Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará (Foto: Agência Diário)
Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará (Foto: Agência Diário)

O número de falhas em portais de transparência dos municípios cearenses cresceu 157% no segundo semestre de 2016, quando comparado ao mesmo período do ano de 2015. A informação é baseada na avaliação mensal que o TCM faz sobre os sites de todas as Prefeituras e Câmaras Municipais.

De julho a dezembro de 2015, o Tribunal apontou 138 casos de descumprimento à legislação. Em 2016, no mesmo mesmo intervalo, foram 354. Quando analisados os dados apenas das Prefeituras, o número de portais com irregularidades passou de 34 para 144, representando um crescimento de 324%.

Considerando somente as Câmaras, a quantidade passou de 104 para 210, crescimento de 102%. O mês com maior número de incidentes foi novembro de 2016, com problemas em 83 portais. Agosto de 2015 teve a menor quantidade de eventos irregulares: oito.

O TCM verifica o atendimento ao padrão mínimo de qualidade exigido legalmente e a divulgação em tempo real dos dados. Quando identificada irregularidades, o Tribunal abre processos, que podem resultar em multa e desaprovação de contas dos responsáveis. Além disso, o órgão mensalmente emite comunicados oficiais ao Governo do Estado, uma vez que as irregularidades cometidas comprometem a liberação de recursos estaduais por meio de convênios.

Nordeste Notícia
Fonte: G1

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!