A Polícia Militar do Ceará iniciou nesta quinta-feira (5) a testagem para Covid-19 de policiais que irão fazer parte da Operação Eleição 2020, realizada nos municípios do interior do Estado. De acordo com a Corporação, 1.400 policiais militares serão testados para garantir a segurança sanitária da população e da equipe policial.
Segundo a Polícia Militar, os agentes farão o teste RT-PCR, em que é usado haste com algodão. As amostras colhidas vão ser analisadas antes da partida dos PMs aos municípios.
A polícia informou que a testagem é feita por meio da Coordenadoria de Saúde e Assistência Social e Religiosa (CSASR), em parceria com a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa). Os exames serão realizados em três polos de atendimento: no Quartel do Comando Geral, Regimento de Policiamento Montado e, ainda no 1º Comando Regional de Polícia Militar.
De acordo com a polícia, os 1.400 PMs escalados para a operação, ao fim dela, farão novamente a testagem para a Covid-19, sendo, ao todo, realizados 2.800 testes.
Os agentes receberão ainda um kit contendo álcool em gel e máscaras de proteção facial. Serão ministradas, também, instruções de policiamento a ser feito com segurança sanitária.
O Ceará é um dos estados mais afetados pela pandemia, com 9.386 óbitos pela Covid-19 e mais de 276 mil.
Precauções
Conforme a PM, o objetivo dos protocolos sanitários é manter os policiais saudáveis durante a operação e não propagar o novo coronavírus, além de fazer a detecção na volta dos agentes para casa, para que não haja o contágio das famílias deles.
Para a coordenadora da CSASR, Tenente Coronel Sandra Helena, a iniciativa demonstra as precauções sanitárias que estão sendo tomadas pela Polícia.
“Essa verificação é um cuidado que a PMCE está tendo com o policial, revela uma alta consciência sanitária. O vírus não pode ser levado para outro município, bem como também não pode retornar com o policial. Nós precisamos expor o militar, mas tudo de forma segura”, afirmou a coordenadora.