Empresários e trabalhadores relatam instabilidade no aplicativo e site da Caixa Econômica para consultar o seguro-desemprego. Paulo Medeiros, empresário do ramo de consultoria em Fortaleza, tem uma empresa participante do Simples Nacional e no dia 6 de abril aderiu ao acordo emergencial em concordância com os funcionários dele. Somente no dia 13 o empresário teve sucesso em inserir os dados dos acordos no site do seguro-desemprego. Porém, até esta sexta-feira (24) não há confirmação de que o acordo está dentro do que as autoridades pedem e muito menos quando será homologado.
“Para nossa surpresa, passados já 18 dias, o acordo feito com nossos funcionários consta como ainda não processado na pesquisa realizada no site do seguro-desemprego. Fica aqui a pergunta: onde está a agilidade que o governo tanto apregoa, deixando patrões e empregados num estado de expectativa desesperadora?”, questiona. Medeiros fez acordo com seus oito funcionários.
A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Governo Federal, sugere que o interessado no seguro-desemprego envie um e-mail para o endereço, no caso do Ceará, para [email protected]. Teoricamente, através deste endereço, haverá alguém para auxiliar o desempregado.
Sem alternativa
Secretaria Especial de Previdência sugere que pessoas com dificuldade em acessar seguro-desemprego enviem e-mail para a pasta — Foto: Márcio James/Arquivo Semcom Secretaria Especial de Previdência sugere que pessoas com dificuldade em acessar seguro-desemprego enviem e-mail para a pasta — Foto: Márcio James/Arquivo Semcom
Secretaria Especial de Previdência sugere que pessoas com dificuldade em acessar seguro-desemprego enviem e-mail para a pasta — Foto: Márcio James/Arquivo Semcom
O assistente de contabilidade Davi Nóbrega está também no aguardo de uma solução. Desde o dia 4 de abril ele tenta dar entrada no seguro-desemprego. Já tentou pelo site e pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital, que é por onde o Governo Federal indica.
Porém, segundo Nóbrega, ao final do processo, o sistema pede que se agende uma visita ao posto. Outras opções seriam ir até o Sine ou mesmo a uma agência do Vapt-Vupt. Porém, com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), todos estes locais estão fechados.
Outra tentativa foi baixar e tentar fazer o processo via aplicativo Sine Fácil. “Sempre que tento não consigo. Pior: eu não passo nem pela fase inicial, que é fazer o cadastro no app.” Caso o aplicativo funcionasse, ele enviar toda a documentação. Porém, desde 5 de abril ele tenta e não consegue acessar o serviço.
Davi Nóbrega não está sozinho nessa situação. Na seção de comentários do aplicativo, há vários relatos de usuários que não passaram da fase de login. Em um dos comentários um representante do aplicativo sugere que se envie um e-mail para a DataPrev.
Nordeste Notícia
Fonte: G1