezes a competição entre as brasileiras.

Fonte: G1.com

  
Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!