27 C
Ipu
sábado, abril 20, 2019
Início Site

Aracati CE- PRF prende quatro pessoas com 25 quilos de pasta de cocaína

Pasta de cocaína era transportada em veículo com cearense, goiano e duas mulheres do RN; droga foi apreendida na BR-304, em Aracati. — Foto: PRF/ Divulgação
Pasta de cocaína era transportada em veículo com cearense, goiano e duas mulheres do RN; droga foi apreendida na BR-304, em Aracati. — Foto: PRF/ Divulgação

Quatro pessoas foram presas transportando cerca de 25 quilos de pasta base de cocaína em um veículo, na madrugada desta sexta-feira (19), na rodovia BR- 304, em Aracati. Os presos são dois homens, de 44 e 36 anos, e duas mulheres, de 33 e 32 anos.

Os suspeitos são um cearense e um goiano, e as duas mulheres são do Rio Grande do Norte, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Ao todo, a PRF e a Polícia Militar apreenderam 25 kg da substância, que estava no interior de um veículo Peugeot com placas de Goiás.

A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia Regional de Aracati.

Nordeste Notícia
Fonte: G1

Número de assassinatos de policiais caem 18%.

O Brasil teve no ano passado 6.160 pessoas mortas por policiais – 935 a mais que em 2017. No mesmo período, 307 policiais foram assassinados – número menor que o do ano anterior. É o que mostra um levantamento feito pelo G1 com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal.

O número de vítimas em confronto com a polícia cresceu 18% em um ano. A alta vai na contramão da queda de mortes violentas no país, que foi de 13% em 2018. Já o número de policiais mortos caiu 18% – foram 374 oficiais assassinados em 2017.

Os dados, inéditos, compreendem todos os casos de “confrontos com civis ou lesões não naturais com intencionalidade” envolvendo policiais na ativa (em serviço e fora de serviço).

O levantamento faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do G1com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

ANÁLISE DO FBSP: Um amontoado de corpos

METODOLOGIA: Monitor da Violência

O levantamento revela que:

  • O Brasil teve 6.160 pessoas mortas por policiais no ano passado – um aumento de 18% em relação ao ano anterior, quando foram registradas 5.225 vítimas
  • taxa de mortes pela polícia subiu de 2,5 para 3 a cada 100 mil habitantes em um ano
  • Rio de Janeiro é o estado com a maior taxa de mortes por policiais: 8,9 a cada 100 mil
  • O país teve 307 policiais assassinados em 2018 (menos que em 2017, quando 374 oficiais foram mortos)
  • Rio Grande do Norte tem a maior taxa de policiais mortos do país: 2,7 a cada mil

Para Bruno Paes Manso, do Núcleo de Estudos da Violência da USP, quando a sociedade e as instituições flexibilizam o controle sobre a violência policial, uma parte do efetivo aproveita essa licença para matar para defender seus próprios interesses pessoais e financeiros. “O crescimento da violência policial é muito preocupante, porque a história tem mostrado que a tolerância a ela é a semente das milícias no Brasil. E esse é o maior risco para as instituições democráticas. O controle da violência policial deveria interessar sobretudo aos comandos das corporações dispostos a evitar a contaminação de suas instituições por milicianos e por criminosos”, diz.

Segundo Samira Bueno e Renato Sérgio de Lima, diretores do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o número de mortes por policiais deve ser alvo de atenção dos gestores da área. “Uma polícia sem controle e que faz da força letal uma prática comum no enfrentamento do crime caminha, ela própria, em direção ao crime”, dizem. “Quem defende que a polícia tenha liberdade para matar está defendendo que Estado decida, ao arrepio da lei, quem pode ou não viver.”

Para eles, preocupa também o número de policiais vítimas de homicídio, na medida em que há um agravamento da situação do policial em folga. “Em meio a esse cenário de pânico e guerra, é trágico constatar a força da hipocrisia política que estimula a espiral de violência que ainda toma conta do Brasil e que se contenta em amontoar corpos, quase todos negros e jovens como a soldado PM Juliane (morta na favela de Paraisópolis).”

Brasil teve 6.160 pessoas mortas pela polícia em 2018 — Foto: Guilherme Gomes/G1Brasil teve 6.160 pessoas mortas pela polícia em 2018 — Foto: Guilherme Gomes/G1

Brasil teve 6.160 pessoas mortas pela polícia em 2018 — Foto: Guilherme Gomes/G1

Mortos pela polícia

Das 6.160 mortes cometidas pela polícia em 2018, a maioria (90%) aconteceu com policiais em serviço. Os 10% restantes são vítimas de policiais civis e militares na ativa, mas que não estavam trabalhando no momento.

O Rio de Janeiro é o estado com a maior taxa e o maior número absoluto de pessoas mortas em confronto com a polícia: 1.534 vítimas, o equivalente a 8,9 assassinatos a cada 100 mil habitantes. O dado representa 1/4 do total de mortes pela polícia no país. A taxa é a mais alta registrada no estado desde 1998.

O garçom Rodrigo da Silva Serrano, de 26 anos, é uma das vítimas. Ele foi morto por policiais militares quando subia a pé o Morro do Chapéu Mangueira, no Leme, na Zona Sul do Rio, no ano passado. Rodrigo era morador da comunidade e tinha combinado de se encontrar com a mulher e os filhos, que subiam o morro com as compras do supermercado de kombi.

Rodrigo Alexandre da Silva Serrano, de 26 anos, foi morto por policiais em setembro de 2018 no Morro Chapéu Mangueira — Foto: Arquivo pessoalRodrigo Alexandre da Silva Serrano, de 26 anos, foi morto por policiais em setembro de 2018 no Morro Chapéu Mangueira — Foto: Arquivo pessoal

Rodrigo Alexandre da Silva Serrano, de 26 anos, foi morto por policiais em setembro de 2018 no Morro Chapéu Mangueira — Foto: Arquivo pessoal

De acordo com a família, os PMs confundiram o guarda-chuva que ele carregava com um fuzil. Já a Polícia Militar diz que agentes faziam patrulhamento quando foram alertados de que havia criminosos na região, o que levou ao confronto.

As testemunhas ouvidas pela Auditoria Militar do Ministério Público do Rio do Janeiro confirmaram que não havia tiroteio no momento em que Rodrigo foi baleado. Rodrigo era casado havia sete anos e tinha dois filhos: um de quatro anos e outro de dez meses.

A mulher de Rodrigo, Thayssa de Freitas, chegou a ouvir os disparos de dentro da kombi. “Foi na hora em que a gente desceu, eu desembarquei, estava aquela correria, o pessoal estava meio confuso, nervoso pelo que tinha acontecido [o barulho dos disparos]. E o pessoal falou que alguém tinha sido baleado. Na mesma hora, eu já pude imaginar… Parece que alguma coisa falou assim ‘é ele que está ali’. Aí eu comecei a ligar para o celular que ele estava usando. Peguei um telefone de uma conhecida e fiquei ligando. Chamava, chamava e ninguém atendia”, conta.

A viúva afirma que, passado um ano da morte do marido, ainda espera por uma indenização do estado e pela conclusão das investigações. O filho mais velho, conta, passa por tratamento psicológico devido à saudade que sente do pai. “Ele estava tendo dificuldades no aprendizado por conta disso, dificuldade de adaptação. O pai dele foi embora e ele tem medo que eu deixe ele sozinho na escola e vá embora também”, diz.

Na época, os moradores da comunidade protestaram e pediram esclarecimentos sobre a morte de Rodrigo.

Questionada sobre o alto número de mortes em 2018, a Polícia Militar do Rio diz que as operações da corporação são pautadas por planejamento prévio e executadas dentro da lei e que, nas ações em áreas conflagradas, a missão é primordialmente a prisão de criminosos e apreensão de arma e drogas. “Muitas vezes, no entanto, os criminosos fazem a opção pelo enfrentamento, dando início ao confronto. Quando a operação policial resulta em mortes ou feridos, um Inquérito Policial Militar é aberto para apurar as circunstâncias do fato”, informa.

Em apenas um ano, o número de pessoas mortas por policiais teve variação superior a 50% em cinco estados: Roraima, Mato Grosso, Pará, Goiás e Sergipe. Em Roraima, por exemplo, oito pessoas foram mortas por policiais em 2017. Em 2018, esse número foi três vezes maior: 25 mortos por policiais.

Na comparação de 2017 com 2018, o número de pessoas mortas por policiais mais que dobrou em um ano em Mato Grosso: saltou de 34 para 76.

Já no Pará os dados de letalidade policial também são surpreendentes: 372 em 2017 e 612 em 2018. Um dos mortos foi Adriano da Silva Brandão, considerado um dos maiores assaltantes a banco do país, baleado em troca de tiros com a polícia em dezembro de 2018. Ele estava com um fuzil AK-47, segundo a polícia, e reagiu à prisão.

Em Goiás, foram 265 pessoas mortas por policiais em 2017. Em 2018, foram 425. No mesmo período, os números de Sergipe pularam de 90 para 144.

País teve 307 policiais mortos em 2018 — Foto: Guilherme Gomes/G1País teve 307 policiais mortos em 2018 — Foto: Guilherme Gomes/G1

País teve 307 policiais mortos em 2018 — Foto: Guilherme Gomes/G1

Policiais mortos

Já em relação aos policiais civis e militares da ativa que morreram no ano passado no país, a maior parte estava fora de serviço no momento da morte (cerca de 75% do total).

O Rio Grande do Norte é o estado com a maior taxa de policiais mortos: 2,7 mortes a cada mil policiais. O soldado da Polícia Militar João Maria Figueiredo da Silva, mais conhecido como Figueiredo, de 36 anos, entrou para as estatísticas do estado em dezembro de 2018, após ser morto por criminosos em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal.

João Maria Figueiredo da Silva tinha 36 anos e foi morto por criminosos na Grande Natal em dezembro de 2018 — Foto: Arquivo pessoalJoão Maria Figueiredo da Silva tinha 36 anos e foi morto por criminosos na Grande Natal em dezembro de 2018 — Foto: Arquivo pessoal

João Maria Figueiredo da Silva tinha 36 anos e foi morto por criminosos na Grande Natal em dezembro de 2018 — Foto: Arquivo pessoal

Segundo a Polícia Militar, o soldado foi abordado por dois criminosos que chegaram a pé. Os criminosos dispararam contra Figueiredo, que foi atingido no ombro. Ele ainda tentou correr, mas foi alvo de outros três disparos na cabeça. O soldado morreu no local.

Figueiredo ingressou na Polícia Militar em 2009 e era lotado no pelotão da PM em Taipu. Também fazia parte da equipe de segurança de Fátima Bezerra, eleita governadora do Rio Grande do Norte em outubro de 2018. “Figueiredo era um companheiro agregador, era um companheiro altamente humilde, um companheiro compreensivo, alguém que estava sempre muito presente”, diz o delegado e amigo Fernando Alves.

“Quando ele era criança, ele disse que o sonho dele era ser policial. E conseguiu ser. Ele amava demais. Ele deu a vida dele por essa farda”, acrescenta Maria do Carmo, tia de Figueiredo.

Falta de padronização e transparência

O levantamento do G1 durou mais de um mês para ser realizado. Os dados foram solicitados via Lei de Acesso à Informação (sob a mesma metodologia utilizada nos anuários do Fórum Brasileiro de Segurança Pública) e também foram pedidos às assessorias de imprensa das secretarias da Segurança. O resultado: informações desencontradas e incongruentes, assim como no ano passado.

Em alguns casos, o mesmo pedido, feito da mesma forma, foi respondido, sem explicação, de forma diferente. Para parte dos estados, o G1 teve de cruzar os dados com os já recebidos pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que prepara seu anuário, para sanar as disparidades e chegar aos dados finais, dando uma confiabilidade maior à estatística.

Quatro estados (Mato Grosso, Pernambuco, Rio de Janeiro e Sergipe), por exemplo, não possuem os dados de morte separados por policiais em serviço e fora de serviço.

Apenas um estado não informa o efetivo das duas polícias: Goiás (o que inviabiliza o cálculo de uma taxa). Minas Gerais também não passa o número de policiais civis no estado.

Em Goiás, a Secretaria de Segurança Pública diz que a distribuição e a alocação estratégica de recursos humanos das forças policiais estão classificados pela portaria nº 750/2016 como “grau reservado”. “O sigilo de dados é uma garantia constitucional devidamente observada pela SSP. A portaria tem respaldo na lei federal n° 12.527, de 18 de novembro de 2011 e na lei estadual nº 18.025, de 22 de maio de 2013”, afirma.

Já a Polícia Civil de Minas Gerais esclarece que, por questões estratégicas de segurança, não divulga o efetivo da instituição.

Veja os dados de pessoas mortas pela polícia por estado (a ordem está da maior taxa para a menor):

Pessoas mortas pela polícia em 2018

UF Nº de pessoas assassinadas Taxa por 100 mil hab
Rio de Janeiro 1.534 8.9
Pará 612 7.2
Sergipe 144 6.3
Goiás 425 6.1
Bahia 797 5.4
Amapá 44 5.3
Alagoas 162 4.9
Roraima 25 4.3
Rio Grande do Norte 134 3.9
Paraná 318 2.8
Ceará 221 2.4
Acre 21 2.4
Mato Grosso 76 2.2
São Paulo 851 1.9
Mato Grosso do Sul 48 1.7
Santa Catarina 98 1.4
Rio Grande do Sul 140 1.2
Amazonas 50 1.2
Pernambuco 116 1.2
Espírito Santo 46 1.2
Maranhão 72 1.0
Piauí 26 0.8
Paraíba 29 0.7
Minas Gerais 151 0.7
Rondônia 9 0.5
Distrito Federal 8 0.3
Tocantins 3 0.2
Brasil 6.160 3.0

Veja os dados de policiais mortos por estado (a ordem está da maior taxa para a menor; Goiás não tem a taxa, pois não informa o efetivo):

Policiais mortos em 2018

UF Nº de policiais assassinados Taxa por 1 mil policiais
Rio Grande do Norte 25 2.7
Pará 35 1.8
Rio de Janeiro 89 1.7
Amapá 7 1.6
Roraima 3 1.2
Sergipe 5 0.8
São Paulo 60 0.6
Amazonas 6 0.6
Pernambuco 12 0.5
Espírito Santo 5 0.5
Bahia 17 0.4
Ceará 8 0.3
Acre 1 0.3
Mato Grosso do Sul 2 0.3
Piauí 2 0.3
Paraíba 3 0.2
Maranhão 4 0.2
Mato Grosso 2 0.2
Rio Grande do Sul 4 0.2
Minas Gerais 7 0.2*
Paraná 3 0.1
Distrito Federal 2 0.1
Alagoas 1 0.1
Rondônia 0 0.0
Santa Catarina 0 0.0
Tocantins 0 0.0
Goiás 4 -**
Brasil 307 0.6

Participaram desta etapa do projeto:

Coordenação: Thiago Reis

Dados e edição: Clara Velasco, Gabriela Caesar e Thiago Reis

Produção (vídeo): Felipe Grandin, Henrique Coelho e Marcos Serra Lima (G1 Rio) e Dioclécio Neto e Fernanda Zauli (G1 RN)

Roteiro (vídeo): Beatriz Souza e Thiago Reis

Edição (vídeo): Sérgio Fernandes

Edição (infografia): Rodrigo Cunha

Design: Betta Jaworski, Guilherme Gomes e Igor Estrella

Desenvolvimento: Antonio Lima

Nordeste Notícia
Fonte: G1

Ipueiras CE – Via Sacra é encenada pela Pastoral da Juventude

A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre
Aconteceu nesta “sexta-feira santa”, a Via Sacra  encenada pela Pastoral da Juventude de Ipueiras CE.
A apresentação foi  pelas ruas da cidade sendo acompanhada por muitas pessoas a “via dolorosa” do Mártir Jesus.
O exercício da Via Sacra consiste em que os fiéis percorram mentalmente a caminhada de Jesus a carregar a Cruz desde o pretório de Pilatos até o monte Calvário, meditando simultaneamente a Paixão do Senhor. O momento é importante para a reflexão sobre o imenso esforço de Jesus pela  salvação de todos.

 

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé
A imagem pode conter: 4 pessoas, atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé
A imagem pode conter: 1 pessoa, atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 14 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, casamento e atividades ao ar livre
Nordeste Notícia

Ipueiras CE – Colisão entre carros na região serrana

Uma forte colisão entre veículos foi registrada no município de Ipueiras. O acidente foi na tarde da última terça-feira, 16/04 entre as localidades de Iningas e Baixa do Frade, região serrana de Ipueiras.
De acordo com as informações, o veículo modelo Fiat, conduzido pelo proprietário Aroldo, residente em Baixa do Frade e o veículo modelo D-20 dirigido pelo Arnaldo Martins, residente em Iningas acabaram colidindo no momento em que passavam em uma curva entre as localidades citadas e por pouco não aconteceu o pior.
A batida foi tão forte que um dos veículos ficou com a frente totalmente destruída e teve que ser rebocado. Mas felizmente nenhum dos ocupantes dos automóveis sofreram ferimentos. No acidente tiveram apenas danos materiais
Nordeste Notícia
Fonte: Blog Professor Carlos Pereira29

Tianguá CE – Jovem morre vitima de afogamento na zona rural do município

Um jovem de 22 anos morreu em uma cachoeira na tarde desta quinta-feira (18) no município de Tianguá, Região Norte do Ceará. A vítima tinha ido com o grupo de amigos tomar banho no local em que ocorreu o afogamento.
Jovem morreu afogado em cachoeira no Ceará — Foto: Sistema Verdes Mares/Reprodução
Segundo a Polícia Militar, o jovem foi identificado como Francisco Teles de Andrade e morava na localidade de Pavão, zona rural de Frecheirinha.
Uma equipe do Corpo de Bombeiros chegou a ser acionada, mas quando os agentes chegaram ao local o corpo do jovem já tinha sido retirado sem vida da água por outros banhistas.
Nordeste Notícia
Fonte: G1

Ipueiras: PAA beneficiará agricultores familiares com aquisição de 12 toneladas de alimentos

A coordenação do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) se reuniu na manhã desta quarta-feira, 17, no auditório do CRAS/SEDE, com os produtores familiares beneficiados pelo Programa. Na reunião, foi lançado a edição 2019 do PAA com a estimativa que sejam adquiridas cerca de 12 toneladas de alimentos produzidos pelos agricultores familiares até o final do ano.

O Plano assegura a compra direta de 32 variedades de produtos alimentícios, toda semana, incluindo hortaliças, frutas e legumes com o objetivo de garantir uma alimentação de qualidade e saudável nas Escolas e Creches beneficiadas além do Hospital e Maternidade Otacílio Mota.

O secretário de Desenvolvimento Agrário, Denis Mourão, falou sobre a importância da reunião. “Este Programa é dos mais importantes que fortalece o agricultor economicamente. Nós fizemos visitas a todos os agricultores do município para oficializar o cadastro deles garantindo comida de qualidade para os beneficiados. A ação tem o total apoio do prefeito Nenem do Cazuza”, concluiu. Além dos beneficiados, estavam presentes no evento o secretário de Desenvolvimento Agrário Denis Mourão, Frutuoso Amâncio, chefe da Ematerce, Ana Paula do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ipueiras, Daniele Araújo, Presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e o coordenador do Programa, Juvenal Marinho.

Nordeste Notícia em parceria com o Governo Municipal de Ipueiras

Ipú CE – Comerciantes presos acusados de furto de energia são colocados em liberdade após pagarem fiança

A Polícia Civil de Ipu sob o comando do seu titular, delegado Dr. Rômulo Melo, em um  trabalho conjunto com a ENEL, advogado, engenheiros, técnicos e demais funcionários, efetuou na última terça  terça-feira (16/04/2019), a prisão de quatro pessoas, acusadas de furto de energia.

Mediante denúncias três comércios, e duas residências particulares foram investigados, e foi constatada a prática criminosa. Em todos se configurou o furto de energia elétrica, o famoso gato. Quatro pessoas foram presas em flagrante, em dois casos o juiz arbitrou fiança e foram liberadas, dois ainda ficaram  presos, mas nesta quarta  feira (17/04) pagaram fiança e também foram liberados.

A quinta pessoa investigada, teve inquérito instaurado através de portaria, em virtude do acusado não ter sido localizado no município, já que o mesmo se encontra em Fortaleza. Visto que o furto de energia é um crime qualificado pela fraude empregada, o delegado não pode arbitrar fiança, , e furto é crime!

Em conversa com a nossa reportagem, o delegado Dr Rômulo Melo, relatou os valores das fianças pagas pelos acusados.

O 1° acuado pagou uma fiança de R$ 3.500,00(três mil e quinhentos reais).

O 2° acusado Pagou uma fiança de R$ 3.500,00(três mil e quinhentos reais).

O 3° acusado pagou uma fiança de R$ 20.000,00(vinte mil reais).

O 4° acusado pagou uma fiança de R$ 50.000,00(cinquenta mil reais).

Ainda segundo o delegado, a fiança de 50 mil reais, arbitrada para o 4° acusado, foi pelo fato do mesmo ser reincidente, ou seja, a cerca de 4 meses atrás o mesmo já havia sido autuado pela Enel pelo mesmo crime.

Local – Ipú.

 

Local .

 

Local .

 

Local .

 

Local .

 

Local .

 

Local .
Nordeste Notícia com informações da Polícia Civil

Assaré CE – Três suspeitos de atear fogo em transporte escolar no Cariri são presos

O ônibus foi incendiado na sexta-feira (12), em Assaré, na região do Cariri — Foto: Arquivo pessoa
O ônibus foi incendiado na sexta-feira (12), em Assaré, na região do Cariri — Foto: Arquivo pessoa

Três pessoas foram presas suspeitas de atear fogo em transporte escolar na última sexta-feira (12), em Assaré, Região do Cariri Cearense. A prisão aconteceu durante a tarde desta quarta-feira (17), após os mandados de prisão e apreensão serem expedidos pela Justiça do Ceará. Um dos suspeitos envolvidos já tinha sido preso no dia do crime, mas foi liberado.

De acordo com a Polícia Civil, o homem identificado como Wandergleyson Barbosa de Souza foi detido no dia do crime após ser flagrado por câmeras de monitoramento comprando combustível e ateando fogo no veículo.

Ainda segundo os agentes, além de Wandergleyson, outras três pessoas foram identificadas na investigação. São eles José Iago Cândido de Alencar, apontado como mandante do crime, e Antônio Fernandes de Oliveira. Um quarto suspeito de envolvimento no crime continua foragido.

Nordeste Notícia

Tribunal de Justiça do Ceará abre vagas para peritos, tradutores e intérpretes

Segundo a PF, o esquema de venda de liminares ocorria durante os plantões do TJCE — Foto: TJCE/Reprodução
Segundo a PF, o esquema de venda de liminares ocorria durante os plantões do TJCE — Foto: TJCE/Reprodução

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) está com inscrições abertas para o credenciamento de peritos, tradutores e intérpretes que desejam prestar serviços nos processos judiciais do órgão. As inscrições podem ser feitas no portal do TJCE, na parte do Sistema de Peritos (Siper), enquanto o edital estiver em vigor.

As atividades de perito, intérprete e tradutor não geram qualquer vínculo empregatício com o Tribunal. O órgão irá pagar os interessados de acordo com os serviços prestados. Por laudo pericial, por exemplo, os valores variam de R$ 200 a R$ 700.

Já os tradutores recebem por lauda, sendo R$ 47 as três primeiras e R$ 13 cada lauda excedente. O intérprete recebe R$ 78 pelas primeiras três horas de audiência e R$ 31 por hora excedente. Os valores seguem a Resolução 04/2017 do TJCE, que prevê reajuste anual.

Para se inscrever, o interessado deve preencher o cadastro no sistema e alguns documentos.

Confira a lista de documentos necessários:

  • Cópia da identidade
  • Cópia do CPF
  • Cópia do CNPJ, em caso de pessoa jurídica
  • Cópia do ato constitutivo, estatuto ou contrato social devidamente registrado, no caso de pessoas jurídica
  • Comprovante de endereço em nome do candidato
  • Declaração de idoneidade, conforme modelo do edital
  • Certidão de débitos relativos a créditos tributários federais e à dívida ativa da União, emitida no site da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional
  • Certidão negativa de débitos estaduais, emitida Sefaz
  • Certidão negativa de débitos municipais, emitida pela Sefin
  • Documento comprobatório de inscrição no PIS/PASEO ou número do NIT
  • Certidão negativa criminal de 1º e 2º grau na Justiça Estadual
  • Certidão negativa criminal de 1ª grau da Justiça Federal
  • Certidão negativa criminal de 2º grau do TRF
  • Certidão negativa de contas julgadas irregulares do TCE e TCU
  • Certidão negativa de crimes eleitorais e de quitação eleitoral, emitida pelo TSE
  • Cópia do diploma ou certificado de conclusão de curso superior ou técnico na área específica
  • Cópia de inscrição e regularidade do órgão de classe, exceto para tradutores e intérpretes
  • Declaração de inexistência de vínculo com entidades do Estado, conforme modelo do edital
  • Declaração de não detenção de cargo público no poder judiciário, conforme modelo do edital

Nordeste Notícia
Fonte: G1

Grupo invade prefeitura de Crato CE e rouba 26 mil comprimidos anti-inflamatórios

Centro Administrativo do Crato. — Foto: Lorena Tavares/TV Verdes Mares
Centro Administrativo do Crato. — Foto: Lorena Tavares/TV Verdes Mares

Bandidos armados invadiram, na noite desta quarta-feira (17), o Centro Administrativo do Crato, na Região do Cariri do Ceará. Os assaltantes, que conseguiram fugir, roubaram 26 mil comprimidos anti-inflamatórios, destinados à população da cidade. Além de levar os remédios, o grupo tentou arrombar um caixa-eletrônico.

Segundo o delegado da Polícia Civil do Crato, Diogo Galindo, três homens participaram da ação criminosa. Eles renderam os vigilantes e conseguiram levar os medicamentos.

“Foram três indivíduos. Eles invadiram o local e renderam os dois guardas municipais que estavam de plantão. Os criminosos levaram celulares, rádios comunicadores e lanternas”, afirmou o delegado.

Medicamentos em estoque

Apesar do roubo dos anti-inflamatórios, o secretário de saúde do Crato, André Barreto, garantiu que a população não ficará desassistida. “Os bandidos levaram de três ou quatro caixas de um tipo só de medicamento que nós ainda temos no estoque. Hoje (quinta-feira) nós já fizemos um inventário e sabemos o quanto foi furtado. Ao longo dessa semana, vamos fazer a reposição”, disse.

Ainda segundo o secretário, a prefeitura vai acompanhar as investigações. “Nós já registramos o boletim de ocorrência na delegacia de Polícia Civil do município. Agora, vamos acompanhar as investigações do caso. Tomara que consigamos encontrar essas pessoas”, ressaltou.

André Barreto também acredita que há mais alguém envolvido no assalto ao centro administrativo. “Mais gente participou, pois um dos ladrões estava comunicando o roubo a uma pessoa pelo aparelho celular”.

Nordeste Notícia
Fonte: G1

Ceará é o estado que mais reduziu o número de homicídios no 1º bimestre de 2019

Ceará é o estado que mais reduziu o número de homicídios no 1º bimestre de 2019 — Foto: TV Verdes Mares/Reprodução

Ceará é o estado que mais reduziu o número de homicídios no 1º bimestre de 2019 — Foto: TV Verdes Mares/Reprodução

Depois de ter batido recordes nos números, o estado do Ceará apresenta redução de homicídios. De acordo com estatísticas do Monitor da Violência do G1, que analisa números de assassinatos em todo o Brasil, o Ceará foi o estado com maior diminuição de mortes no primeiro bimestre de 2019, seguido pelo Rio Grande do Norte.

Os dados apontam que, em janeiro e fevereiro deste ano, o estado apresentou queda de 57,9% no índice de mortes violentas. Nos dois primeiros meses de 2018, foram assassinadas 844 pessoas, enquanto no mesmo período de 2019 foram 355 mortes.

A diminuição entre janeiro do ano passado e janeiro deste ano foi de 60,2%, enquanto na comparação entre os meses de fevereiro a queda é de 55%.

‘Conjunto de ações’

Para o titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), André Costa, a diminuição é resultado de um conjunto de ações e estratégias iniciadas ainda em 2017. Já para o estudioso da violência no Ceará Luiz Fábio Paiva, a redução ocorreu devido a um acordo entre facções criminosas, que se uniram para atacar órgãos do estado no início do ano.

Conforme o secretário, os resultados positivos só chegaram porque os policiais civis e militares passaram a confiar e acreditar no trabalho que foi pensado pela cúpula da pasta.

“Inicialmente, a gente combateu a chamada mobilidade do crime, identificamos que, para muitos crimes graves, o criminoso se utiliza de veículos e, normalmente, de veículos roubados, furtados, clonados, para dificultar o rastreamento do usuário do carro. Ampliamos o motopatrulhamento. O motopatrulhamento chega muito mais rápido quando o sistema detecta a presença desse veículo”, citou André Costa dentre as ações adotadas.

Os investimentos feitos na tecnologia aliada à Segurança Pública é outro ponto destacado pelo secretário. De acordo com o gestor, o Ceará tem sido pioneiro e referência no Brasil.

“Trouxemos a Universidade Federal do Ceará com seu Departamento de Computação para trabalhar dentro da Secretaria, uma metodologia diferente, que não foi utilizada antes no Brasil. A gente tem esse trabalho com 130 pesquisadores, desenvolvedores dessa tecnologia, sendo 100 da Universidade e 30 da polícia”, disse.

‘Acordo entre facções’

Criminosos derrubaram torre de transmissão de energia em Maracanaú, na Grande Fortaleza, em meio à onda de ataques que ocorre há 11 dias no Ceará — Foto: Hermann Rabelo

Criminosos derrubaram torre de transmissão de energia em Maracanaú, na Grande Fortaleza, em meio à onda de ataques que ocorre há 11 dias no Ceará — Foto: Hermann Rabelo

O pesquisador do Laboratório de Violência da Universidade Federal do Ceará (UFC) Luiz Fábio Paiva pondera que os números devem ser observados em um prazo maior. O especialista garante que os últimos anos foram intensos em termos de violência de grupos armados que protagonizaram diversos homicídios, inclusive chacinas e invasões territoriais.

“Boa parte da nossa população que morreu em confrontos armados, pelo menos, nos últimos cinco anos, com intensidade maior em 2017 e 2018, [morreu como parte de um fenômeno] muito colado ao fenômeno das facções criminosas. Obviamente, em algum momento, isso ia retroceder, até pela dinâmica do próprio conflito”, afirma.

“Eu tenho chamado muita atenção quanto a isto: de que os resultados deste ano não significam uma mudança no trabalho do governo do estado, que vem realizando uma política de enfrentando há alguns anos, e a diferença agora é que estamos passando por um processo de acomodação”, esclarece o pesquisador.

Luiz Fábio acrescenta que, em janeiro, o Ceará passou por um cenário diferente. Ainda no dia 2 daquele mês de 2019 foi registrado o primeiro crime da maior sequência de ataques ocorrida no estado.

Facções criminosas rivais se uniram em prol de cometer ofensivas para desafiar a segurança pública. As ações foram desde tentativas de derrubar pontes até incêndios contra veículos do transporte público.

“Os eventos de janeiro, quando Fortaleza ficou sob ataques de grupos armados, demonstram que esses grupos continuam existindo e atuando, e exercendo o domínio territorial nas periferias urbanas.”

“O que nós estamos experimentando agora é a reacomodação das forças. Dizer isso não é desqualificar os serviços de segurança pública, as forças policiais e o sistema de Justiça, mas reconhecer que eles não têm como serem os responsáveis por um processo que é muito maior. Os grupos continuam existindo e atuando e impondo o seu mando nas periferias de todo o estado do Ceará”, pontuou o pesquisador.

Nordeste Notícia
Fonte: Diário do Nordeste

Quatro pessoas são presas por furto de energia em Ipu CE

Conforme a Enel, 24 pessoas já foram presas por furto de energia no Ceará neste ano

Quatro pessoas foram presas em flagrante por furto de energia durante operação da Enel Distribuição Ceará, na quarta-feira (16), no município deIpu. As prisões foram realizadas pela Polícia Civil em duas residências e dois comércios da área. Os suspeitos foram conduzidos para a delegacia da cidade.

Ex-presidente do Peru tenta se matar antes de ser preso por caso Odebrecht

Tentativa de suicídio ocorreu quando policiais chegaram para prendê-lo por conexões com uma investigação sobre suborno no caso OdebrechtAgência Brasil
Tentativa de suicídio ocorreu quando policiais chegaram para prendê-lo por conexões com uma investigação sobre suborno no caso Odebrecht Agência Brasil

O ex-presidente do Peru Alan García tentou se matar na manhã desta quarta-feira (17), com um tiro na cabeça quando policiais chegaram em sua residência, na capital do país, para prendê-lo por conexões com uma investigação sobre suborno no caso Odebrecht, informou seu advogado.

“Esta manhã aconteceu este acidente lamentável: o presidente tomou a decisão de atirar”, disse Erasmo Reyna na entrada do Hospital de Emergências Casimiro Ulloa, em Lima.

O hospital indicou que García, de 69 anos, tem “um ferimento de bala na cabeça” e está sendo operado.

A informação de que o ex-presidente – que comandou o Peru de 1985 a 1990 e de 2006 a 2011 – havia tentado tirar a própria vida foi divulgada mais cedo por fontes policiais que pediram para não ser identificadas.

Imagens de emissoras locais de TV mostraram o filho do ex-presidente e apoiadores chegando ao hospital.
A polícia fez um cordão de isolamento para garantir a segurança no local.

Nordeste Notícia
Fonte: DN

Bolsonaro é incluído na lista de 100 pessoas mais influentes do mundo da revista Time

"Ele representa uma forte quebra de uma década de corrupção de alto nível, e a melhor chance do Brasil em uma geração para realizar reformas econômicas", diz a revistaMauro Pimentel / AFP
“Ele representa uma forte quebra de uma década de corrupção de alto nível, e a melhor chance do Brasil em uma geração para realizar reformas econômicas”, diz a revista Mauro Pimentel / AFP

A revista norte-americana Time incluiu o presidente Jair Bolsonaro entre as 100 pessoas mais influentes do mundo em 2019. A lista foi divulgada nesta quarta-feira (17).

No texto sobre a escolha, Bolsonaro é apresentado como “um personagem complexo“. “Ele representa uma forte quebra de uma década de corrupção de alto nível, e a melhor chance do Brasil em uma geração para realizar reformas econômicas que podem domar o aumento do déficit [fiscal]”, aponta a revista.

“O ex-militar também é garoto propaganda da masculinidade tóxica e [representa] uma intenção homofóbica e ultraconservadora de travar uma guerra cultural e, talvez, reverter o avanço do Brasil no combate às mudanças climáticas”, pondera o texto.

Entre os políticos, a lista da Time inclui ao todo 26 nomes, como o do líder opositor venezuelano Juan Guaidó, a deputada democrata Alexandria Ocasio-Cortez e a premiê da Nova Zelândia Jacinda Ardern.

O presidente dos EUA Donald Trump, o papa Francisco, o premiê israelense Binyamin Netanyahu e o ministro italiano Matteo Salvini também foram incluídos na relação de 2019.

A então presidente Dilma Rousseff foi incluída nas listas da Time de 2011 e 2012, seus primeiros anos de mandato. O ex-presidente Lula esteve entre os eleitos em 2004, e 2010.

Nordeste Notícia
Fonte: Diário do Nordeste

Pentecoste CE – Primeira-dama, ouvidora e vereador são presos por estelionato

Primeira fase da Operação foi deflagrada em 18 de outubro do ano passado Foto: VCrepórter
Primeira fase da Operação foi deflagrada em 18 de outubro do ano passado Foto: VCrepórter

A segunda fase da Operação Caixa 2, deflagrada pelo Ministério Público do Ceará (MPCE) e pela Polícia Civil nesta quarta-feira (17), efetuou as prisões do presidente da Câmara dos Vereadores, da ouvidora municipal (mãe do vereador) e da primeira-dama de Pentecoste (a cerca de 90 km de distância de Fortaleza). Os três familiares (as duas mulheres são irmãs) são suspeitos de integrar uma quadrilha que cometeu golpes em idosos para financiar a campanha do prefeito de Pentecoste, João Bosco Pessoa Tabosa (PDT), eleito em 2016.

Promotores e policiais civis cumpriram um mandado de prisão preventiva contra o vereador Pedro Hermano Pinho Cardoso (PDT); e mandados de prisão domiciliar, com uso de tornozeleira eletrônica, contra a ouvidora Maria Clara Rodrigues Pinho e a primeira-dama Maria Clemilda Pinho de Sousa. Os investigados também foram afastados de suas funções públicas por tempo indeterminado. As ordens judiciais foram expedidas pelo juiz da Comarca de Pentecoste, Caio Lima Barroso.

O MPCE também pediu pela prisão e pelo afastamento do prefeito João Bosco, mas a Justiça entendeu que os crimes foram cometidos antes da sua gestão. “As medidas cautelares foram interpostas em razão dos diversos embaraços realizados pelos investigados, com o intuito de frustrar a investigação criminal, utilizando-se de seus cargos para obstruir a justiça”, explicou o promotor de Justiça de Pentecoste, Jairo Pereira Pequeno Neto.

O advogado de defesa dos presos, Hélio Leitão, afirmou que a detenção dos clientes era “desnecessária”. “Essas pessoas contribuíram com a investigação. Os fatos em apuração datam ainda de meados de 2016. Elas têm endereço fixo e nunca se furtaram de contribuir com a investigação. Portanto, não há qualquer necessidade dessa prisão. Elas já apresentaram a defesa no processo e estão aguardando a instrução criminal para produzir provas”, completa.

Estelionato e funcionários ‘fantasmas’

Conforme as investigações, a quadrilha colocava um casal na porta das agências bancárias para oferecer “ajuda” aos idosos e desviar benefícios dos mesmos para a campanha de João Bosco. O prejuízo às vítimas teria somado R$ 300 mil. A organização criminosa contava com apoio de funcionários dos bancos.

arte

Na primeira fase da ‘Caixa 2’, deflagrada em 18 de outubro do ano passado, a primeira dama, o presidente da Câmara de Vereadores e os funcionários do Banco do Brasil já haviam sido afastados dos seus cargos por decisões judiciais.

A Operação evidenciou ainda um esquema de funcionários “fantasmas” na Câmara Municipal de Pentecoste, isto é, pessoas que nunca trabalharam no órgão legislativo estavam na folha de pagamento recebendo salário. Uma dessas funcionárias foi presa e prestou delação premiada ao MPCE – que levou ao esquema criminoso.

Nordeste Notícia
Fonte: Diário do Nordeste

BR-116 terá trecho em mão única para o feriadão da Semana Santa

BR-116 vai ter sentido único em trecho entre Chorozinho e Pacajus na volta do feriadão da Semana Santa — Foto: PRF/ Divulgação

A operação de trânsito da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para a Semana Santa inicia a partir de 0h desta quinta-feira (18). No último dia, domingo (21) de Páscoa, haverá a Operação Mão-única, mantendo a BR-116 em um único sentido entre os municípios de Chorozinho e Pacajus, do km 53 ao 71. A medida, segundo a PRF, é para aumentar a fluidez do trânsito e diminuir a ocorrência de acidentes e congestionamentos.

Desvios

Com a mudança, a rota alternativa para quem precisar seguir viagem pelo sentido contrário, capital-interior, é a seguinte:

  • Partindo de Fortaleza, o deslocamento pode ser realizado pela CE-040 até Aracati, onde, no entroncamento com a BR-304, deve-se virar à direita e seguir até o Boqueirão do Cesáreo. Lá, retorna-se à BR 116. Um aumento de 75 km no trajeto.
  • Saindo de Pacajus, a rota é a seguinte: seguindo pela BR-116, acessa a CE-253, na altura do km 50 (chamada entrada da Embrapa). Segue até Redenção, depois segue rumo a Ocara (CE 464) até chegar na BR 122 (estrada do algodão), onde na altura do Triângulo de Chorozinho é possível retornar à BR-116. Neste caso, é um aumento de 90 km no trajeto pra casa.

A PRF informa que equipes vão estar no local orientando o fluxo do trânsito.

Veículos de carga

Como acontece em todos os feriados prolongados, haverá restrição também para veículos de carga.

Sendo assim, caminhões bitrens com dimensões excedentes, caminhões cegonhas e de transporte de veículos e cargas paletizadas ficam proibidos de trafegar nos seguintes dias e horários:

  • Quinta-feira (18): 16h às 22h;
  • Sexta-feira (19): 06h às 12h;
  • Domingo (21): 16h às 22h.

O motorista que descumprir a determinação pode ser multado em R$ 130,16 e terá quatro pontos na Carteira de Habilitação. Além disso, o condutor será obrigado a permanecer com o veículo estacionado até o final da restrição, informou a PRF.

Chuva na estrada

Com a ocorrência de chuvas intensas no estado, a PRF recomenda que motoristas redobrem a atenção durante a viagem.

  • Mantenha sempre os faróis ligados;
  • Aumente a distância do veículo à frente e diminua a velocidade;
  • Se a chuva for muito forte, não insista! Procure um lugar seguro para estacionar e nunca pare no acostamento;
  • Não ligue o pisca alerta com o veículo em movimento. Isso pode confundir os outros motoristas e causar um acidente.

Nordeste Notícia
Fonte: G1

Chove em pelo menos 69 municípios cearenses nesta quarta

Previsão da Funceme nesta quarta-feira (17) é de nebulosidade variável no litoral, no Maciço de Baturité e na Ibiapaba. — Foto: Natinho Rodrigues
Previsão da Funceme nesta quarta-feira (17) é de nebulosidade variável no litoral, no Maciço de Baturité e na Ibiapaba. — Foto: Natinho Rodrigues

O Ceará registrou chuvas em pelo menos 69 municípios entre às 7h de terça-feira (16) e às 7h desta quarta-feira (17). Os índices foram dados inicias da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), divulgados até as 9h20 da quarta.

Sobre as maiores precipitações referentes ao período a região de Ibiapaba, no município de Ibiapina se destacou com 71 milímetros. A segunda maior chuva foi em Apuiarés, no litoral do Pecém com 60,6 milímetros.

Confira as maiores precipitações no período:

  1. Ibiapina (Posto: Ibiapina): 71 mm
  2. Apuiarés (Posto: Apuiarés): 60,6 mm
  3. Horizonte (Posto: Horizonte): 52 mm
  4. Ararendá (Posto: Lagoa De Santo Antonio) : 38 mm
  5. Bela Cruz (Posto: Bela Cruz) : 37 mm
  6. Caucaia (Posto: Caucaia) : 31,4 mm
  7. Quixeramobim (Posto: São Miguel) : 30 mm
  8. Ipu (Posto: Flores) : 29 mm
  9. São Benedito (Posto: São Benedito) : 29 mm
  10. Aquiraz (Posto: Aquiraz) : 26 mm

Previsão

O estado segue com previsão de nebulosidade variável com eventos de chuva no litoral, no Maciço de Baturité e na Ibiapaba. No sertão Central e Inhamuns, a previsão é de chuvas isoladas. já nas demais regiões, há possibilidade de chuva, nesta quarta, conforme a análise feita pela Funceme.

Nesta quinta-feira (18), a previsão é de nebulosidade variável com eventos de chuvas no centro-norte. No sul, há possibilidade de chuva.

Nordeste Notícia
Fonte: G1

ITA divulga calendário do vestibular 2020; veja cronograma

ITA é um dos vestibulares mais concorridos do país — Foto: Divulgação/ITA
ITA é um dos vestibulares mais concorridos do país — Foto: Divulgação/ITA

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com sede em São José dos Campos (SP), divulgou nesta terça-feira (16) o calendário do vestibular 2020. As inscrições começam no dia 1º de julho e as provas serão em dezembro.

O processo seletivo de um dos vestibulares mais concorridos do país serão aplicadas em 24 cidades, sendo 18 capitais.

As inscrições vão até 15 de agosto e a prova da primeira fase será no dia 1º de dezembro. As provas da segunda fase serão nos dias 12 e 13 de dezembro.

A instituição oferece 110 vagas para cursos de engenharia – 22 delas são para cotas reservadas para negros. No ano passado foram mais de 11 mil candidatos disputando as vagas. O curso mais concorrido foi o de engenharia aeroespacial.

Nordeste Notícia
Fonte: G1

Ipueiras CE – Moto é tomada de assalto entre Lontras e Boqueirão

De acordo com informações enviadas à nossa reportagem, na tarde desta terça-feira, uma moto foi tomada de assalto na cidade de Ipueiras CE, mais precisamente entre as localidades de Lontras e Boqueirão.

Além da moto, uma Bros 150, cor preta, placa POS 1946. Os bandidos levaram também a quantia de mil reais da vítima conhecida por Gilvan, esposo da Professora Núbia, que ensina na escola de Alazans e também na EEM Gerardo Majella em Matriz.

Se você tiver qualquer informação, entre em contato com Polícia – 190 ou através do número: 88 92463026

Nordeste Notícia

Ipueiras CE – EEM Gerardo Majella Mello Mourão de Matriz atinge o melhor resultado de aprendizagem de sua história

Uma excelente notícia para a educação de Ipueiras, em especial para a educação da região serrana. A EEM Gerardo Majella Mello Mourão do Distrito de Matriz de São Gonçalo, alcançou todas as metas previstas, inclusive sendo o melhor resultado  de aprendizagem de sua história. A notícia foi dada pelo diretor da instituição Paulo Alves em sua rede social Facebook. Veja!
 Nenhuma descrição de foto disponível.
“É com o Coração Repleto de Gratidão que comunico a Todos Os Majelleiros que a Nossa EEM Gerardo Majella Mello Mourão atingiu o Melhor Resultado de Aprendizagem de Sua História!” 
De acordo com o diretor Paulo Alves, o resultado é o Fruto do Trabalho Dedicado de Muitas Mãos!!! Nossos Parabéns e Nossos Agradecimentos a Todos os que trabalharam e trabalham dedicadamente para que os Melhores Resultados Aconteçam, Professores, Gestão, Estudantes, Famílias e a parceiros de todos como os motoristas, SEDUC Municipal, toda a CREDE 13, SEDUC Estadual, Governos Municipal de Ipueiras-CE e do Estado do Ceará.
 
“Atingimos as Metas Propostas e fica o Desafio de atingirmos as Metas traçadas para o Ano 2019, com o Nosso Melhor Trabalho e proporcionar aos Nossos Estudantes o Melhor que pudermos nas condições que tivermos.”
“Vamos precisar de Todos, pois um mais um é sempre mais que dois. Vamos, com As Graças de Deus, Avante, para tornarmos a Nossa Escola cada vez Melhor,” concluiu.

 

Nordeste Notícia com conteúdo do Professor Carlos Pereira

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

607 Seguidores
Seguir

MAIS VISTOS