Um idoso de 64 anos foi detido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) transportando irregularmente 66 aves silvestres no porta-malas de um carro na BR-222, em Tianguá, interior do Ceará, na tarde do último sábado (17).

Conforme a PRF, os policiais abordaram o veículo no quilômetro 315 da rodovia. Após verificação da documentação pessoal e veicular, os agentes fizeram uma vistoria no carro, momento em que foram encontradas caixas de papelão contendo diversas aves em condições degradantes de transporte.

Das 66 aves resgatadas,  64 são papagaios-verdadeiros (Amazona aestiva) e 2 papacapim (Sporophila nigricollis). — Foto: Reprodução
Das 66 aves resgatadas, 64 são papagaios-verdadeiros (Amazona aestiva) e 2 papacapim (Sporophila nigricollis). — Foto: Reprodução

Das 66 aves encontradas, 64 eram papagaios-verdadeiros (Amazona aestiva) e 2 papacapim (Sporophila nigricollis). Os animais estavam confinados em caixas de papelão com pequenos orifícios, sem água ou comida, e sem ventilação adequada. Todos eram transportados sem permissão, licença ou autorização de autoridade competente.

Segundo a polícia, ao ser questionado pelos agentes, o idoso que conduzia o carro informou que comprou as aves no Piauí por R$6 mil, com intuito de comercializar em feiras livres de Fortaleza.

Diante da constatação do crime de tráfico de animais silvestres e maus-tratos a animais, o veículo, o condutor e as aves foram conduzidas para Delegacia de Polícia Civil, onde o homem foi autuado pela quarta vez pelo mesmo crime.

Já os animais, foram encaminhados para o Instituto Chico Mendes (ICMbio), sediado na Serra da Ibiapaba, e em seguida serão transferidos ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) em Cocal, no Piauí, para serem futuramente reinseridos na natureza após tratamento.

Aves resgatadas serão transferidas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) em Cocal, no Piauí, para serem futuramente reinseridos na natureza após tratamento. — Foto: Reprodução
Aves resgatadas serão transferidas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) em Cocal, no Piauí, para serem futuramente reinseridos na natureza após tratamento. — Foto: Reprodução

 

 

g1

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!