Família abrigada em escola após perder casa para a forte chuva em Teresina — Foto: Lívia Ferreira/g1 PI
Família abrigada em escola após perder casa para a forte chuva em Teresina — Foto: Lívia Ferreira/g1 PI

A cidade de Teresina tem 355 famílias desabrigadas devido às chuvas na capital nos primeiros dias de 2022. Nesta quinta-feira (6), segundo o secretário municipal de Defesa Civil, Carlos Ribeiro, há 30 famílias em escolas cedidas pela prefeitura e mais de 320 em residências de familiares.

Uma reunião nesta quinta entre membros da gestão municipal tratou da situação dos atingidos. Além de representantes das Superintendências das Ações Administrativas Descentralizadas (Saads), a reunião teve representantes do ministério da cidadania.

O prefeito Dr. Pessoa (MDB) informou, ao fim da reunião, que o governo federal se comprometeu a mandar ajuda financeira para a compra de insumos para as famílias atingidas. Não foi definido ainda o valor a ser enviado.

Na quarta, o secretário de planejamento municipal, João Henrique Sousa, informou que a estimativa era de que seriam necessários R$ 5 milhões para ajuda às pessoas.

O prefeito falou ainda que a prefeitura busca terrenos para construir novas casas para destinar a pessoas desabrigadas que viviam em áreas vulneráveis. Segundo a Semduh, os terrenos disponíveis estão sendo mapeados. Ainda não há previsão para início das obras.

Visita de ministros

 

Na quarta, os ministros da Casa Civil, Ciro Nogueira (Progressistas), e da Cidadania, João Roma (Republicanos), visitaram áreas atingidas por alagamentos na capital.

“Uma calamidade como essa tem várias fases. Então nesse primeiro momento nós precisamos cuidar das vidas, resgate das pessoas e tirar pessoas de áreas de risco. Na sequência precisamos fazer acolhimento das pessoas que não podem retornar às suas casas, casas que estão condenadas”, declarou Roma na capital.

Ministros sobrevoam Teresina após enchentes
A visita começou com o sobrevoo, de helicóptero, das regiões afetadas. Os ministros e o prefeito partiram do aeroporto de Teresina, localizado também na Zona Norte, para sobrevoar as regiões alagadas. Em seguida, foram até alguns dos locais atingidos.

Ministros visitam áreas afetadas por enchentes em Teresina; mais de 200 famílias desabrigadas — Foto: Andrê Nascimento/ g1 Piauí
Ministros visitam áreas afetadas por enchentes em Teresina; mais de 200 famílias desabrigadas — Foto: Andrê Nascimento/ g1 Piauí

Eles visitaram também a Casa de Bombas da estação de bombeamento de águas pluviais Boa Esperança, no bairro São Joaquim. Depois foram até a Vila Apolônio e à escola Domingos Afonso, onde há 17 famílias abrigadas.

A visita encerrou na Zona Leste da cidade, na obra da galeria de drenagem na região que é uma das mais afetadas pelas chuvas e onde foram registrados diversos acidentes na última semana de 2021. A obra tem previsão de entrega da primeira etapa para o fim do mês de janeiro.

Ministros sobrevoam regiões atingidas por enchentes em Teresina — Foto: Andrê Nascimento/g1
Ministros sobrevoam regiões atingidas por enchentes em Teresina — Foto: Andrê Nascimento/g1

Em seguida, o ministro Ciro Nogueira acompanhou o prefeito Dr. Pessoa até o cruzamento da avenida Homero Castelo Branco com a rua Eustáquio Portela, onde carros foram arrastados pela força da água no último final de semana.

Veja imagens aéreas da galeria na Zona Leste de Teresina em local onde houve alagamento

Dez regiões mais afetadas na capital

 

Segundo a Defesa Civil, a cidade tem 10 regiões mais afetadas pelas chuvas, nos bairros Mafrense, São Joaquim e Lindalma Soares e pontuais Mocambinho, Dirceu e Satélite.

. Até quarta, Teresina tinha cerca de 250 famílias desabrigadas e, após chuvas na madrugada desta quinta, mais 100 famílias foram afetadas e precisaram sair de suas casas.

As famílias desabrigadas estão em diferentes escolas municipais da capital e receberão atendimento da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi).

Rua Roland Jacob, no bairro Mafrense, inundada após forte chuva em Teresina — Foto: Lívia Ferreira/g1 PI
Rua Roland Jacob, no bairro Mafrense, inundada após forte chuva em Teresina — Foto: Lívia Ferreira/g1 PI

“30 delas estão nos colégios dos bairros Mafrense, Poty Velho, e no São Joaquim e 200 estão na casa de famílias acolhedoras: amigos e parentes. Então todas as pessoas estão assistidas, com alimentação”, disse.

Segundo ele, inicialmente as famílias poderão receber R$ 300 de auxílio, além de cestas básicas. Futuramente, para deixar os locais de riscos, serão cadastradas para receber uma casa disponibilizada por projetos como o Minha Casa Minha Vida.

 

Famílias devem deixar áreas de risco

 

Mais de 200 famílias ficaram desabrigadas após chuvas em Teresina, diz Defesa Civil — Foto: TV Clube
Mais de 200 famílias ficaram desabrigadas após chuvas em Teresina, diz Defesa Civil — Foto: TV Clube

O secretário falou também sobre a resistência que algumas famílias oferecem à deixar suas casas. Bombeiros e a prefeitura orientam as famílias a deixarem locais de risco e acionarem ajuda pelo 199 e 193.

“As pessoas resistem, a gente fica insistindo e pedindo, mas resistem, e realmente só chegam a sair quando a água bate nos pés. Mesmo assim, muitas vezes a água entrando nas casas, eles resistem em ficar. É uma situação difícil, mas aos poucos a gente vai convencendo e vão saindo”, disse o secretário.

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!