Legenda: O centro de testagem para a Covid-19 em Maracanaú já funciona sem necessidade de agendamento
Foto: Kilvia Muniz/SVM

Cidades e estados do Brasil podem ter atingido imunidade coletiva contra o novo coronavírus, de acordo com pesquisadores da Universidade de Strathclyde, na Escócia. Cientistas afirmam que o Rio de JaneiroManaus São Paulo têm indícios de que alcançaram o limiar de casos, mas o risco de Covid-19 permanece alto.

Segundos os pesquisadores, essa imunidade coletiva é atingida quando o vírus não consegue mais continuar a se propagar com força porque não há pessoas vulneráveis em número suficiente para sustentar uma epidemia.

Algumas cidades do mundo os casos diários estão diminuindo. São os casos de Rio de Janeiro, São Paulo e de Manaus, por exemplo, conforme o estudo. No mundo, Nova York, Londres e Mumbai (Índia).

O grupo de cientistas à frente da pesquisa defende que o limiar da imunidade coletiva para o Sars-CoV-2 é de cerca de 20% — e não de 70%, como indicavam os modelos tradicionais. A biomatemática portuguesa Gabriela Gomes diz que o limiar não é o mesmo em todos os países e varia até mesmo dentro deles. Principalmente, em países grandes como o Brasil e os Estados Unidos.

Gabriela afirma que a imunidade coletiva é modulada pelo distanciamento social. Não se pode olhar um país como um todo e cada região dentro dele terá um limiar, diz ela.

“Só teremos imunidade coletiva ampla com vacina. Mas a força da pandemia já está reduzida em algumas partes do mundo, como na Europa e em parte da China. Também em regiões dos EUA e do Brasil, onde cada estado deve ser pensado como um país. Estamos mais próximos de voltar à normalidade. É importante que isso seja comunicado às pessoas”, explicou.

 

Nordeste Notícia
Fonte: Diário do Nordeste

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!