Em pelo menos cinco dias do mês de agosto, Fortaleza não registrou morte em decorrência da Covid-19. Não ocorreram óbitos pela doença nos dias 12, 24, 25, 27 e 28. Os dados são preliminares, pois foram consolidados no início da tarde desta sexta-feira (28), segundo o boletim epidemiológico semanal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
O informe também revelou que há 40 dias a capital cearense não registra mais que dez mortes diárias pela doença causada pelo novo coronavírus. No pico da pandemia, em meados do mês de maio, a média móvel de fatalidades sempre esteve acima de 80 na cidade. Nesta semana esse índice médio se manteve em 0,7, representando uma queda de 99% em relação ao chamado platô da curva média de óbitos.
Mesmo percentual de redução foi verificado na média móvel de casos confirmados. O índice médio estimado hoje (5,1 casos) é 90% inferior à registrada duas semanas atrás e, aproximadamente, 99% menor do que a mensurada no período do pico de transmissão, no dia 06 de maio de 2020 (907,6 casos).
O boletim conclui que, atualmente, a taxa de transmissão do vírus é baixa e sujeita a pequenas oscilações.
Nordeste Notícia
Fonte: SVM