O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou nesta sexta-feira (18) um dos trechos já finalizados da ferrovia Transnordestina no Ceará, na região de Missão Velha, interior do estado. Ele anunciou ainda um investimento de mais R$ 1,4 bilhão para a ferrovia.
No evento, ele também anunciou a liberação de novos recursos a partir dos Fundos de Investimento do Nordeste (Finor) e de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) para a obra da ferrovia, além de estrear o trecho de Missão Velha.
Lula também assinou uma medida provisória que estabelece como condicionante para que os conselhos das Zonas de Processamento de Exportações (ZPEs) avaliem, para fins de análise da aprovação de projetos, a obrigação de que toda a energia elétrica que venha a ser utilizada por empresas instaladas em ZPE, sejam provenientes de fontes renováveis.
Há um projeto de construção de um data center em São Gonçalo do Amarante. O local é destinado para que grandes empresas de tecnologia possam fazer processamento de dados usando energia renovável.
“Nós liberamos hoje para que o Ceará consiga ser o primeiro estado a ter um data center de grande porte. Eu espero que sirva de estímulo para outros estados brasileiros fazerem a mesma coisa e quem sabe a gente consiga o desenvolvimento para melhorar o padrão de vida do nosso povo”, declarou o presidente.
Após o evento, o presidente Lula retornou ao aeroporto de Juazeiro do Norte e partiu para Brasília.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (18) que, se estiver com a saúde e a disposição atuais, disputará a reeleição em 2026 para “não entregar” o país de volta ao “bando de malucos” que governava o Brasil.
Sem citar o ex-presidente Jair Bolsonaro, que o antecedeu no cargo, e os aliados do político do PL, Lula afirmou: “eles não voltarão”.
O petista deu as declarações durante cerimônia no Ceará de anúncio de liberação de recursos para ferrovia transnordestina.
Lula afirmou que só decidirá no próximo ano se vai de fato disputar a reeleição. Caso vença a disputa, ele será o primeiro presidente a governo o Brasil por quatro mandatos.
“Eu quero dizer para vocês o seguinte, não se preocupe, eu vou fazer 80 anos de idade. Se eu estiver com a saúde que eu estou hoje, com a disposição que eu estou hoje, vocês podem ter certeza que eu serei candidato outra vez para ganhar as eleições nesse país”, declarou.
g1