Fortaleza registrou o maior acumulado de chuvas do Ceará entre as 7 horas de domingo (26) e o mesmo horário desta segunda-feira (27), de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A capital cearense computou 97,2 milímetros no posto Castelão. p
Já o posto Messejana registrou 40 milímetros. A Região Metropolitana recebeu precipitações significativas, segundo a Funceme. São Gonçalo do Amarante teve 69,8 milímetros, Eusébio marcou 67 milímetros, Maranguape anotou 60,2 milímetros e Caucaia teve 53,6 milímetros.
A chuva ocasionou pontos de alagamentos na cidade. Houve registro na Avenida Perimetral, próximo à Rua Coronel Carvalho (Campo do Ferroviário) e Rua Cônsul Gouveia, no Bairro Carlito Pamplona. Como também no cruzamento entre as Avenidas Pontes Vieira e Desembargador Moreira, no Bairro Dionísio Torres. Motoristas tiveram dificuldades para trafegar na Avenida Presidente Castelo Branco, a Perimetral, próximo ao Bairro José Walter. O nível de um lago subiu e invadiu a pista.
Chuvas em todas as regiões
Ao todo, foram registradas precipitações em pelo menos 121 municípios cearenses. No Sertão Central e Inhamuns choveu em 28 cidades. Catarina foi o município com mais precipitações com 67 milímetros. No Maciço de Baturité choveu em todas as cidades. Sete no total. Itapiúna registrou 48 milímetros.
Outra região que recebeu precipitações foi a do Cariri, com 20 cidades contempladas. O maior registro da região ocorreu em Jucás, com 43,2 milímetros. Já no Vale do Jaguaribe, onde se concentra o Açude Castanhão, 18 municípios receberam chuvas. Em Limoeiro do Norte choveu 68 milímetros. Outras regiões também receberam precipitações tais como Litoral Norte e Ibiapaba.
A Funceme explica que a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) segue próximo do Ceará, ou seja, tendência de mais nuvem com chuva. Áreas do litoral, Maciço de Baturité e no noroeste estão sob boas condições para precipitações até terça-feira. Nas demais, as condições são mais reduzidas, porém, registros pontuais são esperados.
Na quarta-feira (29), mas chuvas deverão ser registrados, porém, as condições passam a ser mais favoráveis a chuvas isoladas, principalmente no litoral e também na macrorregião da Ibiapaba. Neste três dias, o céu deverá apresentar cobertura variada de nuvens, ou seja, ora mais aberto, ora mais fechado.
Aporte dos açudes
De acordo com a Cogerh, 48 açudes estão sangrando no Estado. 57 açudes estão com aporte acima de 90%. E 51 açudes estão com volume inferior a 30%. O Castanhão, principal reservatório a abastecer a Grande Fortaleza, tem 14,26% da capacidade máxima. Já o Orós, segundo maior açude do estado, tem 24,12% do volume máximo. O Banabuiú está com 10,72%.
Nordeste Notícia
Fonte: SVM