A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou que, a partir de segunda-feira (27), prestadoras podem solicitar o licenciamento e ativações de estações 5G em outros 18 municípios do Ceará. A nova geração de internet móvel de altíssima velocidade já está disponível na Capital do Estado.
As cidades onde as operadoras, que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz — frequência por onde é transmitida a tecnologia —, podem implementar a novidade estão todas localizadas na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). (Veja a lista de municípios abaixo).
No entanto, como ressalta a Anatel, a liberação da faixa não significa que redes 5G serão instaladas de imediato nas localidades. Na verdade, como explica a agência, “a instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora“.
LISTA DE CIDADES DO CEARÁ QUE PODEM RECEBER 5G
- Caucaia;
- Maracanaú;
- Maranguape;
- Pacatuba;
- Aquiraz;
- Pacajus;
- Cascavel;
- Horizonte;
- Trairi;
- Eusébio;
- São Gonçalo do Amarante;
- Itaitinga;
- Paracurú;
- Paraipaba;
- Guaiúba;
- Pindoretama;
- Chorozinho;
- São Luís do Curu.
CELULARES QUE ACEITAM 5G
Não são todos os modelos de smartphones que possuem tecnologia 5G. Segundo a Anatel, somente 109 tipos de celulares foram certificados e homologados pela agência por executarem a nova geração de internet móvel de altíssima velocidade.
TROCA DE ANTENAS PARABÓLICAS TRADICIONAIS
Quem recebe as transmissões da TV Aberta através da antena parabólica precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências, já que a tecnologia 5G pode gerar distorção na transmissão do sinal para o objeto.
Beneficiários inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à Siga Antenado, nome fantasia da Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF).
A Anatel destaca que é fundamental que seja realizado agendamento para a instalação dos novos equipamentos. Mais informações estão disponíveis no site da Siga Antenado. Também está disponível o telefone 0800-729-2404.
DN