Joel Barroso (PSB) toma posse como prefeito de Santa Quitéria (CE), após eleições suplementares. — Foto: Reprodução
Joel Barroso (PSB) toma posse como prefeito de Santa Quitéria (CE), após eleições suplementares. — Foto: Reprodução

Joel Barroso (PSB) tomou posse como prefeito de Santa Quitéria nesta quarta-feira (12). Ele foi eleito no dia 26 de outubro em eleições suplementares, convocadas no município cearense depois que o prefeito eleito em 2024, Braguinha (PSB), foi cassado pela Justiça Eleitoral. Joel é filho de Braguinha.

Joel venceu as eleições com 13.161 votos (53,21%), enquanto Lígia tinha 6.218votos (25,14%) e Cândida tinha 5.356 votos (21,65%).

Joel Barroso chegou a ocupar o cargo de prefeito interino do município. Ele assumiu o cargo porque era o presidente da Câmara de Vereadores quando o pai, José Braga Barroso, o Braguinha, foi preso no dia 1º de janeiro de 2025, horas antes de tomar posse para seu segundo mandato.

🔍 Depois de preso, Braguinha foi cassado pela Justiça Eleitoral em julho por abuso de poder político e econômico, acusado de ter recebido apoio da facção Comando Vermelho (CV), que ameaçou apoiadores da oposição, ofereceu drogas em troca de votos durante a campanha e intimidou eleitores.

Joel Barroso (PSB), filho de prefeito cassado, é eleito em Santa Quitéria (CE)
Joel Barroso (PSB), filho de prefeito cassado, é eleito em Santa Quitéria (CE)

Votação teve forte esquema de segurança

O pleito neste domingo aconteceu sob um forte esquema de segurança: mais de 200 policiais militares e 40 policiais civis vão estar na cidade, além de equipes de mais de 200 homens do Exército, equipes da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e até a Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

A campanha foi descrita por moradores e pelos prefeituráveis como tranquila. A candidata derrotada Cândida Figueiredo destacou que esta foi uma eleição diferente. “As pessoas não estavam tão motivadas quanto uma campanha junto com os vereadores. Mas foi uma eleição tranquila que a gente buscou conversar com as pessoas, estar com as famílias”, avaliou.

A candidata Lígia Protásio ressaltou que a campanha foi rápida, de cerca de um mês, o que ampliou o desafio devido ao tamanho do município. “Foi uma campanha bem árdua, de corpo a corpo, indo de porta em porta”, disse. A médica pontuou que “o nosso município é maior em extensão territorial, a gente não pôde chegar a todas as casas, conversar com todas as família”.

O aposentado Antônio Eduardo Morais, de 68 anos, chegou às 7h da manhã para votar em um colégio no centro da cidade, embora as urnas só abrissem às 8h. Para ele, a eleição fora de época não foi . “A gente se sente meio assim desanimado, mas o que a pessoa pode fazer? Tem que aceitar, a Justiça é que manda”, afirmou.

A juíza Rosa Cristina, do 54º Cartório Eleitoral, responsável pelas eleições na cidade, também avaliou o dia como tranquilo. ” O pleito foi regular, não tivemos nenhum imprevisto, nenhuma ocorrência grave. Então, todas as demandas que tivemos rapidamente conseguimos resolver. Foi um pleito bem tranquilo”, afirmou.

g1

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!