Governadores do Nordeste querem autorização do Ministério da Saúde para contratar cerca de 15 mil médicos formados no Exterior que ainda não possuem autorização para atuar no Brasil. A solicitação foi feita na tarde desta sexta-feira (17), após reunião entre os nove governadores da região.
Segundo o governador do Ceará, Camilo Santana, “a medida resulta de uma recomendação do Comitê Científico do Consórcio Nordeste para que seja criada uma Brigada Emergencial de Saúde, com a ampliação do quadro dos profissionais da área, para combate e prevenção ao Coronavírus”.
No ofício, os governadores argumentam a necessidade da contratação de mais profissionais da saúde para atuar no combate à covid-19, o novo coronavírus, e estabelece medidas para a validação dos diplomas desses profissionais.
Os médicos que são alvo da solicitação dos governadores precisam passar pelo chamado Revalida, que é um procedimento de validação do diploma de médicos formados fora do Brasil. Boa parte deles está no País sem poder atuar aguardando autorização. Muitos deles, no entanto, nem iniciaram o procedimento.
No documento, os gestores estabelecem que os profissionais atuem imediatamente sob supervisão e que o processo de validação dos diplomas seria feito por meio de programa de complementação curricular e de avaliação na modalidade ensino-serviço a cargo das universidades públicas.
O Nordeste argumenta, além da necessidade de mais profissionais para atuar no combate ao covid-19 no País, cita a ausência de médicos principalmente no interior do Nordeste.
Nordeste Notícia
Fonte: SVM