Foi apresentado à Assembleia Legislativa do Ceará, dois projetos de lei que denomina Maria Marques de Sousa Filho o Centro de Educação Infantil (CEI) no distrito de América e Professora Irene Vieira Alves o CEI da Sede do município de Ipueiras. Ambos os projetos foram aprovados hoje (07/04), durante a sessão.

Os dois novos Centros de Educação Infantil são obras do Governo do Estado do Ceará, com recursos oriundos do PROARES. Ao todo, já foram entregues mais de 80 unidades em todo o Ceará e cada Centro é composto de quatro salas de aula, laboratório de informática, refeitório, cozinha, berçário, fraldário, dormitório, copa, recepção e playground,

AS HOMENAGEADAS
A professora Irene Vieira de Oliveira Alves, educadora, natural de Campo Maior, Estado do PI. Estudou na Escola de Ensino Fundamental José Aloísio Aragão, concluindo as séries terminais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio Magistério no Colégio Estadual Otacílio Mota. Graduada em Pedagogia e História-Geografia pela Universidade Vale do Acaraú – UVA, com Especialização em Gestão Escolar.

Sua vida foi dedicada à Educação Pública no Município de Ipueiras, tendo exercido os mais diversos cargos públicos no município. Exerceu as funções de Técnica do Setor de Informações Educacional do Município – SIEM e Supervisora Pedagógica Municipal nas gestões dos Prefeitos Manoel Cavalcante Dias e Apolônio Camelo Lima, exerceu os cargos de Professora do Ensino Fundamental na Escola Juarez Catunda, José Aloísio Aragão e no Instituto Bia Rizzo, hoje Monsenhor Cleano, e lecionou também no Ensino Médio Científico do Colégio Estadual Otacílio Mota. Foi Coordenadora Pedagógica da Escola de Ensino Fundamental Padre Angelim e por vários anos foi Diretora Geral da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Gonçalo Ximenes Aragão, do Bairro Carnaúbas.

Foi casada por 32 anos com Antonio Alves Neto, com quem teve dois filhos; Adlan Vieira de Oliveira Alves e Brisa Vieira de Oliveira Alve. Faleceu no dia 02 de março de 2021.

Maria Marques de Sousa Filha, nascida em 26 de julho de 1943, casada com Manoel Odilon de Sousa, com quem teve cinco filhos, oito netos e três bisnetos.
Nasceu no Distrito de América e viveu até o seu casamento, em 20 de março de 1961, quando foi para São Paulo com sua família. Aqui construiu metade do seu patrimônio, com muito trabalho, junto de seus filhos e seu esposo. Quando seus filhos já estavam casados, Dona Maria dividia sua morada entre América e São Paulo, sempre levando para a sua terra natal algo que pudesse ajudar aos mais necessitados, por isso ficou conhecida como uma pessoa bondosa, sempre levando o bem a todos.
Em sua última viagem a São Paulo, conheceu sua terceira bisneta, que havia acabado de nascer. Logo após sua volta para América, no dia 24 de maio de 2017, veio a falecer.

 

 

Nordeste Notícia com informações de O Regional

Comentários
  [instagram-feed feed=1]  
Clique para entrar em contato.
 
Ajude-nos a crescer ainda mais curtindo nossa página!
   
Clique na imagem para enviar sua notícia!