Entre os capturados estava um homem com mandado em aberto pelo crime de homicídio. Ele é investigado também sob suspeita de participação nas mortes ocorridas na cidade no último dia 21
Em menos de 24 horas, operações distintas da Polícia Militar do Ceará (PMCE) resultaram nas prisões de três homens suspeitos de tráfico de drogas e de porte ilegal de arma de fogo, além das apreensões de cinco armas de fogo, munições e drogas. Entre os capturados, foi localizado um suspeito com mandado de prisão em aberto por homicídio. As capturas aconteceram durante essa segunda-feira (25), na cidade de Tianguá, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado.
Por volta das 5h30min de ontem, uma equipe de Força Tática (FT) da 2ª Companhia do 3º Batalhão Policial Militar e do Batalhão de Policiamento de Interior do Comando de Policiamento de Choque (Bepi/CPChoque), ao realizarem uma operação na cidade de Tianguá, obtiveram informações acerca da localização de um suspeito de homicídios, com mandado de prisão em aberto.
As composições foram até o endereço em conjunto habitacional no bairro Estádio para averiguar as informações. Lá, encontram o homem identificado por Eldson Borges de Oliveira, de 26 anos, conhecido como “Galeguinho”. Ele é suspeito de participação nos homicídios ocorridos na última quinta-feira (21), na cidade de Tianguá. O suspeito tem antecedentes criminais por roubo e responde por seis homicídios. Foram encontrados na residência dele, uma pistola calibre .40 com 15 munições do mesmo calibre, dois carregadores, 670 gramas de maconha, 360 gramas de cocaína, 165 gramas de crack, duas balanças de precisão e dinheiro em espécie.
Eldson Oliveira recebeu voz de prisão pelo mandado em aberto e foi conduzido para Delegacia Regional de Tianguá, unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), onde foi autuado por porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas e por associação criminosa.
Segunda prisão
Já por volta das 7h30min, as composições da FT e do Comando de Operações de Divisas do Bepi (COD/Bepi) patrulhavam pela rodovia CE-187, quando abordaram um carro VW Golf em comportamento suspeito. Durante a revista, nada de ilícito foi encontrado com o suspeito, identificado por Erinaldo Rodrigues do Nascimento, de 34 anos.
Ao ser indagado pela composição policial, ele confessou que possuía armas de fogos e drogas em sua residência, na localidade Estádio, em Tianguá. Nessa residência foram apreendidas duas pistolas (uma calibre. 40 e outra calibre .38), um revólver calibre .32, 292 munições (calibres 380, .40, .38, .32 e .22), um colete balístico, 1,6 quilo de maconha, 250 gramas de cocaína, duas balanças de precisão e três aparelhos celulares.
Erinaldo Rodrigues e os materiais apreendidos foram apresentados à Delegacia Regional de Tianguá onde foram feitas autuações em desfavor do suspeito por posse ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas e associação criminosa.
Terceira prisão
Já no início da noite, às 18h30min, composições da Companhia Independente de Tianguá e do 4º Batalhão do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), em patrulhamento pelo bairro Fórum, em Tianguá, foram informados sobre o paradeiro de um homem suspeito de ser autor de homicídios naquela cidade. Os agentes da segurança se deslocaram até o local indicado, onde conseguiram encontrar o indivíduo, identificado por Francisco Henrique da Silva Rodrigues, de 24 anos, conhecido como “Barriga”. Na residência dele, foram encontrados um revólver calibre .38 com numeração raspada, 12 munições de calibre .38 e 38 munições calibre .380, além de dois canivetes, um aparelho celular, uma balança de precisão, uma quantia de dinheiro em espécie, 18 gramas de cocaína, 40 gramas de crack e 340 gramas de maconha.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao suspeito e ele foi conduzido com o material apreendido para a Delegacia Regional de Tianguá. Nesta unidade da PC-CE, Francisco Henrique da Silva Rodrigues foi autuado por tráfico de drogas, por associação para o tráfico, por porte de arma de fogo com numeração suprimida e por associação criminosa. O homem encontra-se à disposição da Justiça.
Também na noite de ontem, as mesmas composições militares receberam denúncia de que homens estariam armados e comercializando drogas no bairro Fórum. Os policiais militares fizeram deslocamento até o local indicado, mas ao chegar no destino, foi observado que se tratava de uma residência abandonada. Após as buscas, foram encontradas 15 munições de cal. 12, 11 munições de calibre .32, 22 munições de calibre .22, 935 gramas de cocaína, 380 gramas de crack e 15 gramas de maconha. Todo material foi apreendido e encaminhado à Delegacia Regional de Tianguá para os procedimentos legais.
Apreensão de armas de fogo
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) registrou um aumento de 5,3% nas apreensões de armas de fogo, no último mês de setembro, comparado ao mesmo período do ano passado. Em setembro de 2020, foram apreendidas 474 armas de fogo, já neste ano, foram 499 armas. Os dados são compilados pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número (88) 3671-9328 da Delegacia Regional de Tianguá.
As informações podem ser repassadas também para o número 181, o Disque-Denúncia da SSPDS, ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.