Operação da Polícia Federal em Fortaleza — Foto: PF/Divulgação
Operação da Polícia Federal em Fortaleza — Foto: PF/Divulgação

A Polícia Federal realizou nesta sexta-feira (20) uma operação com objetivo de investigar um esquema milionário de corrupção na cidade de Redenção, no interior do Ceará. Conforme a investigação, há licitações com “indícios de fraude e desvios de recursos públicos federais na contratação de médicos e enfermeiros”.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas cidades de Fortaleza e Eusébio. As buscas têm como objetivo apreender documentos e mídias para esclarecer elementos já levantados na primeira fase da operação policial, realizada em outubro de 2022.

Em nota, a Prefeitura de Redenção afirma que “continua contribuindo com as investigações da operação que envolve a contratação de profissionais de saúde por meio de cooperativa”. “Esclarecemos ainda que na época da contratação do serviço, em 2020, havia sido declarado estado de emergência por conta da pandemia de Covid-19. Até hoje o serviço prestado pela cooperativa continua regularmente”, diz.

“O prefeito, mesmo não sendo investigado no caso, vem acompanhando todo o processo ciente de que os fatos investigados já possuem bastantes evidências para em breve serem esclarecidos”, acrescenta a Prefeitura de Redenção.

Contratos de R$ 58 milhões

 

As investigações tiveram início no ano de 2020, quando foram identificados indícios de que houve contrato de R$ 1.550.592,00 com verba dos cofres da União com dispensa de licitação.

“Pesquisas revelaram que a empresa investigada recebeu dos cofres públicos valores de 58 milhões de reais, grande parte de origem federal, por meio de contratos firmados com diversas Prefeituras do Ceará”, afirma a Polícia Federal

Os investigados poderão responder pelo cometimento, em tese, dos crimes de corrupção ativa e passiva artigos 317 e 333 do Código Penal e artigo art.1º, I, do Decreto-Lei nº 201/67, com penas de até 36 anos de prisão. As investigações continuam, com análise do material apreendido.

g1

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!