TAUA, CE, BRASIL, 23-05-2011, NEGOCIOS: USINA SOLAR TAU¡ FOTO: DIVULGA«√O, 05NE1818, 05/11/2016, NEGOCIOS, DIVULGACAO,
TAUA, CE, BRASIL, 23-05-2011, NEGOCIOS: USINA SOLAR TAU¡
FOTO: DIVULGA«√O, 05NE1818, 05/11/2016, NEGOCIOS, DIVULGACAO,

O governo do Estado deve dar ainda este mês o primeiro passo para a concessão de terrenos do Eixão das Águas e da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). A previsão é que seja aberto no próximo dia 25 a chamada pública para receber propostas para a instalação de placas de geração de energia solar nas terras.

A projeção é do secretário-adjunto de Energia, Mineração e Telecomunicações da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), Renato Rolim, que também estima a conclusão das concessões das áreas para o mês de janeiro ou fevereiro do próximo ano.

A Seinfra se reuniu na tarde desta sexta-feira (4) com representantes de vários órgãos do Governo do Estado para discutir a modelagem do projeto de concessão de terrenos, que deverá ser concluída até o dia 25. Essas concessões integram os projetos prioritários do Programa de Concessões e Parcerias Público Privadas do Governo do Estado, lançado no mês de agosto deste ano.

Segundo Rolim, dentro da modelagem da concessão, a ideia é arrendar os terrenos a empresas do setor privado. “O intuito é que o estado seja beneficiado com o arrendamento e receba o pagamento por isso em partes de energia (que forem geradas)”, explica.

Projetos

De acordo com Rolim, no caso do Eixão das Águas, serão 23 mil hectares colocados à disposição da iniciativa privada, com potencial de geração total de 500 megawatts (MW). No caso dos terrenos da Cagece, há a possibilidade de a própria companhia instale uma planta de 5 MW em terrenos do Açude Gavião, situado em Pacatuba, para usufruto próprio. Não estão descartadas também parcerias entre a Cagece e empresas privadas para o investimento na planta.

Segundo o secretário-adjunto, a ideia é que as empresas apresentem propostas e o Estado escolha as melhores para cada um dos projetos. Após essa definição, as instalações dos empreendimentos poderão começar. Todo esse processo até o início das obras deve estar concluído até janeiro ou fevereiro de 2017. “As terras já estão licenciadas ambientalmente, são cercadas, o risco para o investidor é o mínimo possível”, salienta Renato Rolim. Além dos terrenos, dez equipamentos estão inclusos nas concessões prioritárias do Estado, como o Centro de Eventos; Centro de Formação Olímpica; Acquario Ceará; Arena Castelão e Cinturão Digital.

Nordeste Notícia
Fonte: Diário do Nordeste

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!