Ao menos sete estudantes morreram e outros cinco ficaram gravemente feridos ao caírem na terça-feira (2) do quarto andar de uma universidade na Bolívia enquanto tentavam entrar em uma assembleia, informou a polícia. O acidente ocorreu depois que a proteção entre os alunos e o vão livre acabou se rompendo.
“Neste acidente, sete morreram e cinco se encontram em estado crítico, alguns estabilizando-se” em hospitais da cidade de El Alto, informou o ministro da Saúde, Jayson Auza.
Em um balanço anterior, o ministro do Governo (Interior), Eduardo del Castillo havia informado sobre cinco mortos e três feridos na UPEA (Universidade Pública de El Alto).
Assista ao momento em que a grade cede (Aviso: Imagens fortes):
CUIDADO: Imágenes fuertes.
Ocho estudiantes de la Universidad Pública de El Alto, Bolivia, cayeron del cuarto piso tras ceder las barandas del edificio.
Hay cinco heridos y tres fallecidos.
El accidente sucedió tras una asamblea convocada esta mañana.pic.twitter.com/8LT9popIak— AJ+Español (@ajplusespanol) March 2, 2021
No entanto, ao entardecer, foi feita uma revisão dos casos, o que resultou no novo balanço divulgado pelo Ministério da Saúde.
As idades dos falecidos e feridos variam de 20 a 24 anos.
Del Castillo disse que recomendou a abertura de uma investigação sobre o ocorrido.
O acidente ocorreu enquanto os estudantes tentavam entrar em uma assembleia no quarto andar da universidade.
Segundo vídeos publicados nas redes sociais, dezenas de estudantes estavam espremidos nas portas de acesso ao local do encontro. Houve empurrões, quando uma grade de metal cedeu.
Os oito estudantes caíram no térreo, com piso de cimento, enquanto outros alunos se agarraram desesperadamente a colegas, em meio a gritos.
O coronel Jiménez disse que os estudantes assistiam “a uma assembleia” e que deu início a uma investigação para saber exatamente o que ocorreu.