21.7 C
Ipu
terça-feira, agosto 12, 2025
Início Site

Ceará tem pelo menos 50 políticos com vinculação com organizações criminosas

Adriano Saraiva, coordenador do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado. / Crédito: FÁBIO LIMA

Segundo o promotor de justiça Adriano Saraiva, nome do Ministério Público Estadual (MPCE) à frente das operações que combatem a ação das facções criminosas no Ceará, investigações em andamento apontam que mais de 50 políticos no Ceará estariam envolvidos com facções criminosas.

“Segundo as informações, são mais de 50 políticos no Estado. É uma investigação em andamento. A gente vai trabalhar exatamente essas investigações para impedir que essas pessoas saiam candidatas ou sejam reconduzidas”, disse Saraiva, que desde 2021 ocupa a coordenação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado no Ceará (Gaeco), núcleo que integra desde 2018.

Em entrevista publicada na íntegra nas Páginas Azuis da edição do O POVO desta segunda-feira, 11, o promotor relembra a megaoperação realizada em Santa Quitéria, distante 223 km de Fortaleza.

“Tivemos a Operação Voto Livre, de Santa Quitéria. Foi uma operação inédita no Brasil, do ponto de vista eleitoral. Existiam informações sobre políticos envolvidos com o crime organizado, mas, até então, não tínhamos uma prova concreta, principalmente de um prefeito vinculado a uma facção criminosa. Nessa operação, identificamos que o prefeito de Santa Quitéria tinha, sim, uma relação direta com uma dessas lideranças que estavam no Rio”, afirmou.

Adriano disse haver 200 membros da facção criminosa Comando Vermelho (CV) do Ceará hoje localizados no Rio. Na investigação relacionada a Santa Quitéria, houve a descoberta da estreita relação entre o crime organizado no Ceará e no Rio de Janeiro.

“Inclusive descobrimos, durante a investigação, que esse prefeito havia mandado aqui um veículo e o valor de R$ 1,5 milhão para serem entregues a essa liderança do Rio. Para que ele pudesse pagar os membros da facção, que estavam vindo aqui para o Ceará, para ameaçar os eleitores do opositor desse candidato, que era prefeito e foi inclusive, reconduzido”, afirmou, relembrando o caso de Braguinha (PSB), que foi cassado e segue em prisão domiciliar.

Saraiva destaca a inédita comprovação de ligação entre um gestor municipal e o crime organizado. “Houve uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), e tem uma ação penal. Na AIJE, ele foi cassado e o próprio Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) manteve a decisão e a ação penal está tramitando. Foi algo inédito, na seara eleitoral, a comprovação da ligação do prefeito com a facção criminosa”.

O Povo

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Azul encerra operação nas cidades de Crateús, Iguatu, São Benedito e Sobral

Aeronave da Azul. Foto: Divulgação

Entenda o caso- A Azul Linhas Aéreas anunciou o encerramento de suas operações em quatro cidades do Ceará — Crateús, Iguatu, São Benedito e Sobral — em meio a um processo de reestruturação de sua malha aérea e ajustes financeiros. A decisão, que integra um corte nacional que atinge mais de dez municípios em diferentes estados, provoca impacto direto na conectividade regional, afetando o deslocamento de passageiros, o turismo local e a economia dessas localidades, além de abrir espaço para debates sobre políticas públicas e alternativas de transporte.

Cidades cearenses afetadas: Crateús, Iguatu, São Benedito e Sobral (CE) — rotas regulares foram suspensas/encerradas.

Os cortes fazem parte de ajustes de malha em meio ao processo de reestruturação financeira da Azul — impacta ofertas, frequência e preço das rotas.

Algumas suspensão/ajustes nas cidades do Ceará ocorreram já no primeiro trimestre de 2025; a nova rodada está sendo noticiada em agosto. Isso significa que o impacto chegou em ondas.

Quem teve voo cancelado tem direito a reacomodação ou reembolso integral (prazo legal para reembolso: 7 dias após solicitação; assistência material conforme ANAC/Res. 400). Guarde comprovantes.

Risco para economia local

Cortes em pólos regionais (Sobral, p.ex.) reduzem fluxo de negócios, eventos e turismo — demanda reação rápida de secretarias de turismo e aeroportos para mitigar perda de conectividade. (Análise baseada em notícias do setor).

  • Janeiro–março/2025: suspensão de voos em várias cidades pequenas do Nordeste, incluindo Crateús, Iguatu, São Benedito e Sobral — primeiras perdas de malha local.
  • Agosto/2025: anúncio público de cortes que, segundo apurações, atinge 13–14 cidades e >50 rotas — medida vinculada a ajuste de oferta/demanda e reestruturação.

📌O que muda na prática para quem mora ou trabalha no Ceará

  • Viagens marcadas: exigir reacomodação em outro voo ou reembolso integral com base na Resolução ANAC nº 400/2016 (reembolso em até 7 dias). Guarde códigos, recibos e protocolos. (ANAC)
  • Turismo e negócios: eventos locais que contavam com voos diretos precisam replanejar logística (transporte terrestre, parcerias com agências, promoção de rotas alternativas). (Recomendação prática baseada em impacto de redução de malha).
  • Aeroportos regionais: gestores devem acelerar diálogo com outras cias. e com o Estado para buscar substituição de rotas ou subsídios temporários. (Análise/estratégia sugerida).

📌Efeito e repercussão para frente (análise)

  • Curto prazo: maior dependência de Fortaleza (hubs) e modais terrestres; pressão sobre preços e tempo de deslocamento.
  • Médio prazo: se a redução de oferta se mantiver, municípios podem perder projetos e investimentos sensíveis à conectividade — risco especial para centros que investiram em aeroportos regionais (ex.: Sobral).
  • Política pública: abre espaço para reivindicação de políticas de incentivo (contratos de serviço público, rotas subvencionadas) e para iniciativas regionais de atração de outras cias. aéreas. (Inferência estratégica).

 

FocusPoder

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Vídeo – Homem é morto com 8 tiros em Granja CE, ele levava uma criança no tanque da moto

Momento dos tiros
Legenda: A criança não foi atingida pelos tiros, e saiu ilesa. A vítima morreu no local Foto: Reprodução

Um homem foi morto após ser alvejado com 8 tiros na manhã desta segunda-feira (11) no município de Granja, no interior do Ceará. Ele estava com uma criança no tanque da moto no momento do ataque.

Segundo as investigações, Romário Rodrigues, de 31 anos, foi executado após ser surpreendido por dois homens armados que efetuaram os disparos enquanto ele estava em uma motocicleta, em frente à sua residência.

Romário, também conhecido como R2, havia ido pegar a enteada para levá-la à escola quando os homens apareceram na rua da Cachoeira, na comunidade Boca do Acre, no bairro São Pedro. Câmeras de segurança registraram a ação dos criminosos que, segundo relatos, estavam escondidos em uma oficina próxima aguardando Romário passar pelo local.

Nas imagens, é possível perceber que a arma de um dos suspeitos falhou inúmeras vezes antes de outro homem chegar e disparar diretamente no pescoço de Romário. A criança não foi atingida pelos disparos.

Investigação

A Polícia Militar foi acionada e encontrou cerca de 7 cápsulas de balas no local. Segundo a Perícia foram encontradas 8 perfurações a bala no corpo da vítima.

As investigações continuam, com equipes realizando buscas pelos suspeitos do crime. Segundo a Secretária de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Romário tinha antecedentes criminais, incluindo homicídio doloso, roubo e integração a organização criminosa. A Delegacia de Granja é a responsável pelo caso.

 

 

 

g1

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Melhor estadual do Brasil, escola agrícola de Ipueiras vence Prêmio MEC da Educação

Escola Família Agrícola Padre Eliésio dos Santos é a melhor escola pública do Ceará
Legenda: Escola Família Agrícola Padre Eliésio dos Santos é a melhor escola pública do Ceará Foto: Tiago Stille / Casa Civil

Escola Família Agrícola (EFA) Padre Eliésio dos Santos, da zona rural de Ipueiras, no interior do Ceará, conquistou a categoria “Ensino Médio” do ‘Prêmio MEC da Educação Brasileira’, honraria do Governo Federal que reconhece iniciativas voltadas para a promoção de avanços na educação básica. A premiação será entregue nesta segunda-feira (11), durante cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília (DF).

Em sua primeira edição, a distinção do Ministério da Educação dá destaque à unidade agrícola cearense, que foi criada em 2017 e funciona no formato “internato”. A escola tem como base a “Pedagogia da Alternância”, método que visa a interação entre o estudante do campo e a realidade dele no cotidiano, de forma a promover constante troca de conhecimentos entre o ambiente de vida e trabalho e o escolar, conforme o MEC.

Em 2023, a EFA alcançou um Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 7,5 — a nota máxima é 10. Com o resultado, considerando todas as escolas públicas, a unidade cearense foi a melhor estadual do País, já que a nota está abaixo apenas da Escola Preparatória Cadetes do Ar, de Barbacena (MG), que é federal.

Na cerimônia de entrega, a Escola Família Agrícola será representada pela diretora Lucélia Galvino e o coordenador pedagógico Cassiano Oliveira. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), comandarão a solenidade.

 

Em contato com a reportagem, a diretora Lucélia enfatizou a alegria de receber a premiação e ressaltou que a escola promove “amor, diálogo e parcerias em uma educação de qualidade e transformadora”. Na avaliação da gestora, a unidade tem semeado aprendizagem colaborativa e está colhendo conhecimento integrado e emancipador.

 

“A conquista desse prêmio representa muitos sentimentos, alegria, esperanças e principalmente muita gratidão, pois marca a celebração dos resultados conquistados através de um trabalho em coletivo sério e edificante, realizado por uma equipe unida, forte e comprometida com a educação dos nossos estudantes”
Lucélia Galvino

Diretora da EFA Padre Eliésio dos Santos

 

COMO FUNCIONA A MELHOR ESCOLA DO CEARÁ

Localizada no distrito de Balseiros, a escola agrícola de Ipueiras tem 6 turmas, três salas de aulas e 140 alunos no total. Semanalmente, metade dos estudantes ocupa o espaço escolar de forma ininterrupta, enquanto a outra metade passa o mesmo período realizando atividades em suas comunidades, onde os discentes são acompanhados por professores-monitores.

 

A rotina de quem está na escola é diferenciada: parte dos alunos ingressam na segunda-feira, por volta das 8h da manhã e só deixam a escola na sexta-feira.

 

Os alunos ficam em uma espécie de regime de internato na própria unidade, com dormitórios e áreas de convivência, higiene e refeitório e têm aulas do currículo convencional, mas também formação conectada à própria realidade. Na unidade de Ipueiras há também a oferta do curso técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio.

Conforme a Secretaria de Educação do Ceará (Seduc), a escola tem quatro pilares:

  1. formação integral dos educandos;
  2. associativismo;
  3. movimento sustentável;
  4. pedagogia da alternância.

A EFA contempla estudantes dos nove municípios da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação de Crateús (Crede 13): Ararendá, Crateús, Catunda, Independência, Ipaporanga, Ipueiras, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Novo Oriente, Poranga e Tamboril.

No Ceará, além da EFA de Ipueiras –- que é mantida pelo Governo do Estado —, há outras 4 EFAs comunitárias em Quixeramobim, Tabuleiro do Norte, Tianguá e Independência.

 

Imagem aérea da Escola Família Agrícola (EFA) Padre Eliésio dos Santos
Legenda: A EFA adota a “Pedagogia da Alternância”, que, como explica o Ministério da Educação (MEC), “é um método que busca a interação entre o estudante que vive no campo e a realidade dele no cotidiano, de forma a promover constante troca de conhecimentos entre o ambiente de vida e trabalho e o escolar”. Foto: Reprodução/Instagram

 

PREMIAÇÃO DO MEC

Com abrangência nacional, o Prêmio MEC da Educação Brasileira tem o objetivo de incentivar a adoção de políticas, programas, estratégias e iniciativas voltadas à melhoria da Educação Básica e alinhados ao Plano Nacional de Educação (PNE). Em sua primeira edição, a honraria reconhece entes federativos, unidades escolares e estudantes das redes públicas de ensino que se destacam na área.

Conforme o MEC, a premiação abrange oito categorias:

  1. Educação infantil: contemplará aqueles que alcançaram maior taxa de cobertura de matrículas em creches da rede municipal, em relação à população na idade adequada. Será premiado um município por cada região do país com percentual de preenchimento sobre raça/cor acima de 90% no Censo Escolar 2024.
  2. Alfabetização: Premiará uma escola por região, com maior percentual de crianças alfabetizadas; um município por região com maior desempenho; e uma unidade da Federação com o maior percentual de alfabetização.
  3. Anos iniciais do ensino fundamental: O desempenho será medido pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Serão premiados uma escola, um município e uma unidade da Federação por região.
  4. Anos finais do ensino fundamental: Serão premiados uma escola da rede municipal por região, um município por região e uma unidade da Federação, de acordo com a maior pontuação obtida no Ideb dos anos finais.
  5. Ensino médio: Serão premiadas a unidade da Federação que alcançar a maior pontuação no Ideb e uma unidade escolar da rede estadual por região.
  6. Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): Serão premiados dois estudantes por unidade da Federação, além da UF que alcançar o maior percentual de participação dos estudantes no Enem, de acordo com os resultados do Ideb do ensino médio.
  7. Educação em tempo integral: Serão premiados um município por região de acordo com os resultados do Censo Escolar de matrículas alcançadas na pré-escola; anos iniciais do ensino fundamental; e anos finais do ensino fundamental, além de uma unidade da Federação para o ensino médio.
  8. Educação profissional e tecnológica (EPT): contemplará os estados que alcançarem relevantes resultados na ampliação da oferta da EPT integrada ao ensino médio, com foco no maior percentual de matrículas de estudantes pretos e pardos.

Ainda segundo a Pasta, os vencedores da categoria “Ensino Médio” ganham, além de troféu de reconhecimento, prêmios de R$ 500 mil para o estado ou o Distrito Federal; R$ 300 mil para cada município; e R$ 100 mil para cada unidade escolar.

 

 

Diário do Nordeste

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Ipueiras e Pires Ferreiras no Ceará são destaque no ‘Prêmio MEC da Educação Brasileira’

AULA DE EDUCACAO FISCAL FOTOS: TIAGO STILLE/ GOV. DO CEARA
foto de Lula, Camilo Santana e Elmano de Freitas no Prêmio MEC da Educação Brasileira
Legenda: Premiação contou com a presença do presidente Lula, do ministro da Educação, Camilo Santana, e do governador do Ceará, Elmano de Freitas Foto: Ângelo Miguel/MEC

Seis municípios do Ceará foram destaque no ‘Prêmio MEC da Educação Brasileira’, honraria do Governo Federal que reconhece iniciativas voltadas para a promoção de avanços na educação do País.

As cidades cearenses de Monsenhor Tabosa, Novo Oriente, Sobral, Pires Ferreira, Ipueiras e Icó estão entre as premiadas na cerimônia que ocorreu nesta segunda-feira (11), no Palácio do Planalto, em Brasília. (Veja os detalhes das categorias abaixo)

No total, o estado do Ceará foi premiado em R$ 2 milhões por apresentar os melhores resultados entre os estados brasileiros nas categorias de alfabetização, anos iniciais do Ensino Fundamental, anos finais do Ensino Fundamental e Enem, sem considerar as premiações destinadas especificamente aos municípios e às escolas cearenses vencedoras.

Além do Ceará, também foram premiados três estados, 35 municípios e 20 escolas. Ao todo, foram entregues 62 troféus e 54 medalhas em oito categorias: Educação Infantil; Alfabetização; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Anos Finais do Ensino Fundamental; Ensino Médio; Enem; Educação em Tempo Integral; e Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Além disso, 49 professores foram homenageados pelo trabalho que realizam nas escolas e municípios premiados.

Conforme o edital do prêmio, podem ser pagos, por categoria, até R$ 500 mil para o estado, R$ 300 mil para cada município e R$ 100 mil para cada escola.

Os recursos serão repassados conforme regulamento específico: para estados e municípios, por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR); e, para as escolas, pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), com prestação de contas prevista no âmbito dos programas.

O Prêmio MEC da Educação Brasileira reconheceu 54 alunos pelo alto desempenho na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entre eles dois estudantes cearenses.

O Ceará foi, inclusive, o Estado com maior participação no certame que é a principal porta para a educação superior do Brasil. O governador do Estado, Elmano de Freitas, também esteve presente na premiação.

O prêmio é uma forma de mobilizar toda a comunidade educacional deste país e reconhecer redes e escolas públicas em contexto de alta vulnerabilidade, contribuindo para a redução de desigualdades raciais no acesso e na permanência escolar.
Camilo Santana

Ministro da Educação

 

Categorias em que o Ceará foi destaque

Entre as categorias em que o Estado do Ceará ficou em evidência pela relevância de projetos educacionais, estão a educação infantil, em que o município de Monsenhor Tabosa foi reconhecido com a maior taxa de cobertura em creche.

Já a cidade de Novo Oriente, além de apresentar os melhores resultados de alfabetização entre os municípios, teve o Centro de Ensino Infantil e Fundamental Otávio Rodrigues Cavalcante entre as escolas com melhor desempenho do País na categoria.

Em relação aos anos iniciais do Ensino Fundamental, a Escola Municipal Mocinha Rodrigues, de Sobral, teve os melhores resultados entre as unidades de ensino e Pires Ferreira alcançou êxito entre os municípios.

Como sublinhado pelo Diário do Nordeste nesse domingo (10), a Escola Família Agrícola Padre Eliésio dos Santos, de Ipueiras, conquistou a categoria “Ensino Médio” ao apostar na proximidade entre campo, família e ambiente educacional. A unidade agrícola cearense foi criada em 2017 e funciona no formato “internato”, tendo como base a “Pedagogia da Alternância”, método que visa a interação entre o estudante do campo e a realidade dele no cotidiano.

O município de Icó foi exaltado na categoria de “Educação em Tempo Integral” nos anos finais do ensino fundamental.

Veja todos os municípios e as respectivas premiações abaixo:

EDUCAÇÃO INFANTIL

Maior taxa de cobertura em creche

  • Monsenhor Tabosa (CE)

Premiação: ​Educação Infantil – troféu e R$ 300 mil para cada município, com base na taxa de cobertura em creches, de acordo com o Censo 2022 (IBGE).

ALFABETIZAÇÃO

Melhores resultados – escolas​​

  • Centro de Ensino Infantil e Fundamental Otávio Rodrigues Cavalcante – Novo Oriente (CE)

Melhores resultados – municípios​

  • Novo Oriente (CE)

Melhores resultados – estado​ ​Ceará

Premiação: Alfabetização – troféu e R$ 500 mil para o estado; R$ 300 mil para cada município; e R$ 100 mil para cada escola, com base no percentual de Avaliação de Alfabetização 2024.

ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Melhores resultados – escolas​

  • Escola Municipal Mocinha Rodrigues – Sobral (CE)

Melhores resultados – municípios​

  • Pires Ferreira (CE)

Melhores resultados – estado​

  • ​Ceará

Premiação: Anos Iniciais do Ensino Fundamental – troféu e R$ 500 mil para o estado; R$ 300 mil para cada município; e R$ 100 mil para cada escola, com base no Ideb 2023.

ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Melhores resultados – estado​

  • ​Ceará

ENSINO MÉDIO

Melhores resultados – escola​​

  • Escola Família Agrícola Padre Eliésio dos Santos – Ipueiras (CE)

Premiação: Ensino Médio – troféu e R$ 500 mil para o estado; e R$ 100 mil para cada escola, com base no Ideb 2023.

EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM)

Melhores resultados – redação

Alunos:

  • Pedro Ricardo Alves Freitas (CE)
  • Ruan Marcos Sampaio (CE)

Maior participação – estado

  • Ceará

Premiação: Enem – troféu e R$ 500 mil para o estado com maior percentual de participação dos estudantes concluintes da rede pública; e medalhas, smartphones e tablets aos estudantes com alto desempenho na redação.

EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL

Anos finais do ensino fundamental – municípios​

  • Icó (CE)

Premiação: Educação em Tempo Integral – troféu e R$ 500 mil para o estado; e R$ 300 mil para cada município, com base no percentual de matrículas de pretos e pardos em tempo integral.

>> Confira a lista completa com os premiados de 2025

Seleção dos premiados

Segundo o MEC, os vencedores da edição de 2025 foram selecionados com base em indicadores oficiais da educação básica, como o Censo Escolar, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a Avaliação da Alfabetização e o Enem, além do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Todas as análises foram realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), sem abertura de editais ou inscrição prévia.

Os recursos deverão ser utilizados pelos entes federativos e escolas para melhorias de infraestrutura escolar, reconhecimento e valorização dos profissionais da educação.

 

 

 

Diário do Nordeste

 

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Vetado pelo governo Lula – Justiça autoriza pagamento de pensão e indenização à crianças vítimas do vírus Zika

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta segunda-feira (11) o governo federal a garantir a continuidade do pagamento de auxílio para vítimas do vírus Zika.

Dino atendeu ao pedido feito pela Advocacia-Geral da União (AGU) para assegurar a segurança jurídica dos pagamentos após as alterações legislativas sobre a matéria. Pela decisão do ministro, o auxílio está garantido para todas as crianças que se enquadram nos critérios estabelecidos na Lei 15.156/2025.

Conforme a norma, as vítimas têm direito à indenização em parcela única de R$ 50 mil, além de pensão especial, mensal e vitalícia. O benefício vale para pessoas com deficiência permanente de doença congênita decorrente do vírus Zika.

“Trata-se de quadro de vulnerabilidade social e de saúde pública sem precedentes, resultante de surto que atingiu um conjunto delimitado de mães, marcadamente em determinadas regiões do país, e para o qual, até o presente momento, inexiste explicação científica incontroversa. Nessa conjuntura, o Poder Judiciário pode e deve assegurar a concretização desses direitos”, argumentou Dino.

Os pagamentos estavam previstos em um projeto de lei que foi parcialmente vetado pela Presidência da República por falta de adequação às regras fiscais. Contudo, uma medida provisória manteve os pagamentos.

Em seguida, a medida perdeu a vigência. Diante do impasse, um novo projeto de lei passou a valer, mas não havia segurança jurídica para manter os benefícios.

 

DERRUBADA DE VETO

No dia 17 de junho, o Congresso Nacional derrubou o veto ao projeto de Lei que previa a pensão vitalícia a pessoas com deficiência causada pelo vírus Zika durante a gestação.

A medida era um dos 60 itens na pauta da sessão daquele dia. Um acordo entre o Governo e a oposição permitiu a votação em bloco de 29 propostas consensuais, tanto para manutenção quanto para a derrubada.

 

Diário do Nordeste

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Com valor médio de R$ 5,25, etanol do Ceará é o mais caro do Nordeste

Com o custo médio de R$ 5,25 por litro, o Ceará possui o Etanol mais caro do Nordeste e o quarto do Brasil. No País, o Estado só ficou abaixo do Acre (R$ 5,27), Amapá (R$ 5,37) e Amazonas (R$ 5,49).

Os dados são da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), coletados entre os dias 3 e 9 de agosto. Confira mais abaixo os valores de todos os estados brasileiros.

Conforme a pesquisa, o preço mais em conta do litro encontrado no Estado foi de R$ 4,79 e o mais caro de R$ 5,62. No total, 102 postos de combustíveis foram analisados.

Em Fortaleza o valor médio foi igual ao do Ceará, de R$ 5,25. O município com o menor custo do combustível no Estado foi Quixadá (R$ 5,06). Em seguida aparece Limoeiro do Norte (R$ 5,17) e Juazeiro do Norte (R$ 5,22).

Ao passo que Itapipoca está com o montante mais caro do Estado, com R$ 5,59 por litro, entre os sete municípios pesquisados pela ANP.

Considerando a média regional do Nordeste, a quantia cobrada por litro está em R$ 4,75. No Brasil, o número chega a R$ 4,17.

Veja os preços médios do Etanol pelo Brasil

  • Amazonas: R$ 5,49
  • Amapá: R$ 5,37
  • Acre: R$ 5,27
  • Ceará: R$ 5,25
  • Roraima: R$ 5,15
  • Alagoas: R$ 5,11
  • Rondônia: R$ 4,99
  • Rio Grande do Norte: R$ 4,96
  • Sergipe: R$ 4,94
  • Maranhão: R$ 4,79
  • Tocantins: R$ 4,78
  • Rio Grande do Sul: R$ 4,76
  • Pará: R$ 4,75
  • Pernambuco: R$ 4,69
  • Bahia: R$ 4,62
  • Distrito Federal: R$ 4,62
  • Piauí: R$ 4,57
  • Paraíba: R$ 4,48
  • Espírito Santo: R$ 4,45
  • Goiás: R$ 4,44
  • Rio de Janeiro: R$ 4,41
  • Paraná: R$ 4,40
  • Minas Gerais: R$ 4,15
  • Mato Grosso: R$ 3,97
  • São Paulo: R$ 3,95
  • Mato Grosso do Sul: R$ 3,89

Gasolina

O preço médio de revenda da gasolina no Ceará foi de R$ 6,42 por litro, o segundo mais caro da Região e o nono do Brasil no período.

O Nordeste, por sua vez, apresentou valor médio menor, de R$ 6,17 por litro, e o Brasil de R$ 6,19. Fortaleza ficou com R$ 6,41 por litro.

Óleo Diesel e S10

Com R$ 6,06 por litro, o Ceará teve o segundo valor médio do diesel mais caro do Nordeste e o 12º do Brasil no período pesquisado. Já o diesel S10 ficou em R$ 5,99.

Em Fortaleza, o diesel S10 está em R$ 5,84 por litro, enquanto o valor do diesel não foi divulgado.

Já o custo do litro no País foi de R$ 5,99 para o combustível e R$ 6,06 para o S10. No Nordeste, estava em R$ 5,94/L e R$ 5,97, respectivamente.

GNV e Gás de cozinha (GLP)

O Gás Natural Veicular (GNV), por sua vez, teve um custo médio, no Ceará, de R$ 5,15. O segundo maior do Brasil, atrás apenas de Minas Gerais (R$ 5,16).

O valor é acima do registrado na Região, com R$ 4,61, e no País, com R$ 4,59.

Por fim, o preço do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), conhecido popularmente como gás de cozinha, está em R$ 99,99 no Ceará. O número é abaixo da média do Nordeste (R$ 105,96) e do Brasil (R$ 107,49). Já o preço médio em Fortaleza foi o mesmo do Estado.

 

 

 

O Povo

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Fortaleza CE – Entregador é agredido por cliente, e motoqueiros derrubam portão de condomínio

Um entregador que presta serviços por aplicativo foi agredido por um cliente em um prédio na Rua Doutor Tomaz Pompeu, no Bairro Meireles, em Fortaleza, na noite deste domingo (10).

Vídeos feitos momentos após o ataque mostram a vítima, identificada como Alex, caída na calçada do prédio do agressor, com sangramento da cabeça e o olho roxo, amparado por colegas da categoria.

Conforme um dos entregadores que ajudou a socorrer a vítima, a confusão ocorreu devido a uma divergência na forma do pagamento.

Entregador foi agredido por cliente dentro de prédio durante confusão por divergência na forma de pagamento. — Foto: Reprodução
Entregador foi agredido por cliente dentro de prédio durante confusão por divergência na forma de pagamento. — Foto: Reprodução

“O cliente pediu um medicamento e colocou que iria pagar no crédito. Ele [entregador] levou a máquina e no momento de receber o homem queria pagar no Pix. O Alex explicou que não tinha como receber, pois a máquina já estava programada para receber no crédito. O cliente se alterou com ele, começou a dizer as coisas, pegou o medicamento e começou as agressões”, disse o outro entregador, que preferiu não se identificar.

 

Ainda segundo a testemunha, Alex tentou sair do prédio pelo muro, mas não conseguiu.

“Depois que ele já estava no chão ensanguentado, o pai do agressor desceu do apartamento e quis dar o dinheiro para o entregador”, afirmou a testemunha.

Em represália pela agressão do colega, um grupo de entregadores fez um buzinaço e derrubou o portão do prédio onde o caso ocorreu. — Foto: Reprodução
Em represália pela agressão do colega, um grupo de entregadores fez um buzinaço e derrubou o portão do prédio onde o caso ocorreu. — Foto: Reprodução

Alex foi socorrido e levado para a Unidade de Pronto Atendimento do Bairro Cristo Redentor. Posteriormente, ele foi transferido para o Hospital Instituto Doutor José Frota (IJF), onde passou por exames e permanece internado. Não há informações sobre o estado de saúde dele.

Em represália pela agressão ao trabalhador, um grupo de entregadores se reuniu na frente do prédio e fez um buzinaço no local. Além disso, alguns entregadores derrubaram os portões da entrada do edifício.

A Secretaria da Segurança informou que a Polícia Militar foi chamada para ocorrência. Um boletim de ocorrência foi registrado e a Delegacia do 2° Distrito Policial é responsável pelas investigações sobre a lesão corporal.

g1

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Concursos no Ceará: são quase 2 mil vagas e salário superior a R$ 29 mil. Confira as oportunidades

Diversas possibilidades de vagas de emprego estão disponíveis em concursos com inscrições abertas. São oportunidades tanto na esfera federal, estadual ou municipal. O POVO mapeou 17 editais com inscrições abertas ou prestes a iniciar, somando quase 2 mil vagas.

As oportunidades selecionadas são diversas, com cargos efetivos, temporário e cadastro de reserva, com remunerações que alcançam os R$ 29,6 mil.

Dentre os destaques nos processos seletivos desta semana estão as vagas ofertadas para atuar em tribunais, prefeituras e universidades.

 

Nesta matéria, você vai ler informações sobre as seleções:

  1. TJCE – 44 vagas | Inscrições até 19 de setembro
  2. Funai (temporários) – 900 vagas| Inscrições até abril de 2026
  3. Unilab – 2 vagas | Inscrições até 4 de setembro
  4. Universidade Federal do Cariri – 6 vagas | Inscrições até 13 de agosto
  5. CRBio – 3 vagas | Inscrições até 11 de setembro
  6. Crefito 6 – 3 vagas | Inscrições até 14 de agosto
  7. Prefeitura de Fortaleza/Imparh (cadastro de reserva) | Inscrições até 20 de agosto
  8. Prefeitura de São João do Jaguaribe – 114 vagas | Inscrições até 25 de agosto
  9. Superintendência de Obras Públicas (SOP-CE) – 61 vagas | Inscrições até 21 de agosto
  10. Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH-CE) – 1 vaga | Inscrições até 12 de agosto
  11. Prefeitura de Cariré – 22 vagas | Inscrições até 17 de agosto
  12. Prefeitura de Limoeiro do Norte – 1.164 vagas | Inscrições até 17 de agosto
  13. Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais – 115 vagas | Inscrições até 2 de setembro
  14. Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS – AgSUS – 130 vagas | Inscrições até 25 de agosto
  15. Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal – CRM-DF – 12 vagas | Inscrições até 1º de setembro
  16. Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul – TCE-RS – 45 vagas | Inscrições até 20 de agosto
  17. Tribunal de Justiça de São Paulo – TJSP (cadastro de reserva) | Inscrições de 13 de agosto a 22 de setembro

TJCE (44 vagas)

O concurso do Tribunal de Justiça do Ceará oferta 44 vagas para delegações extrajudiciais de notas e de registros, funções notariais tradicionalmente ocupadas por concurso público de provas e títulos.

Os candidatos devem observar critérios de ingresso por provimento ou remoção. O período de inscrições se estende de 21 de agosto a 19 de setembro, e devem ser feitas pela internet, no site da Cebraspe.

Os delegatários dos serviços notariais e de registro serão remunerados, exclusivamente, por meio de emolumentos cobrados em razão do ofício.

Funai (Contratação Temporária) – 900 vagas

A Fundação Nacional do Índio (Funai) está com processo seletivo aberto para contratação temporária de 900 profissionais, com escolaridade média e superior.

As inscrições são gratuitas no site. A seleção tem início em diferentes datas, que vão de 9 de julho até abril de 2026, conforme o bloco de vagas e local de atuação.

As oportunidades são distribuídas em todas as regiões do País. Os contratados atuarão em unidades de referência da Funai (Coordenações Regionais) nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Há também na Coordenação-Geral de Monitoramento Territorial da Diretoria de Proteção Territorial (CGMT/DPT), em Brasília-DF. A remuneração varia conforme o cargo e área de atuação, mas pode chegar a R$ 6.681,70.

Universidade Federal do Cariri (6 vagas)

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) anunciou o lançamento de um processo seletivo para contratação de professores do Magistério Superior. São oportunidades para os campi de Juazeiro do Norte e Barbalha.

São seis vagas disponibilizadas para candidatos com graduação e mestrado na respectiva área em que pretende atuar.

Confira as oportunidades da seleção da UFCA:

  • Juazeiro do Norte: Administração Geral e Marketing (1 vaga); Direito Público e Privado (1 vaga); Economia e Finanças (1 vaga); Cálculo e Álgebra/Matemática (1 vaga); Design Gráfico (1 vaga);
  • Barbalha: Saúde Coletiva-Clínica Médica-Internato (1 vaga).

As vagas têm jornada semanal de 40 horas e a remuneração mensal varia de R$ 4.326,60 a R$ 6.949,07, a depender da titulação do profissional.

As inscrições seguem abertas até 13 de agosto, com taxa de inscrição de R$ 174, no site da UFCA.

Unilab (2 vagas)

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab – CE) está com quatro vagas para cargo de professor. Salários entre R$ 4.651,09 e R$ 13.288,85 ao mês.

As vagas estão distribuídas nas seguintes áreas: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem (1 vaga) e Linguística (1 vaga).

Para participar, os interessados devem efetuar as inscrições mediante o envio da documentação especificada no edital para o e-mail do respectivo setor de estudo e nos seguintes períodos:

Setor de Estudos – Linguística: 25 de julho de 2025 a 24 de agosto de 2025

Setor de Estudos – Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem: 25 de julho de 2025 a 24 de agosto de 2025

Confira edital 

CRBio 5 (3 vagas)

O Conselho Regional de Biologia – 5ª Região (CRBio 5), com atuação no Ceará, Pernambuco, Paraíba, Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte, publicou o edital com oferta de três vagas para cargos de níveis médio e superior.

As oportunidades são para os cargos de Assistente Administrativo (1 vaga); Agente de Contratação (1 vaga); Analista Contábil (1 vaga). A remuneração pode chegar a R$ 3.646.

O prazo de inscrições é de 30 de julho de 2025 a 11 de setembro de 2025, de forma online, mediante o pagamento de uma taxa no valor entre R$ 45 e R$ 56.

Confira aqui o edital 

Crefito 6 (3 vagas)

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 6ª Região (Crefito 6) prorrogou até 14 de agosto as inscrições do seu concurso público.

São ofertadas três vagas para o cargo de Auxiliar Administrativo (nível médio) e Agente Fiscal (nível superior). Remuneração é de até R$ 4.608.

O Crefito 6 abrange os estados do Ceará, Piauí, Maranhão, Pará, Amazonas, e os territórios federais de Roraima e Amapá. E a sede fica em Fortaleza.

Prefeitura de Fortaleza/Imparh (cadastro de reserva)

A Prefeitura de Fortaleza abriu processo seletivo para formação de cadastro de reserva para o cargo de professor substituto, com lotação no Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh).

As oportunidades são para as seguintes áreas: Artes, Ciências, Educação Física, Educação Física Bilíngue, Ensino Religioso, Geografia, História, Inglês, Matemática e Português.

Os candidatos devem ter licenciatura plena na área em que pretende atuar e atender a outros requisitos estabelecidos no edital.

A remuneração para a função é de R$ 33,82 por hora/aula. As inscrições seguem até o dia 20 de agosto, com taxa de inscrição de R$ 120. Mais informações podem ser obtidas no site da Prefeitura de Fortaleza.

SOP-CE (61 vagas)

A Superintendência de Obras Públicas (SOP) está com um processo seletivo aberto para o preenchimento de 61 vagas imediatas, além da formação de cadastro reserva.

O salário varia entre R$ 2.414,28 a R$ 8.000. As oportunidades são destinadas para o nível superior e técnico e estão distribuídas nas seguintes áreas:

  • Arquiteto
  • Engenheiro Civil
  • Engenheiro Eletricista
  • Técnico em Edificações
  • Topógrafo

As inscrições estarão abertas até 21 de agosto, no site da banca organizadora, o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan).

A taxa custa R$ 126 e deve ser paga por meio de Documento de Arrecadação Estadual (DAE) até o dia 22 de agosto.

Além disso, a previsão de aplicação das provas é para o dia 21 de setembro. A admissão dos aprovados será por contratação por um período de 12 meses, admitindo prorrogação por igual período.

ISGH (1 vaga)

O Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) do Ceará está com uma vaga aberta, de caráter temporário, por meio do processo seletivo simplificado.

O objetivo é realizar a contratação de um Desenhista Técnico, com carga horária máxima de 44 horas semanais de trabalho. O salário previsto é de R$ 2.788,60 por mês.

Para concorrer, é preciso ter certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio com curso técnico ou profissionalizante em edificações.

As inscrições devem ser realizadas no site da banca organizadora, o Instituto Consulpam até o dia 12 de agosto. A taxa custa R$ 60.

Prefeitura do Cariré (22 vagas)

A Prefeitura do Cariré está com 22 vagas efetivas abertas para o cargo de Guarda Civil Municipal. O certame, organizado pelo Instituto Consulpam, vale um salário mínimo, de R$ 1.518.

O concurso da Guarda Municipal prevê que, do total de oportunidades, 16 serão de ampla concorrência, quatro destinadas a pessoas negras e duas reservadas para pessoas com deficiência.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente no site da banca organizadora até o dia 17 de agosto. Por outro lado, a taxa de inscrição é de R$ 120, com possibilidade de isenção para doadores de medula óssea ou inscritos no CadÚnico.

CPRM (115 vagas)

A Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) está com 115 oportunidades abertas, além de formar cadastro reserva.

Os cargos disponíveis se direcionam aos profissionais com nível de escolaridade superior, médio e técnico. Já o salário inicial varia entre R$ 4.442,68 e R$ 10.577,48, para jornadas de 40 horas semanais.

O certame é para diversos estados do Brasil, incluindo o Ceará. As inscrições devem ser realizadas até o dia 2 de setembro, no site da banca organizadora, a Fundação Getúlio Vargas (FGV). A taxa custa de R$ 100 a 180.

Prefeitura de São João do Jaguaribe (114 vagas)

A Prefeitura de São João do Jaguaribe (localizado a 221,7 km de Fortaleza) confirmou a abertura de três editais de concurso público para contratação de 114 profissionais.

As oportunidades são dedicadas a candidatos de nível Superior, Médio/Técnico e Fundamental. (Veja abaixo a lista de vagas de cada edital).

A jornada de trabalho das funções varia de 20 a 40 horas semanais, com remuneração de R$ 1.518 a R$ 11.400. As inscrições seguem abertas até o dia 25 de agosto no site da banca, o Instituto Consulpam. A taxa de inscrição varia de R$ 65 a R$ 140.

Confira as vagas disponíveis:

  • Edital nº 1/2025: Agente Administrativo (7 vagas); Assistente Social (2 vagas); Auxiliar de Serviços Gerais (13 vagas); Bibliotecário (1 vaga); Cozinheira (2 vagas); Motorista Categoria B (4 vagas); Motorista Categoria D (3 vagas); Motorista Categoria E (1 vaga); Nutricionista (2 vagas); Psicólogo (3 vagas); Psicopedagogo (1 vaga); Recepcionista (3 vagas); Atendente de Farmácia (2 vagas); Inspetor Sanitário (1 vaga); Fisioterapeuta (1 vaga); Enfermeira (4 vagas); Técnico de Enfermagem (6 vagas); Técnico de Análise Clínica (1 vaga); Bioquímico (1 vaga); Médico (3 vagas); Cirurgião Dentista (4 vagas); Terapeuta Ocupacional (1 vaga); Entrevistador Cadastro Único (1 vaga); Orientador Social (3 vagas); Operador de Máquinas (1 vaga); Coveiro (1 vaga); Engenheiro Civil (1 vaga); Técnico em Aquicultura (1 vaga); Engenheiro de Pesca (1 vaga); Monitor de Esportes (1 vaga); Fiscal de Tributos (2 vagas);
  • Edital nº 02/2025: Professor Ciências (3 vagas); Professor Educação Física (3 vagas); Professor Educação Infantil (9 vagas); Professor EJA (2 vagas); Professor Geografia (2 vagas); Professor História (2 vagas); Professor Inglês (2 vagas); Professor Matemática (2 vagas); Professor Polivalente (6 vagas); Professor Português (2 vagas); Professor de Libras (1 vaga);
    Edital nº 03/2025: Agente de Combate às Endemias (2 vagas).

Prefeitura de Limoeiro do Norte (1.164 vagas)

A Prefeitura de Limoeiro do Norte está com mais de 1,1 mil vagas abertas. Destas, 293 são imediatas e outras 871 são para cadastro reserva.

A seleção prevê salários iniciais variáveis de R$ 1.518 a R$ 29.600, para jornadas de até 40 horas semanais. As inscrições seguem disponíveis até 17 de agosto.

Para se inscrever, é necessário acessar o site da banca responsável e preencher o formulário com os dados solicitados. A taxa custa R$ 95 (nível médio/técnico), R$ 70 (nível fundamental) ou R$ 120 (nível superior).

Todos os candidatos inscritos no processo seletivo simplificado serão avaliados por meio de provas objetivas, que estão previstas para ocorrer em 28 de setembro.

AgSUS (130 vagas)

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS) está com inscrições abertas para preencher 130 vagas e cadastro de reserva, com chances para candidatos de nível Médio e Superior.

Com sede no Distrito Federal, o processo seletivo da AgSUS prevê jornada de trabalho de 40 horas semanais, com remuneração mensal que varia de R$ 4 mil a R$ 16.663,50.

São oportunidades para dois cargos, com diversidade de funções relacionadas:

  • Analista de Gestão – AgSUS:
    Administrativo (45 vagas);
    Advogado (4 vagas);
    Arquiteto (1 vaga);
    Comunicação Social (1 vaga);
    Contabilidade (3 vagas);
    Designer Gráfico (1 vaga);
    Enfermeiro do Trabalho (1 vaga);
    Engenharia Civil (1 vaga);
    Engenharia de Segurança no Trabalho (1 vaga);
    Engenharia Elétrica (1 vaga);
    Medicina do Trabalho (1 vaga);
    Psicologia (3 vagas);
    Saúde Pública (40 vagas);
    Tecnologia da Informação (3 vagas).
  • Auxiliar de Gestão – AgSUS
    Auxiliar de Gestão (24 vagas).

A banca organizadora do certame é a FGV e as inscrições estão disponíveis online até as 16 horas do dia 25 de agosto, com taxa de inscrição variando de R$ 70 a R$ 120.

CRM-DF (12 vagas)

Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF) está com inscrições abertas para concurso público que visa preencher 12 vagas e formar cadastro de reserva.

As oportunidades são destinadas a candidatos de nível Médio e Superior. A carga horária varia de 20 a 40 horas semanais, com remuneração mensal de R$ 7.500 a R$ 11 mil.

Os cargos disponibilizados no certame são os seguintes:

  • Advogado (2 vagas);
  • Analista de Gestão (1 vaga);
  • Analista de T.I. (1 vaga);
  • Contador (1 vaga);
  • Médico Fiscal (1 vaga);
  • Assistente Administrativo (3 vagas);
  • Técnico em Arquivologia (1 vaga); e
  • Técnico de T.I (2 vagas).

período de inscrições segue em andamento até o próximo dia 1º de setembro, com taxas variando de R$ 50 a R$ 70, no site da banca responsável, o Instituto Ibest.

TCE-RS (45 vagas)

Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) tem concurso público com inscrições abertas para preenchimento de 45 vagas. A remuneração mensal varia entre R$ 9.801,07 a R$ 20.572,72 para jornadas semanais de 40 horas semanais.

As oportunidades são destinadas a candidatos de nível Médio e Superior.

As inscrições estão disponíveis de forma online, até o próximo dia 20 de agosto, no site da banca organizadora, o Cebraspe. A taxa de inscrição custa entre R$ 118,79 e R$ 270,84, a depender da vaga pretendida.

TJSP (cadastro de reserva)

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) publicou o edital de concurso público para formação de cadastro de reserva para o cargo de Escrevente Técnico Judiciário.

São oportunidades para atuação em sete diferentes comarcas da Justiça de São Paulo. A função exige do candidato Ensino Médio até a data da posse.

salário inicial é de R$ 6.345,94 com atuação em jornada de 40 horas semanais, com benefícios como auxílio-alimentação, saúde e transporte.

As inscrições no certame estão disponíveis a partir do dia 13 de agosto e seguem até 22 de setembro, por meio do site da banca organizadora, a Fundação Venesp, com taxa de inscrição de R$ 81.

Confira as locações disponíveis:

  • Comarca da Capital (São Paulo)
  • Comarca de São Bernardo do Campo – inclui Diadema
  • Comarca de Santo André – inclui Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e São Caetano do Sul
  • Comarca de Osasco – inclui Barueri, Carapicuíba, Jandira e Santana de Parnaíba
  • Comarca de Guarulhos – inclui Arujá, Mairiporã e Santa Isabel
  • Comarca de Mogi das Cruzes – inclui Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano
  • Comarca de Itapecerica da Serra – inclui Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapevi, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista

 

 

 

O Povo

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Ipu CE – Jovem morre vítima de queda de motocicleta no Bairro Caixa D’água.

Local do acidente.

Um acidente de Trânsito (queda de moto), com Vítima Fatal foi registrado na madrugada desta  segunda feira 11/08/2025, no Bairro Caixa D’água na cidade do Ipu, vitimando fatalmente o jovem:  Douglas Silva, de 22 anos, residente na Rua São Domingos.

Segundo informações, a vítima retornava de um evento festivo pilotando sua moto, quando acabou perdendo o controle do veículo vindo a cair e tendo morte imediata. O corpo de Douglas foi encaminhado para o IML na cidade de Crateús.

 

 

com informações do repórter Gonçalinho Rodrigues

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Governo Federal articula cooperação dos Prefeitos do Ceará com a China; veja cidades

Reunião formal em uma sala de conferência com 16 pessoas sentadas ao redor de uma mesa retangular de madeira, entre gestores municipais e representantes da União. Todos estão vestidos formalmente, com ternos, gravatas e roupas sociais. Há documentos, copos de água, xícaras de café, celulares e um teclado sobre a mesa. Ao fundo, há uma parede com painéis de madeira e outra com vidro escuro. A atmosfera é séria e profissional, sugerindo um encontro institucional ou governamental.
Legenda: Uma nova reunião deve ser realizada em breve para dar seguimento ao planejamento. Foto: Reprodução/Famem

Antes mesmo do tarifaço imposto pelos Estados Unidos ao Brasil, uma articulação interfederativa entre municípios do Nordeste e a União já visava expandir as relações com a China. Na última semana, a convite da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), os prefeitos cearenses de Quixeramobim, Cirilo Pimenta (PSB), e do Crato, André Barreto (PT), foram a Brasília tratar de uma viagem de 15 dias ao país asiático, prevista para novembro.

A cooperação paradiplomática, ou seja, que envolve entes menores da federação em tratativas internacionais, busca não só estreitar laços econômicos, mas também atrair capital de conhecimento, com investimentos em ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento de cidades nos dois países.

É o que explica Milton Pomar, consultor de relações institucionais China-Brasil, que participou do encontro e apresentou oportunidades estratégicas de cooperação com o país asiático. As tratativas devem envolver seminários nos municípios com o setor produtivo e viagens de chineses ao Ceará e outros estados nordestinos.

“(A gente busca) identificar as potencialidades de cada município em turismo, artesanato, indústria, produtos agropecuários, mineração, energia, que possam interessar empresas da China, e vice-versa. A partir dessas informações, a gente tenta identificar cidades que tenham complementaridade na China e que possam realmente contribuir para uma cooperação”, explicou Milton.

Cirilo Pimenta, de Quixeramobim, já pretendia cruzar o mundo em outubro para tratar de negócios, mas a articulação da SRI o motivou a estabelecer contato com os asiáticos de maneira integrada a outros entes municipais.

O objetivo, segundo ele, é estreitar relações comerciais sobre itens basilares da economia desses entes – como gêneros alimentícios derivados de ovinos e caprinos – e intensificar a presença chinesa no Ceará para a exploração de minérios como o lítio, essencial para as indústrias de eletrônicos e de automóveis.

“Hoje já tem um bocado de chinês na região. A gente tem lítio, granito, calcário, pedras semipreciosas. A região toda tem”, disse ao PontoPoder.

Quixeramobim fica no Sertão Central do Ceará, que abriga, ainda, cidades como Quixadá e Solonópole, apontadas como grandes reservas do mineral estratégico. “A Prefeitura tem disponibilizado geólogos para fazer pesquisas para saber a concentração de minérios nessa região”, complementa Cirilo Pimenta.

 

O Cariri também foi representado na reunião por André Barreto, prefeito do Crato. “O Governo Lula assinou vários acordos com os chineses, e eles estão querendo fazer com que essas oportunidades cheguem aos municípios porque normalmente (as negociações) ficam entre o Governo Federal e Estadual”, comentou.

O prefeito de Itapipoca, Felipe Pinheiro (PT), também foi convidado, mas não pôde ir. Quem o substituiu foi o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Ellison Madeira. Ele reforçou os objetivos da articulação. “O nosso município vai preparar um portfólio institucional, definindo setores e oportunidades e articulando com os parceiros e atores econômicos locais”, explicou.

 

 

Diário do Nordeste

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Briga entre Lula x Trump atinge e prejudica o agronegócio de 16 cidades do Ceará

Pelo menos 16 municípios do Ceará terão seu setor do agronegócio fortemente impactado com a entrada em vigor da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos.

O levantamento é do Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e leva em consideração três categorias. São elas: pescados; cera de carnaúba; e água de coco, castanha, mel e melão.

 

Ao todo, essas cidades somaram pouco mais de US$ 64,7 milhões em exportações, este ano, desses seis itens. O valor equivale a aproximadamente R$ 350 milhões, conforme a cotação da última quinta-feira (7).

 

Fortaleza é o município mais impactado em questão de valores, totalizando US$ 17 milhões exportados no primeiro semestre deste ano. A cidade engloba três categorias. No pescado, é a primeira, com quase US$ 9 milhões de produtos exportados para os EUA.

Na categoria água de coco, castanha, mel e melão, está em terceiro lugar em um ranking que apresenta os 10 municípios mais impactados com o tarifaço de Donald Trump, com cerca de US$ 6 milhões. Já na cera de carnaúba, é a quarta de cinco cidades que mandam esse produto para o país norte-americano.

Conforme o professor Francisco José Tabosa, do Departamento de Economia Agrícola da Universidade Federal do Ceará (UFC), diferente dos outros municípios em que há a produção dos itens, Fortaleza é diretamente impactada por ter as indústrias de beneficiamento instaladas em seu território.

 

“A taxação tem um impacto no município de origem do produto, mas também na empresa de beneficiamento. É daí que vai para exportar. O coco, por exemplo, inegavelmente, a produção é da região de Paraipaba. Mas vai ter indústria de beneficiamento em Fortaleza, em Itapipoca. Então, as medidas afetam a cadeia toda”, explica.

 

Valores consolidados por município

(1º semestre de 2025)

  1. Fortaleza: US$ 17.076.373
  2. Paraipaba: US$ 8.591.267
  3. Aquiraz: US$ 6.990.458
  4. Aracati: US$ 6.187.947
  5. Camocim: US$ 6.154.938
  6. Acaraú: US$ 5.391.458
  7. Itarema: US$ 3.795.844
  8. Crato: US$ 2.614.350
  9. Eusébio: US$ 2.599.415
  10. Russas: US$ 2.379.433
  11. Icapuí: US$ 1.671.247
  12. Itapipoca: US$ 288.414
  13. Marco: US$ 197.100
  14. Pereiro: US$ 180.114
  15. Juazeiro do Norte: US$ 103.682
  16. Palhano: US$ 94.394

Maiores valores exportados estão na água de coco, castanha, mel e melão

Até junho de 2025, 49% das exportações cearenses de água de coco, castanha, mel e melão tiveram como destino os Estados Unidos, totalizando US$ 32,9 milhões.

 

Imagem de homens na colheita de melão
Legenda: Melão foi um dos produtos mais exportados para os EUA no primeiro semestre de 2025 Foto: Natinho Rodrigues

Nesse contexto, o município de Paraipaba é o segundo do Ceará mais impactado por conta dos coqueirais, com um valor exportado de US$ 8,5 milhões no primeiro semestre. Diferente de Fortaleza, que tem participação nas três categorias, o município do Litoral Oeste figura na lista apenas pela produção do coco.

Quando o olhar se volta para a produção de cera de carnaúba, é o município de Itarema (33,8%) o que figura com a maior parcela de exportações para os Estados Unidos em 2025. De toda a exportação do produto, até junho de 2025, 19% tinham como destino os Estados Unidos, totalizando US$ 11,2 milhões.

Já no setor de pescados, além de Fortaleza, representando 40,4% das exportações, Camocim é o segundo município mais impactado, concentrando 27,8% da pauta exportadora da categoria em 2025.

Neste primeiro semestre, 49% das exportações cearenses de pescados tinham como destino os Estados Unidos, totalizando US$ 22,5 milhões.

 

 

Diário do Nordeste

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Chefe do PCC condenado a 46 anos de prisão é morto pela polícia em Praia Grande, no litoral de São Paulo.

Guilherme Derrite anuncia morte de líder do PCC que participou de mega-assalto em SP
Guilherme Derrite anuncia morte de líder do PCC que participou de mega-assalto em SP
Luken Cesar Burghi Augusto, um dos criminosos mais procurados do Brasil, foi morto por policiais da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) após entrar em confronto com os agentes em Praia Grande, no litoral de São Paulo. A informação foi divulgada pelo secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite.

Apontado como chefe da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), Luken tem histórico de envolvimento em crimes de grande repercussão. Ele foi condenado a 46 anos e 11 meses de prisão pelo mega-assalto à empresa de transporte de valores Protege, em Araçatuba (SP).

O confronto que terminou com a morte do criminoso ocorreu na noite de sábado (9), na Avenida Dom Pedro II, no bairro Ocian. De acordo com a Polícia Militar (PM), uma equipe da Rota estava em patrulhamento quando identificou Luken.

Durante a abordagem, o criminoso reagiu à tentativa de prisão e atirou contra os policiais, que reagiram e atingiram o homem. Nenhum agente ficou ferido.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), no local foram apreendidos uma pistola calibre 9mm, munições, documentos com suspeita de falsificação e estojos de munição. A perícia foi acionada e exames residuográficos foram solicitados.

Guilherme Derrite usou as redes sociais para se manifestar sobre o caso. “Infelizmente, o indivíduo optou pelo confronto, atirou nos policiais e não restou outra alternativa a não ser a neutralização”, afirmou o secretário.

Luken Cesar Burghi Augusto era um dos criminosos mais procurados do Brasil — Foto: Reprodução
Luken Cesar Burghi Augusto era um dos criminosos mais procurados do Brasil — Foto: Reprodução

Mega-assalto

O crime aconteceu em outubro de 2017, em Araçatuba (SP). Um policial civil foi assassinado durante a ação da quadrilha que explodiu o prédio de uma empresa de valores.

À época, a companhia Protege confirmou para a polícia que os criminosos teriam aproximadamente R$ 10 milhões da sede.

Câmeras de segurança de um imóvel registraram a ação da quadrilha (veja abaixo). O g1 noticiou que cerca de 30 homens participaram do assalto, que levou pânico aos moradores.

Imagens podem ajudar a identificar bandidos que explodiram a Protege em Araçatuba (SP)
Imagens podem ajudar a identificar bandidos que explodiram a Protege em Araçatuba (SP)

Nas imagens, é possível ver os criminosos ameaçando motoristas que passavam pela rua entre a empresa e o quartel da PM. Os homens estavam armados com fuzis, e usavam capacete, colete e máscara. Ao verem a movimentação, alguns motoristas voltaram de ré. Outros que não perceberam a ação criminosa foram recebidos a tiros na rua.

Após ameaçar os motoristas, os criminosos incendiaram dois veículos para impedir a saída dos policiais do quartel próximo à sede da empresa. Houve troca de tiros.

Parte da quadrilha foi até a sede da Protege e explodiu o imóvel. Moradores do bairro relataram ao menos quatro explosões, que destruíram o prédio. O grupo ficou cerca de 40 minutos no local.

O policial civil André Luís Ferro da Silva, de 37 anos, estava de folga e foi até o local ao ser chamado pelos pais, que moram perto da empresa, onde acabou baleado.

Silva foi socorrido com vida, mas morreu enquanto era atendido na Santa Casa da cidade. Ele era integrante do Grupo de Operações Especiais (GOE).

g1

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Acidente aéreo matou duas pessoas nos Lençóis Maranhenses. Veja o que se sabe

Duas pessoas morrem em queda de avião de pequeno porte nos Lençóis Maranhenses — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Duas pessoas morrem em queda de avião de pequeno porte nos Lençóis Maranhenses — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Duas pessoas morreram após um avião de pequeno porte cair, na tarde desse sábado (9), no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, na região do município de Santo Amaro do Maranhão, a cerca de 251 km de São Luís.

As vítimas foram identificadas como Victor Manoel Brito, de 43 anos, piloto da aeronave, e Bruna Emanoely Silva Pereira, médica veterinária, de 23 anos. O avião transportava apenas os dois ocupantes, que foram encontrados mortos no local. Os corpos estão sendo velados nesta segunda-feira (11), sendo o de Victor Manoel em São Luís e o de Bruna em Santa Inês.

Onde aconteceu o acidente?

O acidente aconteceu nas proximidades da Lagoa das Pedras, em Santo Amaro do Maranhão. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), a equipe foi acionada por volta das 21h30 de sábado e finalizou o resgate às 1h45 da madrugada desse domingo (10).

Os corpos ficaram presos às ferragens da aeronave e, após a retirada, foram levados para um hospital da região. No local do acidente, os bombeiros encontraram duas mochilas com roupas e utensílios de maquiagem, um aparelho de celular, um par de sandálias e um óculos quebrado.

Quem são as vítimas?

 

Victor Manoel Brito, de 43 anos, e Bruna Emanoely Silva Pereira, de 23, morreram na queda de um avião de pequeno porte no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, em Santo Amaro do Maranhão — Foto: Montagem/g1
Victor Manoel Brito, de 43 anos, e Bruna Emanoely Silva Pereira, de 23, morreram na queda de um avião de pequeno porte no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, em Santo Amaro do Maranhão — Foto: Montagem/g1

O piloto do avião é Victor Manoel Brito, natural de São Luís. Ele era amigo próximo do deputado Francisco Nagib e apaixonado por aviação.

A outra vítima é Bruna Emanoely Silva Pereira, de 23 anos. A jovem era natural de Santa Inês e recém-formada em Medicina Veterinária. Ela trabalhava em uma empresa privada voltada ao atendimento de produtores rurais.

Segundo a advogada Nelyany Araújo, tia de Bruna, ela estava viajando de Santa Inês para São Luís para passar o Dia dos Pais com o pai dela. A jovem aproveitou a passagem de Victor Manoel, amigo da família, e seguiu de carona na aeronave.

De quem era o avião?

A aeronave, modelo anfíbio Super Petrel LS, fabricada em 2012, pertence ao deputado estadual Francisco Nagib Buzar de Oliveira (PSB) .

🛩️O que é uma aeronave anfíbia? Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), uma aeronave anfíbia é capaz de operar tanto em superfícies sólidas quanto aquáticas. O modelo permite pousos e decolagens em pistas convencionais e em hidropistas, como lagos e mares.

Em nota divulgada nas redes sociais, o deputado Francisco Nagib lamentou o acidente e prestou solidariedade às famílias das vítimas.

“Eu e minha família estamos muito tristes e abalados com o trágico acidente envolvendo uma aeronave de minha propriedade, ocorrido neste sábado,9, no município de Santo Amaro.

Infelizmente, o acidente resultou na morte de duas pessoas. Manifesto meus mais profundo sentimento de pesar às famílias das vítimas, em especial à família Britto, pela perda irreparável de seu filho, Victor Manoel Britto.

Manoel era um amigo muito próximo que a aviação me presenteou. Um jovem cheio de vida, apaixonado, com tantos sonhos pela frente. Sua partida tão precoce nos deixa um vazio imenso e uma dor difícil de expressar em palavras.

Lamento profundamente este trágico acidente e me solidarizo com as famílias e amigos, rogando a Deus que os conforte e fortaleça seus corações neste momento tão doloroso”.

g1

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Caçada ao líder de facção no RN durou 22 h e teve mais de 3 mil tiros. Entenda

Cerco de 22 horas e uma cidade em alerta: os detalhes da caçada a um criminoso
Cerco de 22 horas e uma cidade em alerta: os detalhes da caçada a um criminoso

Fantástico deste domingo (10) mostrou detalhes do cerco final ao homem mais procurado do Rio Grande do Norte.

Marcelo Bastos, de 32 anos, conhecido como Pica-Pau, estava na lista do Ministério da Justiça. O município de Extremoz (RN), famoso pela praia de Genipabu, viveu 22 horas de alerta máximo no dia 26 de julho, durante a caçada ao criminoso.

Histórico de crimes e violência

Marcelo era apontado como líder da facção “Novo Cangaço”, dissidência do “Sindicato do Crime” que atua em todo Rio Grande do Norte.

Segundo a polícia, ele era investigado por roubos a bancos, veículos de luxo e assassinatos. Em um mês, ele teria participado de pelo menos 14 homicídios.

Marcelo Bastos, de 32 anos, conhecido como Pica-Pau — Foto: Reprodução/TV Globo
Marcelo Bastos, de 32 anos, conhecido como Pica-Pau — Foto: Reprodução/TV Globo

Início da ação

 

A ação começou com uma investigação sobre um veículo roubado. Ao chegar ao local, os policiais foram surpreendidos por disparos vindos de dentro da casa.

“Derrubamos o portão, informamos que era a polícia, e foi o momento que eles começaram a efetuar os disparos contra os policiais”, relatou o delegado Celso dos Santos Duarte.

 

Paralelamente, equipes da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) já monitoravam Pica-Pau e se dirigiam ao mesmo endereço para cumprir mandado de prisão.

Os detalhes da caçada ao criminoso mais procurado do RN — Foto: Reprodução/TV Globo
Os detalhes da caçada ao criminoso mais procurado do RN — Foto: Reprodução/TV Globo

Cerco e tensão entre moradores

 

O bairro Porta do Sol foi cercado por mais de 100 policiais, entre civis e profissionais do BOPE, grupo de operações especiais.

Moradores se esconderam em casa, assustados com o barulho dos tiros e explosões.

“Tinha mais policiamento do que morador na rua. Sniper em cima da casa, esquadrão de bomba”, disse o instrutor de trânsito, Jackson Casemiro.

 

“Ficamos deitados no chão, entre a cômoda e a cama”, relatou a dona de casa Cíntia de Souza, que mora em frente à casa onde ocorreu o confronto.

 

Atirador posicionado em cima de uma casa durante caçada ao criminoso no RN — Foto: Reprodução/TV Globo
Atirador posicionado em cima de uma casa durante caçada ao criminoso no RN — Foto: Reprodução/TV Globo

Desfecho violento

 

Durante o cerco, a polícia tentou negociar a rendição de Pica-Pau, trazendo sua irmã para conversar com ele. Mesmo assim, o criminoso se recusou a se entregar.

“Não havia intenção nenhuma de se render”, afirmou o delegado Pablo Dantas Beltrão.

 

Após 22 horas de confronto, Marcelo Bastos, a namorada e um comparsa foram mortos.

A casa ficou completamente destruída, com marcas de mais de 3 mil tiros disparados.

Segundo a Polícia Federal, este foi o maior confronto armado já registrado no Rio Grande do Norte. Seis policiais ficaram feridos.

“Não acabamos com a facção, o crime é algo mais complexo que isso, porém desarticulamos naquele momento”, disse o delegado Joacir Lucena da Rocha.

 

 A casa ficou com marcas de mais de 3 mil tiros disparados — Foto: Reprodução/TV Globo
A casa ficou com marcas de mais de 3 mil tiros disparados — Foto: Reprodução/TV Globo

 

 

g1/Globo

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Morre Miguel Uribe, candidato à presidência da Colômbia baleado durante discurso

Morre Miguel Uribe, senador e pré-candidato à presidência da Colômbia
Morre Miguel Uribe, senador e pré-candidato à presidência da Colômbia
O senador e pré-candidato à presidência da Colômbia Miguel Uribe, baleado na cabeça em junho durante comício em Bogotá, morreu nesta segunda-feira (11).

Uribe, de 39 anos, era senador de oposição ao atual governo e um dos favoritos na corrida eleitoral colombiana. O senador também era neto de um ex-presidente e filho de uma jornalista sequestrada e assassinada pelo Cartel de Medellín.

O senador foi baleado na cabeça na noite de 7 de junho enquanto discursava em um evento de rua na capital colombiana, em meio ao crescimento de atos políticos visando as próximas eleições presidenciais na Colômbia, em março de 2026. No atentado, Uribe foi atingido por três tiros, dois na cabeça e um na coxa esquerda.

Desde então, Uribe estava internado no Fundação Santa Fé de Bogotá. Ele chegou ao hospital em estado crítico e esteve à beira da morte durante alguns dias, porém os médicos conseguiram estabilizar seu quadro. No entanto, Uribe voltou a ficar em condição crítica no sábado após uma nova hemorragia.

Em um boletim no sábado, o último sobre a saúde de Uribe em vida, o hospital disse que o pré-candidato havia “regredido ao estado crítico devido a um episódio de hemorragia no sistema nervoso central” ocorrido nas últimas 48 horas. Ele foi submetido a uma cirurgia de emergência e precisou voltar a ser sedado, segundo o hospital.

“O mal destrói tudo, mataram a esperança. Que a luta de Miguel seja uma luz que ilumine o caminho correto da Colômbia”, lamentou o ex-presidente Álvaro Uribe Vélez, líder do partido Centro Democrático, ao qual Uribe era filiado.

 

Miguel Uribe era casado com Maria Claudia Tarazona e deixa um filho.

Trajetória

 

Miguel Uribe, senador e pré-candidato à presidência da Colômbia, é baleado durante evento em Bogotá — Foto: Reprodução/Instagram
Miguel Uribe, senador e pré-candidato à presidência da Colômbia, é baleado durante evento em Bogotá — Foto: Reprodução/Instagram

Miguel Uribe Turbay tem 39 anos e é senador e pré-candidato à presidência da Colômbia. Uribe foi o parlamentar mais votado nas eleições de 2022.

Miguel Uribe é filho de Diana Turbay, que foi sequestrada e assassinada em 1991 por narcotraficantes que trabalhavam para Pablo Escobar, quando Uribe tinha apenas cinco anos. O caso foi retratado no livro “Notícias de um Sequestro”, do escritor e jornalista colombiano Gabriel García Márquez, que foi laureado pelo Nobel de Literatura em 1982 pelo conjunto de sua obra.

Miguel faz parte do partido de direita Centro Democrático, liderado por Álvaro Uribe. Apesar do sobrenome semelhante, os dois políticos não possuem laços familiares.

Contudo, Miguel Uribe é neto de Julio César Turbay Ayala, que foi presidente da Colômbia de 1978 a 1982.

Ataque

 

Apoiadores do senador e pré-candidato à presidência da Colômbia Miguel Uribe, baleado em um evento em Bogotá, fazem vigília em frente ao hospital para onde Uribe foi levado, em 7 de junho de 2025. — Foto: Luisa Gonzalez/ Reuters
Apoiadores do senador e pré-candidato à presidência da Colômbia Miguel Uribe, baleado em um evento em Bogotá, fazem vigília em frente ao hospital para onde Uribe foi levado, em 7 de junho de 2025. — Foto: Luisa Gonzalez/ Reuters

O ataque aconteceu durante um evento de campanha em um parque no bairro Fontinbón, em Bogotá.

Homens armados atiraram pelas costas do político, segundo um comunicado do partido de Uribe, o Centro Democrático. Imagens que circulam nas redes sociais mostram Uribe coberto de sangue e sendo socorrido por apoiadores.

A Procuradoria-Geral, responsável pela investigação do atentado, informou que o senador foi atingido por dois tiros e que outras duas pessoas também ficaram feridas. No local do ataque, um adolescente de 15 anos foi apreendido com uma arma de fogo.

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, ordenou a abertura de investigações sobre o caso.

“Miguel está lutando por sua vida neste momento”, escreveu a esposa do senador, María Claudia Tarazona, na conta dele na rede social X, durante a madrugada.

g1

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Acopiara CE – Veterinário capota carro após inalar hidrogênio vazado de tambor de sêmen

Veterinário capota carro após inalar hidrogênio vazado de tambor de sêmen, no Ceará.
Veterinário capota carro após inalar hidrogênio vazado de tambor de sêmen, no Ceará.

Um médico veterinário sofreu um acidente de carro, neste domingo (10), em Acopiara, no interior do Ceará. João Lucas Queiroz transportava, no carro dele, um tambor com sêmen de boi. O recipiente virou e passou a vazar nitrogênio, que o veterinário inalou e acabou “apagando” na direção. O carro destruiu a parede de um bar do município.

“Eu sou veterinário, trabalho com inseminação. Ia um tambor de sêmen no banco de trás do carro. Ele acabou virando e eu não percebi. Ele estava vazando nitrogênio e eu inalando. Quando percebi eu levantei ele e continuei andando. Aí, do nada, eu apaguei”, explicou o médico veterinário.

Ele perdeu o controle do carro em uma localidade de Acopiara conhecida como Vila Esperança, próximo ao Centro do município. O carro derrubou uma parede e invadiu um bar na localidade. No momento do acidente, não havia ninguém no estabelecimento.

Imagens feitas por testemunhas mostram o carro que capotou e destruiu a parede do bar. Vídeos feitos dentro do estabelecimento mostram que o veículo atingiu um balcão e alguns produtos como garrafas e engradados.

João Lucas disse que teve ferimentos leves e uma pancada na cabeça. O médico veterinário estava sozinho no carro na hora do acidente. Ele foi, primeiramente, ajudado por populares, que o tiraram de dentro do veículo. O Samu Ceará foi acionado, mas o veterinário foi levado a um hospital pelo próprio irmão.

Carro de veterinário capotou e invadiu bar em Acopiara, no interior do Ceará. — Foto: Reprodução
Carro de veterinário capotou e invadiu bar em Acopiara, no interior do Ceará. — Foto: Reprodução

 

g1

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Torneio de caça é interrompido e oito pessoas são detidas no interior do Ceará

Oito pessoas são detidas durante torneio de caça ilegal de animais silvestres no Ceará. — Foto: PMCE/Reprodução
Oito pessoas são detidas durante torneio de caça ilegal de animais silvestres no Ceará. — Foto: PMCE/Reprodução

Oito pessoas foram detidas, neste domingo (10), após a Polícia Militar interromper um torneio de caça ilegal de animais silvestres. O caso aconteceu em Lavras da Mangabeira, interior do Ceará. Os policiais também resgataram quatro tatu-galinhas e cães utilizados para a caça. O caso aconteceu em Lavras da Mangabeira.

A Polícia Militar, por meio do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), realizou uma fiscalização no Sítio Bom Lugar, na zona rural de Lavras da Mangabeira, desarticulando um torneio de caça ilegal a animais silvestres.

As oito pessoas detidas têm idades entre 19 e 35 anos, sendo sete naturais da Paraíba e um do Ceará. O grupo foi autuado por crime ambiental. Durante a fiscalização, a equipe flagrou o grupo na posse dos animais silvestres, frutos da caça ilegal na região.

Todos foram apresentados na Delegacia Regional de Icó, onde foi feito Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) com base no artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais em desfavor dos conduzidos.

Após os procedimentos, os animais foram examinados e não apresentavam ferimentos, sendo devolvidos ao habitat natural.

A legislação brasileira prevê pena de detenção de seis meses a um ano, além de multa, para quem mata, persegue, caça, comercializa ou mantém animais silvestres sem a devida autorização, com o objetivo de proteger a fauna nativa e preservar o meio ambiente.

 

g1

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Idosa é resgatada no Crato após 37 anos em trabalho doméstico análogo à escravidão

A idosa que estava em condição análoga à escravidão há 37 anos e foi resgatada por auditores fiscais do trabalho na cidade do Crato, Cariri cearense, não tinha contato com a família há quase três décadas, não recebia salário nem tinha folgas ou férias. A vítima é do Piauí.

A mulher de 61 anos era submetida a atividades como varrer a casa, lavar roupas, cozinhar, cuidar dos animais, além de auxiliar nos cuidados de outra idosa após o horário de trabalho de uma trabalhadora doméstica que era remunerada.

A idosa trabalhava de domingo a domingo, de 5h até 22h. De acordo com Daniel Area, auditor-fiscal do trabalho do Ministério do Trabalho, a idosa também não tinha quarto ou banheiro particular e dormia no mesmo espaço que a sua empregadora.

“Sendo privada de qualquer intimidade ou privacidade, sendo ceifada a sua vida privada. Diante disso, a fiscalização fez esse resgate e a encaminhou para um abrigo temporário. Em seguida, ela retornou para sua família em outro estado do Brasil”, explicou Daniel.

 

A identidade da vítima será protegida. — Foto: Divulgação
A identidade da vítima será protegida. — Foto: Divulgação

De acordo com a Divisão de Fiscalização para Erradicação do Trabalho Escravo (DETRAE), a idosa foi encontrada em uma residência na zona rural do município no dia 15 de julho.

A operação contou com apoio da Polícia Federal, do Ministério Público do Trabalho e do Centro de Referência de Direitos Humanos do município do Crato.

Após o resgate, os fiscais emitiram a guia de “Seguro-Desemprego Especial do Trabalhador Resgatado”. Dessa maneira, a vítima vai receber três parcelas de um salário mínimo.

A família que mantinha a idosa no trabalho análogo à escravidão foi notificada, mas não quitou as verbas rescisórias. Até o momento, não há informações de que alguém tenha sido preso. O Ministério Público vai tomar providências para garantir os direitos da vítima.

g1

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3

Facção teria aliciado adolescente para chefiar tráfico no Ceará e receber ordens do RJ

Imagem de apoio ilustrativo. Policiais da Draco em atividade
Imagem de apoio ilustrativo. Policiais da Draco em atividade / Crédito: Reprodução / SSPDS

Um adolescente de 16 anos de idade teria sido aliciado pelo Comando Vermelho (CV) para permanecer a frente da facção criminosa em uma comunidade no município de Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza, aponta investigação.

O jovem foi apreendido na segunda-feira, 4, por ato infracional similar ao crime de integrar organização criminosa.

Documento de representação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), obtido pelo O POVO, mostra que o adolescente foi atraído por traficantes de drogas e teria passado por três organizações criminosas, sendo elas a Guardiões do Estado (GDE), o Primeiro Comando da Capital (PCC) e, atualmente, o Comando Vermelho.

A identificação do adolescente e a comunidade não são divulgadas em cumprimento ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Conforme O POVO apurou, o garoto era conhecido pela vizinhança desde a infância.

Envolvimento com tráfico de drogas no Rio de Janeiro

O nome “Rogério Cego” é citado na representação do MPCE como o responsável por dar as ordens ao adolescente. Cego ou Coroa é Rogério Gomes de Oliveira, alvo da operação Profilaxia no ano de 2023, quando saiu do Ceará com destino ao Rio de Janeiro para uma negociação de armas na Rocinha.

O POVO noticiou a prisão de Rogério durante operação, que aconteceu no Rio de Janeiro e em Maranguape, no Ceará. Aproximadamente R$ 2 milhões em bens foram bloqueados durante a ofensiva da Polícia Civil do Ceará.

Um dos moradores, expulso de casa, descreveu à Polícia que o adolescente era conhecido na comunidade desde criança e que passou a andar armado pelas ruas e ameaçar as famílias.

O relatório da investigação da Polícia Civil aponta que Rogério segue preso no Rio de Janeiro, mas “continua a comandar atividades ilícitas neste município”, aponta a Polícia sobre a atuação em Maranguape.

Expulsão de moradores

O jovem é apontado pela Polícia Civil como responsável pela expulsão de moradores de acordo com as “regras” da facção criminosa, o que tem causado terror no município. Além disso, o rapaz estaria pichando os muros com as siglas da organização.  Durante as ações de expulsões  ele “concedia” um prazo de 24 horas para a desocupação dos imóveis.

A área comandada pelo suspeito de 16 anos de idade vive um conflito armado entre facções e a investigação mostrou que a atuação do jovem tem consolidado o domínio territorial na comunidade. O MPCE representou para que fosse imposta a medida socioeducativa e a notificação dos representantes do adolescente.

Maranguape dobrou número de homicídios

O colunista Ricardo Moura apontou a pesquisa do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024, que mostra que Maranguape é a cidade mais violenta do Brasil.

A taxa de homicídios de Maranguape é mais que o dobro da do Ceará, o número de mortes violentas dobrou em dois anos. A coluna pontuou que de janeiro a julho deste ano foram registrados 43 homicídios, sendo fevereiro o mês com mais Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), com 11 casos.

 

 

 

O Povo

ÓTICA SANTOS DUMONT - CONSULTA 3