Tomar banho em águas claras à sombra de um grande cajueiro nem sempre esteve na rota de quem visita a Praia de Lagoinha, no litoral oeste do Ceará. Isso mudou quando as redes sociais popularizaram a Lagoa do Videl. Situada a cerca de 110 quilômetros de Fortaleza, a atração tem difícil acesso e pode ser aproveitada durante cinco meses por ano – nos outros meses, ela seca.
Onde fica a lagoa paradisíaca? 📍
A “lagoa azul” fica no município de Paraipaba, onde também fica a Praia de Lagoinha. Para aproveitar um banho na lagoa, o visitante precisa saber quando o lugar ainda acumula as águas dos meses de chuva.
Quando visitar a Lagoa do Videl? 🗓️
Há cerca de seis anos, Adilson ainda oferecia passeios de quadriciclo e viu uma publicação sobre a lagoa nas redes sociais. Ele aprendeu o caminho até lá com um amigo que morava próximo. O local fica no bairro São Miguel, a cerca de 30 minutos de carro para quem parte de Lagoinha.
“Eu fui conhecer a lagoa e fiquei muito encantado. Só que eu fui na época do ‘inverno’, e a água não estava tão azul que nem você vê nas imagens”, comenta Adilson.
➡️ No Ceará, os meses chamados de inverno correspondem à estação chuvosa, entre os meses de fevereiro e maio. As chuvas de pré-estação podem acontecer em dezembro e janeiro.
Ele explica que o mês de janeiro, na alta estação do turismo no Ceará, não é uma boa opção para quem quer visitar a lagoa, que está seca nesse período. E nos meses com chuva, ela tem água, mas com cores mais turvas.
🗓️ Os meses mais indicados para encontrar as águas cristalinas e os tons azulados e esverdeados da lagoa são entre junho e outubro.
“Daí em diante, a lagoa começa a baixar o nível porque alguns moradores próximos têm plantações e irrigam com água da lagoa. Ela acaba baixando mais rápido”, comenta.
Mesmo na temporada mais indicada, uma dica aumenta as chances de ver a melhor paisagem possível: evitar os dias de fim de semana.
Como explica Adilson, o destino já atrai muitas pessoas nestes dias. Com uma maior quantidade de banhistas, as áreas tendem a ficar mais turvas. Nestas condições, ele explica que alguns visitantes saem reclamando que as publicações das redes sociais são falsas.
Qual melhor forma de chegar até a lagoa? 🗺️
Realizando passeios de buggy para turistas, Adilson inclui a Lagoa do Videl em um roteiro com outras paradas. Ele comenta que o acesso é desafiador para quem tenta ir por conta própria, principalmente para carros de pequeno porte.
Um dos aspectos é a falta de sinalização indicando onde fica a lagoa. Outro é a condição da estrada: o trecho mais próximo ao lugar já foi totalmente de areia, dificultando ainda mais o caminho. Atualmente, o percurso é feito em uma estrada carroçável.
g1